sexta-feira, 11 de setembro de 2009

IBOPE APONTA CIRO NA FRENTE DE DILMA JÁ OCUPANDO O SEGUNDO LUGAR

Por: Donizete Arruda - Ceará Agora: O colunista Anselmo Gois, de O Globo, revelou que na última pesquisa Ibope cujos números não foram revelados ao País, o deputado federal Ciro Gomes superou a ministra Dilma Roussef e já está em segundo lugar. O crescimento de Ciro Gomes foi destaque em comentário do ex-prefeito carioca César Maia em seu ex-blog. Para Maia, Ciro se tornou um candidato competitivo e com chances de suceder o presidente Lula. Essa nova realidade da candidatura de Ciro Gomes cria mal estar dentro do PT. Para barrar o projeto de Ciro concorrer ao Planalto, petistas sugerem que ele vire o vice da ministra Dilma Roussef. Só que o presidente Lula não quer abrir mão de um vice do PMDB, que assegura uma forte presença na propaganda gratuita de rádio e de televisão. Leia mais sobre o comentário do ex-prefeito César Maia em seu ex-blog:
CIRO GOMES PASSA A SER COMPETITIVO!

1. A coluna do Ancelmo, no Globo (09), divulgou como primeira nota uma pesquisa nacional do IBOPE, onde Serra teria 42%, Ciro 14%, Dilma 13% (caindo 5 pontos), Heloísa Helena 7% e Marina Silva 3%. Essa é a informação que se divulga nas esquinas da política desde fins de agosto, com base em pesquisas regionais e nacionais. Com a saída de H. Helena para candidata ao Senado, Marina tende a ocupar o seu lugar, apenas.
2. Nesta semana, o Estadão abriu rasgados elogios a Marina em editorial e, ontem, destacando uma das listas da Sensus (improvável), abriu uma matéria dizendo: "Marina larga com 9,5%", o que é um exagero. Ontem, este Ex-Blog chamava a atenção da pesquisa Sensus, onde em nenhuma lista apareciam Dilma e Ciro juntos, o que certamente mostraria Ciro na frente de Dilma.
3. A percepção crescente das fragilidades da candidatura de Dilma pode ser caricaturizada por sua plástica, onde o cirurgião puxou os cantos da boca como se quisesse soldar um sorriso. O paradoxal é que a mudança plástica de sua expressão de durona, que ajudava numa conjuntura de desgaste dos políticos, foi transferida de mão beijada para o Ciro, que a tem naturalmente.
4. Ciro começa a emergir como o candidato mais forte do campo do governo. Espertamente exalta Lula enquanto desmonta o governo, o que ajudará seu discurso em campanha, num clássico "mantenho tudo o que é bom e corrijo os erros". Ciro tem quatro características que o ajudam em campanha. A primeira é sua expressão de seriedade neste momento.
5. A segunda é estar convencido de que tudo o que diz é verdade e de que sabe o que fala, especialmente em matéria econômica. Isso ajuda muito a imagem na TV, cuja cobertura é diária. A terceira traz votos, mas é perigosa. A maneira com que trata o Congresso, confundindo políticos eventuais com sua rejeição à instituição, sinalizando uma vontade de autoritarismo. Mas é uma comunicação que agrada ao distinto público. E a quarta é já ter aberto vantagem no Nordeste em relação à Dilma.
VOCÊ ACREDITA NESSA MENTIRA?
Sergio Telles disse... É mentira... Alguns motivos: 1. César Maia já andou junto com Ciro Gomes. Simpatizar-se com ele novamente é claro. 2. Qualquer coisa do IBOPE está com credibilidade zero, depois da entrevista do Montenegro. Quem toma partido não pode divulgar pesquisa. 3. A Dilma só cresce. A aceitação dela é cada vez maior. 4. Mais uma pesquisa fabricada, mas não vai enganar ninguém. É Dilma no primeiro turno, com 60%.

Um comentário:

Sergio Telles disse...

É mentira... Alguns motivos:
1. César Maia já andou junto com Ciro Gomes. Simpatizar-se com ele novamente é claro.
2. Qualquer coisa do IBOPE está com credibilidade zero, depois da entrevista do Montenegro. Quem toma partido não pode divulgar pesquisa.
3. A Dilma só cresce. A aceitação dela é cada vez maior.
4. Mais uma pesquisa fabricada, mas não vai enganar ninguém. É Dilma no primeiro turno, com 60%.