JORNAL "ESTADÃO" USA BLOG DA DILMA
PARA PROMOVER JOSÉ SERRA
PARA PROMOVER JOSÉ SERRA
Vou relatar aos amigos e amigas do BLOG DA DILMA como a Mídia Conservadora, no caso do jornal Estado de São Paulo manipula as informações para beneficiar o candidato José Serra a presidência da República em 2010, promove o tucano, fazendo campanha antecipada para o governador de São Paulo e depois bate nos blogs dizendo que nõs fazemos campanha antes do período eleitoral para a Ministra Dilma Rousseff.
TERÇA-FEIRA - DIA 9 DE JUNHO: recebo e-mail da repórter Clarissa Oliveira - O Estado de S. Paulo - Av. Engº Caetano Álvares, 55 - 6º andar - CEP: 02598-000 - São Paulo-Brasil, solicitando um entrevista com o editor do Blog, Daniel Bezerra. Veja abaixo e-mail enviado pela repórter:
"Olá, Sou repórter do Estadão e estamos produzindo uma reportagem sobre os primeiros blogs e sites para a eleição do ano que vem. Gostaria de entrevistar o responsável pelo Blog da Dilma o quanto antes. Por favor, entre em contato por e-mail ou pelos telefones abaixo. Atenciosamente, "Clarrisa Oliveira - clarissa.oliveira@grupoestado.com.br
No mesmo dia por volta das 17 horas fui entrevistado via telefone pela repórter do ESTADÃO. Falamos como surgiu o blog, quantos acessos, ofícios enviados para Ministra Dilma Rousseff, sobre meu contato com o presidente do PT do Ceará, sobre as reportagens com o povo nas ruas através da TV Dilma, a explosão do blog da Dilma no "Twitter", também da linha direta com os internautas, o "Skype" e o "MSN", falei sobre os editores do blog da Dilma e suas funções e desempenho no trabalho de divulgação, sobre o sucesso na mídia,, inclusive ressaltei matéria publicada no jornal argentino LA NACION, Propaganda Política, da minha intenção de entregar uma "Bíblia" pessoalmente a Dilma Rousseff, adesivos de carros, sobre o comportamento dos blogs na internet e a mudança de hábito do povo brasileiro. Quase NADA foi publicado na matéria tendencioso do jornal ESTADÃO, de hoje dia 14 de junho. O ESTADÃO usou o BLOG DA DILMA na intenção de favorecer na reportagem a candidatura do tucano José Serra. É assim que a mídia de São Paulo se comporta, não relata a verdade e omite por total entrevistas que são dadas ao jornais. Foi uma vergonha a atitude jornalística do ESTADÃO, fazendo campanha antecipada para ajudar JOSÉ SERRA a não cair nas pesquisas do IBOPE, DATAFOLHA e VOX POPULI. Vem muita marmoda por aí. Aguarde! Abaixo transcrevo matéria do Estadão de hoje, leia e tire suas conclusões:
CAMPANHA JÁ ESTÁ NA INTERNET
Seguidores lançam na rede virtual seus candidatos favoritos; partidos comemoram, mas negam ingerência.
Clarissa Oliveira, Roberto Almeida e Silvia Amorim - Estadão
Proibida pela Justiça Eleitoral no mundo real, a campanha para a Presidência da República de 2010 transcorre livremente na internet. Graças à ajuda de simpatizantes, os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto já são tema de blogs, comunidades e mensagens trocadas na rede mundial de computadores. Isso tudo a mais de um ano do início do prazo legal para que as campanhas sejam efetivamente colocadas na rua. Partidos negam qualquer responsabilidade por slogans que se multiplicam na rede. Na prática, a ordem é não criar obstáculos, já que a manifestação de simpatizantes é liberada. O que a Justiça veda é o uso disso por partidos e candidatos.
Dessa forma, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já tem pelo menos seis blogs em apoio a sua candidatura. Ela supera os dois pré-candidatos do PSDB, os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais. Cada um deles é tema de quatro blogs. Serra é campeão de registros no site de relacionamento Orkut, servindo de tema para 139 comunidades. Destas, 35 têm por objetivo atacá-lo. Já Dilma conta com 63 comunidades, sendo 11 contrárias a sua candidatura. E Aécio aparece em 111, 18 contra ele.
