quinta-feira, 14 de maio de 2009

Petista ressuscita proposta para um terceiro mandato de Lula

O Globo: O deputado Fernando Marroni (PT-RS), em discurso nesta quinta-feira, colocou em pauta mais uma vez a polêmica proposta de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, insistentemente defendida pelo também petista Devanir Ribeiro (SP). Apesar de ressaltar a posição contrária do PT, que já emitiu até nota nesse sentido, e de afirmar que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, seria uma "grande presidente", o gaúcho Marroni disse que a ideia de mais um mandato para Lula surge entre a população e que ele não poderia se furtar a esse debate.

- Temos muito orgulho de ela (Dilma) ser do partido e nossa candidata. Mas, sinceramente, não posso me conformar (com o fato de) que as leis brasileiras impeçam que tenha continuidade a liderança desse homem, a liderança desse presidente, coisa que não aparece de uma hora para outra. São poucos os líderes no mundo.

E completou:

- Tenho certeza de que não há nada de imoral, de ilegal, de ilegítimo em que se faça uma consulta, um plebiscito para conhecermos a opinião do povo brasileiro sobre a possibilidade de o presidente Lula concorrer ao terceiro mandato. Essa é a soberania popular, é o sentido da democracia. Todo o poder emana do povo e não do Congresso Nacional e da lei - disse Marroni, encerrando o discurso com trechos do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Ex-prefeito de Pelotas (RS), Marroni disse que decidiu tocar no assunto depois de participar das comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do congresso dos 30 anos da Federação dos Trabalhadores em Educação das universidades públicas e de verificar que pessoas defendiam a permanência de Lula.

- Vou no posto de gasolina e um bombeiro me cobra: Deputado, agora vamos lá, vamos emplacar o Lula de novo! Digo: Não pode, tem uma legislação que não permite - contou.

3 comentários:

peixe disse...

Qualquer parlamentar e a qualquer título que encaminhe, fomente ou transmita a idéia de um terceiro mandato, presta um desserviço a democracia.

Anônimo disse...

<>Esquecam que o presidente nao vai por esse caminho. Não quer,uma pena mas nao quer. E depois se a economia estiver bem, nao há por fque manobrar para re re-releiçao.
Agora, se fosse um tucano dem da vida que tivesse dois terços desta popularidade, a emenda respectiva ja estaria tramitando no congresso.
duvida??

Anônimo disse...

Realmente creio que seja esse o melhor caminho para o Brasil. Nosso gênio Lula num terceiro mandato, ajudando o Brasil a crescer na mesma proporção em que cresce nossa gente, e deixar a Grande Companheira Dilma ganhar experi~encia como Chefe do executivo governando nosso Rio Grande do Sul, em justa sintonia com o Governo Federal, para, ao cabo de quatro anos, suceder nosso querido Presidente Lula, num novo Brasil.
Lula Presidente, dilma Governadora, Paim Senandor e Marroni de novo na Câmara Federal!