segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O peixe e o gato

Fábio Campana: O presidente Lula põe um olho na economia e outro na política. Quer eleger Dilma Rousseff em 2010 e sabe que o agravamento da crise econômica serve ao projeto do tucano José Serra. Serra é, hoje, o candidato mais bem-posto nas pesquisas. Decidido a converter Dilma numa presidenciável competitiva, Lula agarra-se às previsões do Ministério Fazenda, as mais otimistas de que dispõe nesta fase de maus agouros. Com toda a razão, o presidente acha que o êxito de seu projeto político está condicionado à capacidade do governo de responder adequadamente à crise. No curtíssimo prazo, são três as iniciativas que o governo Lula pretende adotar para romper o pessimismo supostamente exacerbado: 1.) Juros: haverá, segundo a equipe da Fazenda, um abrandamento da política monetária. Alega-se que os efeitos inflacionários da alta do dólar foram compensados pela queda do nível de atividade da economia e pela redução nos preços das comoddities. Por isso o Copom teria reduzido em um ponto percentual a taxa Selic, que foi de 13,75% para 12,75%. Diz-se que novas quedas estão por vir; 2.) Investimentos: o governo planeja tonificar os investimentos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Vai-se privilegiar as obras que estão em estágio mais avançado. Sobretudo as que se referem a projetos de infraestrutra; 3.) Habitação: anuncia-se para a semana que vem a divulgação de um ambicioso plano de estímulo a projetos de construção de casas populares. Fala-se em prover financiamento para algo como 900 mil a 1 milhão de residências até o final de 2009. Bem, se tudo isso não funcionar, Lula vai entrar na campanha eleitoral da mesma forma e jogando todo o peso de seu carisma e sua inegável capacidade de convencimento. Ninguém, nem ele, sabe dizer se será suficiente para eleger Dilma.

3 comentários:

Unknown disse...

É necessário que Lula segure essa situação de crise,ou pelo menos que não deixe se agravar,pois isso será de extrema importância para eleger Vilma.Acho que ela terá grande chance de vencer,mas não será fácil.Será feito muito jogo sujo pela oposição.

Daniel Pearl Bezerra disse...

Mauro, concordamos com vc. A maneira de fazer política do PSDB sempre foi suja e apoiada pela grande mídia, piora ainda mais.

Unknown disse...

Daniel,é preciso divulgar a canalhice do psdb em SP contra o Paulo Henrique Amorim
http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=4781

Tem que divulgar que aecio censurou a midia de minas.

E informe aos seus leitores é tempo de "OPORTUNIDADES"