Serra também lidera a audiência na rede social Twitter, que virou febre ao permitir a troca de mensagens rápidas numa espécie de miniblog criado para cada usuário. Apesar de haver apenas 9 registros com seu nome, contra 15 de Dilma, o tucano atrai quase 12 mil seguidores - pessoas que acompanham em tempo real todas as mensagens postadas por um usuário. Nos registros em apoio à petista, há menos de 1.000 seguidores. Já Aécio tem 500 seguidores para dois registros.
O sucesso de Serra deve-se, em grande parte, ao fato de ele próprio ser o autor das mensagens postadas com o login joseserra_. Desde 18 de maio, quando foi criado, até ontem, seu miniblog tinha quase 7 mil seguidores. O governador nega qualquer interesse político-eleitoral. Política é assunto proibido no blog. Em resposta a um de seus seguidores, Serra mandou um recado. "Política, não, @ca_freitas", twittou.
AUTORES - Tanto no lado petista quanto no tucano, o apoio virtual vem de longa data. O movimento pró-Serra na rede começou em 2007 com um blog ativo até hoje. O de maior popularidade, entretanto, é o mantido pelo Movimento Eu Quero Serra Presidente. De iniciativa de jovens ligados à Juventude do PSDB e DEM, ele existe desde janeiro.
Em 2008, o servidor Daniel Bezerra, que trabalha no governo do Ceará, criou o Blog da Dilma. Hoje, cinco pessoas atualizam diariamente a página. "Mas ninguém recebe nada por isso", garante o editor, que usa o codinome Daniel Pearl, em homenagem ao jornalista americano sequestrado e morto no Paquistão. Bezerra já conversou em mais de uma ocasião sobre o blog com o presidente do PT cearense, José Ilário Gonçalves Marques. "Ele disse que o partido não iria ajudar, nem atrapalhar." Ilário diz que Bezerra lhe pediu ajuda financeira e promocional, mas garantiu que a resposta foi negativa. Ainda assim, o blogueiro levantou R$ 10 mil para pagar adesivos com o slogan Dilma Presidente. "Fizemos uma vaquinha", diz.
Além de mensagens de apoio e publicidade aos atos de seus candidatos, alguns sites realizam enquetes. Em uma das páginas em apoio a Aécio, a pergunta colocada é "Quem deve ser o candidato a presidente do PSDB (Aécio ou Serra)?". Um outro pergunta: "Quem deve ser o vice de José Serra ?". Outro site em apoio ao mineiro, o www.aecioneves2010.com.br, é mantido por uma equipe liderada pelo estudante Ronaldo Terra. A página é resultado de seu projeto final de graduação em marketing. "Aécio tem uma presença web muito mal administrada", criticou.
A suspeita de que esse tipo de movimentação tenha por trás os partidos é logo rechaçada por dirigentes do PT e do PSDB. "São iniciativas dos próprios internautas, que não têm nada a ver conosco", afirma o secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime. "Não podemos ter qualquer relação com isso. Mas acho que eles retratam a filosofia da internet. Aparecem, se desenvolvem espontaneamente", diz o vice-presidente do PSDB nacional, Eduardo Jorge. De qualquer forma, tucanos e petistas já se preparam para utilizar a internet na campanha do ano que vem. O PT torce por uma mudança nas regras de uso eleitoral da rede. Se for liberado, o plano é contratar um time especializado e estudar mecanismos de arrecadação online. "Vamos ter que contratar gente para fazer frente a essa guerrilha", afirma Naime. Já o PSDB montou um grupo de trabalho e vem estudando as ferramentas a serem exploradas na eleição. "O próprio Serra e o Aécio cobraram do partido uma presença mais forte na internet para divulgar as ações do partido. Não podemos ficar para trás", diz o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).
