terça-feira, 11 de agosto de 2009

Retomada do crescimento alavanca candidatura do Planalto em 2010

Valor Econômico: Crescimento na casa de 4%, inflação ao consumidor abaixo de 4,5%, juros de um dígito durante o ano inteiro, massa salarial em alta razoável e desemprego em queda. Esse é o cenário econômico que se desenha para 2010, um prato cheio para o candidato do governo à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Visto de hoje, a combinação de avanço mais firme do Produto Interno Bruto (PIB), índices de preços sob controle e mercado de trabalho robusto está contratada, após a estagnação ou leve contração da economia esperadas para este ano. Segundo analistas, existem ameaças a esse panorama róseo, como uma nova onda de deterioração global, mas os riscos de que elas se concretizem parecem pequenos (ver nesta página).
Para o cientista político Marcus Figueiredo, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), um cenário econômico em 2010 nessa linha - ou até mesmo um pouco pior - será sem dúvida o grande trunfo para a provável candidata do governo à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Numa eleição presidencial, o desempenho da economia é um fator chave, diz Figueiredo. “A ideia de que o eleitor vota com o bolso não é simplista; é altamente sofisticada.” Com isso, o fato de o país sair da crise com retomada firme do crescimento, aumento de empregos e expansão da renda torna Dilma “cada vez mais competitiva”. Para a oposição, ficará muito difícil encontrar um discurso de oposição no campo econômico. “É evidente o peso da questão econômica na eleição. Se havia um cenário de crise e ele se desfaz rapidamente, isso passa a ser um importante ativo para o candidato do governo”, concorda Amauri Teixeira, diretor da MCI Estratégia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não adianta a oposição tentar inventar mentira, pois o povo trabalhador está sentindo no bolso e na barriga o quanto o país está melhorando, com certeza em 2010 nóa vamos eleger a Dilma para presidnete do Brasil como um agradecimento ao LULA por tudo de bom que ele tem feito por este país, e achamos que deve ter continuidade e a pessoa apresentada como capaz para isso é a Dilma.