quarta-feira, 20 de maio de 2009

Câmara aprova compra de terreno pelo "Minha Casa, Minha Vida" e com o FGTS

Claudia Andrade - Do UOL Notícias - Em BrasíliaA Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o texto base da MP (medida provisória) 459/09 que cria o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" para atender a famílias com renda de até dez salários mínimos. Os parlamentares ainda vão avaliar os destaques à matéria. Em seguida o texto será encaminhado para análise no Senado Federal.O relator, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez alterações no texto, incluindo a possibilidade de se comprar lotes urbanos por meio do programa. Outro artigo da MP permite também o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o pagamento total ou parcial de lote urbanizado. Nos dois casos, apenas famílias com renda mensal de até seis salários mínimos poderão ser beneficiadas.
LEIA MAIS
Para Dilma, programa habitacional do governo surpreende e terá resultados rápidosMinha Casa, Minha Vida deve aumentar número de visitantes de feirões da Caixa
Fila por casa de programa do governo federal dobra em São Paulo Programa Habitacional: com adesão, São Paulo beneficiará 110 mil famílias

UOL Notícias Antes da votação, o relator havia admitido a dificuldade para se incluir a compra de lotes em seu parecer. "A princípio havia certa resistência porque desfocava um pouco da questão principal do projeto que é a moradia. Nós mostramos que o lote urbanizado também pode oferecer uma moradia, já que muitos têm condição de fazer sua casa, mas não têm condições de adquirir o terreno, que é a parte mais cara neste processo", afirmou Alves.O texto aprovado também destina R$ 1 bilhão para beneficiários com renda familiar mensal de até três salários mínimos que morem em municípios com menos de 50 mil habitantes. Inicialmente, o governo federal havia restringido o pacote habitacional para cidades com mais de 100 mil habitantes, por conta da concentração do déficit habitacional. Contudo, a pressão política de parlamentares fez com que o governo cedesse e ampliasse o pacote para todos os municípios, como anunciado pelo Ministério das Cidades no dia 13 de abril, quando o programa entrou em operação. Das mais de 300 emendas apresentadas por parlamentares, aproximadamente 60 tratavam da extensão do programa para localidades menores. Com a ampliação do programa, verificou-se um problema de estrutura da Caixa Econômica Federal para atender a todos os municípios. Por isso, o relator também descentralizou o "Minha Casa, Minha Vida", permitindo que outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central e agentes financeiros do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) possam operar o programa onde não houver estrutura da CEF. Também foram incluídos no relatório requisitos de acessibilidade para deficientes e idosos. Os projetos apresentados no âmbito do "Minha Casa, Minha Vida" deverão prever imóveis adaptados a esse público. Foi acordada ainda a opção de readequação de imóveis desocupados para serem incluídos no pacote habitacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas a faixa de renda(0 a 3 salários mínimos), que é quem de fato mais necessita do acesso a moradia(por está excluído do sistema convencional de finaciamentos habitacionais), pelo visto continuará a ver navios. Por ex: Essa faixa de renda poderá adquirir lotes no programa? Como isso será feito? ...... Em Belo Horizonte, a prefeitura já definiu quem terá acesso ao programa: Quem recebe bolsa aluguel da prefeitura, quem mora em vilas e favelas ou quem esta vinculado a associações por moradia. Detalhe, para fazer parte dessas "asociações", com chance de ser comtemplado pelo programa, o candidato tem que ter uma boa grana para comprara um bom lugar na "fila". é assim que elas funcionam. Pagando, quem entra na associação hoje, fica a frente de todos que estavam lá há anos.