Observações: Veja como o nome "Serra" é mencionado diversas vezes, e os endereços dos blogs tucanos são publicados para que os leitores possam acessar, enquando o BLOG DA DILMA é omitido de propósito. Existe manipulação ou não?
TERÇA-FEIRA - DIA 9 DE JUNHO: recebo e-mail da repórter Clarissa Oliveira - O Estado de S. Paulo - Av. Engº Caetano Álvares, 55 - 6º andar - CEP: 02598-000 - São Paulo-Brasil, solicitando um entrevista com o editor do Blog, Daniel Bezerra. Veja abaixo e-mail enviado pela repórter:
"Olá, Sou repórter do Estadão e estamos produzindo uma reportagem sobre os primeiros blogs e sites para a eleição do ano que vem. Gostaria de entrevistar o responsável pelo Blog da Dilma o quanto antes. Por favor, entre em contato por e-mail ou pelos telefones abaixo. Atenciosamente, "Clarrisa Oliveira - clarissa.oliveira@grupoestado.
No mesmo dia por volta das 17 horas fui entrevistado via telefone pela repórter do ESTADÃO. Falamos como surgiu o blog, quantos acessos, ofícios enviados para Ministra Dilma Rousseff, sobre meu contato com o presidente do PT do Ceará, sobre as reportagens com o povo nas ruas através da TV Dilma, a explosão do blog da Dilma no "Twitter", também da linha direta com os internautas, o "Skype" e o "MSN", falei sobre os editores do blog da Dilma e suas funções e desempenho no trabalho de divulgação, sobre o sucesso na mídia,, inclusive ressaltei matéria publicada no jornal argentino LA NACION, Propaganda Política, da minha intenção de entregar uma "Bíblia" pessoalmente a Dilma Rousseff, adesivos de carros, sobre o comportamento dos blogs na internet e a mudança de hábito do povo brasileiro. Quase NADA foi publicado na matéria tendencioso do jornal ESTADÃO, de hoje dia 14 de junho. O ESTADÃO usou o BLOG DA DILMA na intenção de favorecer na reportagem a candidatura do tucano José Serra. É assim que a mídia de São Paulo se comporta, não relata a verdade e omite por total entrevistas que são dadas ao jornais. Foi uma vergonha a atitude jornalística do ESTADÃO, fazendo campanha antecipada para ajudar JOSÉ SERRA a não cair nas pesquisas do IBOPE, DATAFOLHA e VOX POPULI. Vem muita marmoda por aí. Aguarde! Abaixo transcrevo matéria do Estadão de hoje, leia e tire suas conclusões:
CAMPANHA JÁ ESTÁ NA INTERNET
Seguidores lançam na rede virtual seus candidatos favoritos; partidos comemoram, mas negam ingerência.
Clarissa Oliveira, Roberto Almeida e Silvia Amorim - Estadão
Proibida pela Justiça Eleitoral no mundo real, a campanha para a Presidência da República de 2010 transcorre livremente na internet. Graças à ajuda de simpatizantes, os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto já são tema de blogs, comunidades e mensagens trocadas na rede mundial de computadores. Isso tudo a mais de um ano do início do prazo legal para que as campanhas sejam efetivamente colocadas na rua. Partidos negam qualquer responsabilidade por slogans que se multiplicam na rede. Na prática, a ordem é não criar obstáculos, já que a manifestação de simpatizantes é liberada. O que a Justiça veda é o uso disso por partidos e candidatos.
Dessa forma, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já tem pelo menos seis blogs em apoio a sua candidatura. Ela supera os dois pré-candidatos do PSDB, os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais. Cada um deles é tema de quatro blogs. Serra é campeão de registros no site de relacionamento Orkut, servindo de tema para 139 comunidades. Destas, 35 têm por objetivo atacá-lo. Já Dilma conta com 63 comunidades, sendo 11 contrárias a sua candidatura. E Aécio aparece em 111, 18 contra ele.
