O IBPS (Instituto Brasileiro de Produção Sustentável) realizou uma série de pesquisas para acompanhar os diferentes cenários políticos-eleitorais que surgirem ao longo dos anos de 2009 e 2010. Entre as pesquisas, o Instituto busca avaliar o índice de aceitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como seu desempenho. No Rio de Janeiro, por exemplo, o presidente aparece com 53% de aprovação, contra 12% de desaprovação e 18% de reprovação. Para outros 34% seu desempenho é regular, e 1% não quis responder. O IBPS também pesquisou as intenções de votos para a presidência da República em 2010. Dos pesquisados, 53% não declararam voto espontâneo em candidato à Presidência da República em 2010, 22% declararam voto no Presidente Lula, 4% votariam em José Serra, 3% votariam em Dilma Rousseff, 2% votariam em Aécio Neves, 2% votariam em Sérgio Cabral, 1% votariam em Ciro Gomes, 1% votariam em Heloísa Helena e outros 2% votariam em outros candidatos. Houve 3% de eleitores que declararam intenção de votar "nulo", 5% não quiseram responder a essa questão, 1% afirmaram que não vão votar em 2010 e 1% que afirmaram que pretendem votar em "branco".
Apresentados a uma primeira lista contendo vários nomes de possíveis candidatos à Presidência da República, os entrevistados declararam intenção de voto nos seguintes candidatos: José Serra, PSDB (30%), Ciro Gomes, PSB (17%), Heloísa Helena, PSOL (16%) e Dilma Rousseff, PT (12%). 14% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder em quem vão votar, 9% disseram que vão votar "nulo" e 2% pretendem votar em "branco" e 1% disseram que não vão votar em 2010. O fator sexo não influencia decisivamente as intenções de voto, de acordo com as pesquisas do IBPS. Note-se especialmente que os candidatos José Serra, Ciro Gomes e Dilma Rousseff são mais votados entre os homens e Heloísa Helena é mais votada entre as mulheres.
Palavra do Editor: ONI, fiquei feliz com seu retorno. Estamos juntos para enfrentar uma grande batalha em 2010, conto com você. Um abraço, Daniel.
2 comentários:
ESSA PESQUISA SÓ FOI FEITA NO RIO DE JANEIRO.PORTANTO NÃO É NACIONAL.
Prezados Senhores,
A informação que consta do blog está equivocada: o IBPS é o Insituto Brasileiro de Pesquisa Social e não o Instituto Brasileiro de Produção Sustentável, que tem a mesma sigla do nosso instituto. Gostaria de soilicitar a retificação do nome do instituto.
Atenciosamente,
Geraldo Tadeu Monteiro
Diretor-Presidente
Instituto Brasileiro de Pesquisa Social
Postar um comentário