segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dilma Rousseff subiu nas pesquisas e vem caindo nas graças dos foliões

Políticos dão as caras na folia - Eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e com a responsabilidade de ser o representante da esperança de um povo que traz a bagagem de oito anos de governo George Bush, Barack Obama é o campeão de vendas de máscaras para esse Carnaval. Mas quando o assunto é personagem brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é a estrela dos foliões.
Além de Lula, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ganha cada vez mais espaço no gosto popular. Assim como sua popularidade nas pesquisas de intenção de votos para 2010, que, de acordo com o instituto CNT/Sensus, subiu de 2% a 13% no último ano, cresceu também o interesse dos foliões por sua máscara. No Rio de Janeiro e em São Paulo, ela já é campeã de vendas. Seja com a aparência de sindicalista ou com a roupagem de presidente, Lula é o personagem político brasileiro que mais faz sucesso no Carnaval. As máscaras com o rosto do ex-metalúrgico de São Bernardo do Campo são as campeãs de vendas, no Brasil e no exterior. Dona da fábrica de máscaras Condal, no Rio de Janeiro, há 50 anos, Olga Valles conta que nesse Carnaval, por exemplo, a produção chegou a 7.000 unidades. "Desde a época de sindicalista que o Lula vende muito. Hoje, ele já está diferente, com visual mais sereno, mas tanto o atual quanto o antigo são sempre muito procurados", diz a empresária, lembrando que a máscara do presidente faz sucesso nos países europeus, principalmente na Espanha. Em Belo Horizonte, as vendas dele também são grandes. Gilson Mendes, dono da loja Chik Festas, já encomendou as máscaras de Lula.
"Ele é sempre um sucesso", conta Gilso Mendes. Ao contrário do que acontece com o petista, nos oito anos em que foi presidente, Fernando Henrique Cardoso (FHC) não caiu no gosto popular.A máscara do tucano, segundo Olga Valles, nunca foi muito procurada no Brasil, tampouco no exterior. Segundo ela, as encomendas pela máscara de Dilma foram as que mais cresceram entre os brasileiros nos últimos meses. Longe das terras brasileiras, o recém-empossado presidente dos Estados Unidos é o número um entre os personagens para o Carnaval. Só na fábrica Condal foram produzidas 12 mil máscaras do presidente, que serão distribuídas em todo o Brasil. "Neste ano, a moda é usar uma máscara do Obama", garante Olga Valles. Opinião igual tem Orfeu Leite, dono da Loja dos Enfeites, de Belo Horizonte. "Acho que por ele ter sido eleito recentemente e ainda está na cabeça do povo", acredita Orfeu. Popularidade. A empresária Olga Valles explica que a popularidade dos políticos é um fator preponderante na hora do folião procurar uma máscara.
"O Lula ganhou muito carinho, assim como está acontecendo agora com o Obama", opinou. "Os estrangeiros viram no Lula uma esperança de que a fome ia acabar no Brasil. Além disso, no exterior, as pessoas acham que ele é simpático, de fácil relacionamento", completa Olga Valles. O mesmo pode estar acontecendo com Obama. Eleito como uma esperança do fim de conflitos, do racismo e da crise econômica, o presidente ganhou a simpatia do público e dos lojistas que estão vendendo como nunca as máscaras com seu rosto.MinistraPopular. A fábrica Condal produziu 3.000 máscaras da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O número é alto, mas ainda perde para Barack Obama, que terá 7.000 máscaras distribuídas no Brasil. Fonte: Jornal O TEMPO.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui vai todu mundu votar na dona vilma

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.