Serra também lidera a audiência na rede social Twitter, que virou febre ao permitir a troca de mensagens rápidas numa espécie de miniblog criado para cada usuário. Apesar de haver apenas 9 registros com seu nome, contra 15 de Dilma, o tucano atrai quase 12 mil seguidores - pessoas que acompanham em tempo real todas as mensagens postadas por um usuário. Nos registros em apoio à petista, há menos de 1.000 seguidores. Já Aécio tem 500 seguidores para dois registros.
O sucesso de Serra deve-se, em grande parte, ao fato de ele próprio ser o autor das mensagens postadas com o login joseserra_. Desde 18 de maio, quando foi criado, até ontem, seu miniblog tinha quase 7 mil seguidores. O governador nega qualquer interesse político-eleitoral. Política é assunto proibido no blog. Em resposta a um de seus seguidores, Serra mandou um recado. "Política, não, @ca_freitas", twittou.
AUTORES - Tanto no lado petista quanto no tucano, o apoio virtual vem de longa data. O movimento pró-Serra na rede começou em 2007 com um blog ativo até hoje. O de maior popularidade, entretanto, é o mantido pelo Movimento Eu Quero Serra Presidente. De iniciativa de jovens ligados à Juventude do PSDB e DEM, ele existe desde janeiro.
Em 2008, o servidor Daniel Bezerra, que trabalha no governo do Ceará, criou o Blog da Dilma. Hoje, cinco pessoas atualizam diariamente a página. "Mas ninguém recebe nada por isso", garante o editor, que usa o codinome Daniel Pearl, em homenagem ao jornalista americano sequestrado e morto no Paquistão. Bezerra já conversou em mais de uma ocasião sobre o blog com o presidente do PT cearense, José Ilário Gonçalves Marques. "Ele disse que o partido não iria ajudar, nem atrapalhar." Ilário diz que Bezerra lhe pediu ajuda financeira e promocional, mas garantiu que a resposta foi negativa. Ainda assim, o blogueiro levantou R$ 10 mil para pagar adesivos com o slogan Dilma Presidente. "Fizemos uma vaquinha", diz.
Além de mensagens de apoio e publicidade aos atos de seus candidatos, alguns sites realizam enquetes. Em uma das páginas em apoio a Aécio, a pergunta colocada é "Quem deve ser o candidato a presidente do PSDB (Aécio ou Serra)?". Um outro pergunta: "Quem deve ser o vice de José Serra ?". Outro site em apoio ao mineiro, o www.aecioneves2010.com.br, é mantido por uma equipe liderada pelo estudante Ronaldo Terra. A página é resultado de seu projeto final de graduação em marketing. "Aécio tem uma presença web muito mal administrada", criticou.
A suspeita de que esse tipo de movimentação tenha por trás os partidos é logo rechaçada por dirigentes do PT e do PSDB. "São iniciativas dos próprios internautas, que não têm nada a ver conosco", afirma o secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime. "Não podemos ter qualquer relação com isso. Mas acho que eles retratam a filosofia da internet. Aparecem, se desenvolvem espontaneamente", diz o vice-presidente do PSDB nacional, Eduardo Jorge. De qualquer forma, tucanos e petistas já se preparam para utilizar a internet na campanha do ano que vem. O PT torce por uma mudança nas regras de uso eleitoral da rede. Se for liberado, o plano é contratar um time especializado e estudar mecanismos de arrecadação online. "Vamos ter que contratar gente para fazer frente a essa guerrilha", afirma Naime. Já o PSDB montou um grupo de trabalho e vem estudando as ferramentas a serem exploradas na eleição. "O próprio Serra e o Aécio cobraram do partido uma presença mais forte na internet para divulgar as ações do partido. Não podemos ficar para trás", diz o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).
Observações: Veja como o nome "Serra" é mencionado diversas vezes, e os endereços dos blogs tucanos são publicados para que os leitores possam acessar, enquando o BLOG DA DILMA é omitido de propósito. Existe manipulação ou não?
