segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Trinta anos de Anistia no país

Banner: LILI ABREU - lili.abreu10@gmail.com
Há exatos 30 anos, em 28 de agosto de 1979, o país comemorava um dos maiores marcos da nossa história recente, a sanção do projeto de Anistia aprovado pelo Congresso Nacional, o primeiro passo para o início da derrocada da ditadura militar instaurada com o golpe militar de 1964. A Anistia simbolizou a vitória de uma longa luta, deflagrada e conquistada pelos familiares de milhares de militantes exilados (no auge da repressão do regime, cálculos indicam que o país chegou a ter 35 mil exilados), e por todos aqueles que resistiram ao regime militar. Sem dúvidas, a sociedade brasileira foi a grande protagonista e principal responsável por sua sanção pelo então presidente da República, general João Baptista Figueiredo.
A partir dela, voltaram ao Brasil nossas lideranças políticas, intelectuais, artísticas e, principalmente, os combatentes pela liberdade e pela democracia no país, perseguidos, expulsos, exilados e banidos pela ditadura. Ao lado dos nossos patriotas que retornavam ao país, começava a chegar não apenas um novo Brasil a ser construído, mas sobretudo, a verdade histórica.
.........
A partir desta que foi a última anistia política concedida no país, pela primeira vez desde 1964, a sociedade brasileira se confrontava com os depoimentos e relatos das torturas, assassinatos e desaparecimentos políticos praticados pelo regime militar. Trinta anos após a decretação desta anistia, consolidada nossa democracia e eleito o primeiro presidente operário metalúrgico de nossa história, essa verdade e mais, a necessidade de reparação dos crimes políticos cometidos naqueles tempos ainda estão na pauta do dia.
...............
Aqui neste blog,(Blog do Zé Dirceu) presto minha contribuição com uma série de depoimentos sobre o significado da Anistia e do retorno dos nossos combatentes ao país. Também comento a importância de discutirmos e reavaliarmos o papel da Anistia hoje e o direito à verdade histórica que passa não apenas pela abertura dos arquivos da repressão, mas pela devida reparação dos crimes cometidos. Acima, um pequeno depoimento sobre o que foi aquele 28 de agosto de 1979 na minha trajetória pessoal. Também comento a respeito das grandes lideranças do período e sobre o ressurgimento dos partidos políticos no país, em dois outros vídeos publicados no portalBcyou.com. ZÉ DIRCEU

Nenhum comentário: