terça-feira, 16 de junho de 2009

Dilma e Serra crescem em popularidade na internet

Diário do Grande ABC - Tatiane Conceição - Do Diário OnLine:
Os dois políticos que lideram as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), ganham cada vez mais espaço na rede mundial de computadores. O Blog da Dilma, espaço mantido por admiradores da ministra, contabiliza cerca de 4 mil acessos diários, enquanto o perfil do governador no site Twitter já supera os 8 mil seguidores.
Daniel Bezerra de Oliveira, 46 anoReproduçãos, funcionário de gabinete do governador do Ceará, hoje é mais conhecido como Daniel "Pearl", editor do blog da Dilma. Ele disse que o apelido, uma referência ao jornalista norte-americano morto no Paquistão, surgiu como homenagem, pois ambos são de origem judaica. "Recebi centenas de e-mails do Brasil querendo saber se o Daniel Pearl ainda estava vivo, ou era uma brincadeira de mau gosto. Até hoje persiste a polêmica", contou.
O Blog da Dilma, surgido em novembro de 2008, possui cinco colaboradores, todos voluntários. O editor garante que não recebe contribuições partidárias. "O Blog da Dilma é mantido financeiramente exclusivamente pelos seus componentes. Não aceitamos dinheiro de ninguém, motivo que nos garante nossa independência editorial", ressaltou.
Dilma e Lula foram comunicados, por meio de ofícios, sobre a existência do blog. Pearl alega que a ministra entrou em contato via assessoria. "A ministra respondeu agradecendo, mas não falou em política, principalmente por ela não ser oficialmente candidata". Esse, aliás, foi o motivo da retirada da estrela do PT e do número "13" que constavam no topo da página do blog. De acordo com o editor, essa foi a orientação dada por um jurista.
José Serra, por sua vez, dispensa intermediários. Segundo a assessoria do governo de São Paulo, é o governador quem mantém pessoalmente seu perfil, criado no último dia 18 de maio, no site Twitter. Muitos dos posts ocorrem durante a madrugada e abordam assuntos variados.
ReproduçãoHá dicas culturais: "forró com Dominguinhos, meu chapa. (...) Verdade. Cantei, sim"; comentários sobre o time do coração: "depois do primeiro gol, brilhante, o Palmeiras bobeou, cedeu empate. Silencio en la noche..."; bem como mensagens sobre o governo paulista: "deu certo! Programa Nota Fiscal Paulista: hoje, comemoramos a devolução aos contribuintes de R$ 1 bilhão em impostos arrecadados. Obrigado".
No entanto, o governador não dispensa a política, conforme comentário feito nesta segunda-feira (15): "Antecipar a corrida eleitoral é um erro. Atrapalha o governo, acirra ânimos, dificulta a cooperação para atenuar a crise e entorta o noticiário". Difícil, porém, é acreditar que a corrida eleitoral não tenha começado, ao menos na internet.
Isso pode? - Segundo a assessoria do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), pelas regras atuais, a propaganda pode ter início oficialmente a partir do dia 6 de julho do ano em que ocorre a eleição. Para que um site, blog ou Twitter existente seja caracterizado como propaganda eleitoral antecipada, é necessário que a Justiça Eleitoral seja acionada por algum interessado. Então, o magistrado irá julgar utilizando como base, entre outras informações, se a mensagem é explícita, ou seja, se há pedido direto de voto.
No entanto, ainda está sendo decidido o que é apropriado ou não se fazer em termos de propaganda política na internet. Esse tema faz parte de uma proposta de reforma eleitoral apresentada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Nesta terça-feira (16), os parlamentares de um grupo de discussão irão se reunir, na Câmara dos Deputados, para analisar o texto que, de acordo com a Agência Brasil, também inclui a autorização para a pré-campanha eleitoral, com regras claras para os candidatos. Poderá ser permitido, por exemplo, que eles afirmem em entrevistas ou eventos públicos que são pré-candidatos a determinado cargo, algo que os políticos não podem fazer hoje.

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