11 comentários:
Este "Estadão" me provoca grito de indignação ética. Sua representante jornalista Clarissa e equipe, mais ainda. Pig sem ética, desvio de conduta moral e de bom senso. Covarde e perversa, escamoteia a verdade da entrevista e produz a mentira do SERRA, sem penas nas asas para voar na sua campanha eleitoral. A queda vai ser feia com choro e decepção do lixo e esgoto jornalizinho, grande no nome "Estadão" e pequeno "estadinho",tamanho de um piolho parasita e sugando os jornalistas que sabem publicar a verdade e responder com ética as questões da entrevista.. É uma vergonha mesmo. E a verdade na imprensa da Blogosfera com ética, nos libertará dessa gentalha. Coragem Daniel Bezerra. Confie na sua equipe rumo na defesa do bem, e vencerás.
É mais uma lição, Daniel, para se evitar de dar entrevista a esses representantes do pig. Porém, confiante e de modo responsável - como disse no comentário anterior -, aja "sem medo de ser feliz". Você sabe, o medo poderá atrair energia negativa e dar prêmio a esses covardes, sem caráter e medíocres. Esses planfetários imorais do "Estadão" - Clarissa Oliveira, Roberto Almeida e Silvia Amorim -,são coveiros do próprio SERRA. Seus blogs se diluirão por si mesmos. Enquanto isso,o BLOG DA DILMA - rico de energia do bem, produzido por cidadãos que amam o Brasil- cantará vitória e será lembrado por milhares de blogistas seando a verdade e o amor da Mãe do PAC. Abaixo SERRA, símbolo da República dos Generais, no campo da USP; e VIVA A DILMA a dialogar com todos os Estudantes e Docentes dos CAMPI Universitários do nosso querido País. 2010 com Dilma, e pronto.
Daniel, deixa pra lá...
Você sabia que até o Garotinho dilmou? Haha!
http://blogdojuniorcampos.blogspot.com/2009/06/garotinho-dilmou.html
A maioria da imprensa paulista é "tucana" e mesmo assim , em 2010, Dilma presidente!
Abração!
É por essas e outras que a Petrobrás criou o seu blog... Não dá para confiar na imprensa paulista. Um estado que está nas mãos do PSDB há mais de uma década e a imprensa ainda apóia, escondendo as suas corrupções flagrantes, é capaz de TUDO....
Olá DANIEL PEARL, eu sou moderador da Comunidade da Dilma no Orkut e essa tal de Clarissa me procurou querendo que eu lhe respondesse a algumas perguntas, eu ia envia-las na segunda feira, sorte a minha que você publicou essas informações. Muito Obrigado e Grande Abraço, nós venceremos juntos essas cobras da oposição e sem dúvida sairemos vitoriosos e de cara lima com Dilma na Presidência!
André Luiz, envie sempre o endereço da tua comunidade no orkut, para que possamos divulgar no BLOG DA DILMA, ok? Um abraço, Daniel
Mais uma lição para aprender a não confiar no PIG. Desculpe, Daniel, mas você foi ingênuo. Achou mesmo q a reportagem publicaria coisas boas? Nunca! hehehe E o presidente do PT do Ceará foi bem sacana também ao dizer que você já lhe pediu ajuda financeira, né? Ficou super feio... Acaba que o PT não deve olhar com bons olhos para o blog. Enfim... agora é seguir em frente. Boa sorte!
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=5332443
Esse é o endereço da comunidade.
Não esquenta a cabeça Daniel, nós estaremos com você contra essa absurda manipulação das informações.
Eu tinha te avisado pra gravar a entrevista e por aqui no blog e vc acreditou no Estadão. è só ver o que a Petro fez. Na próxiam, só aceite entrevista via email, e publique as perguntas e respostas na íntegra aqui no blog.
P.S: Talvez tenham feito com Hilário o mesmo que fizeram com vc. Ou até mesmo nem o ouviram.
Geraldo Aires, você tem razão. Gostaria de encarar a jornalista do ESTADÃO Clarissa Oliveira e dizer umas verdades. Nós blogueiros estamos de parabéns, fazemos jornalismo verdade.
A tesão de aparecer no Estadão mesmo sabendo que o jornal faz parte do PIG foi mais forte. E ainda tem gente que fala mal de São Paulo só porque o Estadão é de Sampa. São Paulo é o melhor Estado da Federação.
Postar um comentário