sexta-feira, 7 de agosto de 2009

TERCEIRA ENTREVISTA DO BLOG: AUGUSTO DA FONSECA

Como havia prometido, o nosso terceiro entrevistado da semana é Augusto da Fonseca. Na segunda o nosso entrevistado é o Onipresente.
Segue a entrevista:
1- Como você analisa os últimos acontecimento no Senado? R: O que está por trás da tentativa de provocar a renúncia do Sarney é a disputa eleitoral em 2010. O PMDB está pagando esse preço por estar apoiando o presidente Lula e, pior (para o eixo PSDB/DEM), a disposição de apoiar a ministra Dilma Rousseff e não o Serra (ou o Aécio). E o melhor dessa tática (derrubar o Sarney) é, de quebra, ter um senador da Oposição (Marconi Perillo, o Santo) presidindo a Casa, com o grande poder que dispõe regimentalmente.

2- Como você avalia a mídia, a imprensa brasileira, ela tem credibilidade?
R: Todos os veículos que convencionei denominar Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre muitos outros) estão engajados na campanha da Oposição ao Governo Lula, desde o primeiro ano, quando perderam as benesses que tinham nos governos anteriores. Além de, naturalmente, a ojeriza que têm pelos partidos de esquerda.E a coisa é tão escandalosa que, diariamente, gera material para centenas de "posts" da Blogosfera Independente. Nós nem precisamos ter muito trabalho para achar assunto. Basta acessar o G1, o Uol e o site do Estadão, entre outros.Infelizmente, ao contrário do que desejaríamos, a imprensa ainda tem alta credibilidade. Por isso, defendo que sejamos cada vez mais compententes se quisermos ser uma alternativa às Organizações Serra.Temos que informar, informar e informar aquilo que eles não informam ou desinformam, e que seja estratégico na disputa política; sobre o PAC, por exemplo.Como método, devemos fundamentar tudo o que quisermos afirmar ou fazer juízo. O mesmo em relação ao que pretendermos mostrar como falso, seja afirmação ou juízo. Eles não fundamentam. Nós temos essa obrigação, se quisermos ser alternativa a eles.

3- Na sua avaliação o presidente Lula fará seu sucessor ou sucessora?
R: A revolução silenciosa que está sendo feita nestes seis anos e meio do Governo Lula e que beneficia, significativamente, os pobres e miseráveis, aliada à elevação do padrão de vida da classe média e à consolidação de um mercado dinâmico - que resistiu à crise mundial - e garante ganhos expressivos para o empresariado de todo tamanho, tornará uma tarefa fácil para a Dilma apresentar uma proposta programática de continuidade, que seduzirá a grande maioria da população brasileira. Do outro lado - Oposição - não há o que apresentar de sedutor. Por isso é que acredito que Serra será candidato à re-eleição, deixando para o Aécio a mesma espinhosa missão reservada ao Alckmin, em 2006.

4- Como você avalia a oposição ao governo Lula? R: Num jogo de vôlei, quando um time joga muito bem, não resta ao outro time senão perder. No vôlei, não tem dedo no olho, chute na canela e cuspe na cara. Mas, na política, esses "recursos" infinitos não só podem como são utilizados intensivamente.A Oposição está desesperada, sem discurso, sem programa e, salvo melhor juízo, vem se desqualificando, diariamente, diante do eleitorado brasileiro.Penso que teremos uma grande renovação no Senado, ainda mais se o PT adotar a política mais correta de se concentrar em eleger senadore(as) e deputados(as).

5- O Brasil está preparado para uma presidente mulher? R: Não é só pelo fato de ser mulher, que é tão problemático como ser torneiro mecânico, num país profundamente machista, racista e elitista.A ministra Dilma é uma pessoa que tem história. Enfrentou a ditadura militar, foi presa e torturada, mantendo a altivez. Participou ativamente da luta pela democracia no país, foi uma excelente Secretária de Energia no Rio Grande do Sul (governo Olívio Dutra), idem Ministra de Minas e Energia e agora Ministra-Chefe da Casa Civil, com uma atuação destacada à frente da condução política do governo Lula.Como ela representará, nas eleições de 2010, a continuidade desse governo que encanta a maioria dos brasileiros(as), os eleitores(as), certamente, a elegerão para um próximo mandato presidencial.Com maioria folgada nas duas casas do Congresso, ela poderá governar com menos sobressaltos e concessões que o Presidente Lula teve que fazer em prol da governabilidade.

Considerações finais - A Blogosfera Independente é, hoje, o principal instrumento de democratização da informação. O melhor de tudo é que não precisamos ter muito recurso financeiro e montar grandes estruturas. O funcionamento em rede tem se mostrado eficiente.Conforme vamos nos aprimorando, com o tempo e com o esforço de acertar, chegamos cada vez mais perto ao ponto de nos tornar uma alternativa eficaz às Organizações Serra (ou Aécio).Agradeço a este blog a oportunidade de expressar minha opiniões, nesta entrevista.Parte dessa opinões vêm sendo veiculadas, diariamente, no Blog FBI - Festival de Besteiras da Imprensa.
Augusto da Fonseca
Augusto da Fonseca é editor do blog FBI- Festival de Besteira da Imprensa

Nenhum comentário: