sábado, 10 de outubro de 2009

Brasilidade Revisitada: a força de um sonho, a força de ser brasileiro! (I)

Luiz Inácio LULA da Silva: Presidente de uma Brasilidade Indelével
Por DiAfonso

"As memórias do memorialista não são as memórias do poeta. Aquele viveu talvez menos, porém fotografou muito mais e nos diverte com a perfeição dos detalhes; este nos entrega uma galeria de fantasmas sacudidos pelo fogo e a sombra de sua época." (Pablo Neruda - Confesso Que Vivi)

Brasilidade. Os dicionários registram, invariavelmente, a qualidade ou caráter de quem é brasileiro ou daquilo que é próprio do povo brasileiro. Assinalam, ainda, que a brasilidade é um sentimento de patriotismo em relação ao Brasil. Para um povo, qualquer que seja o povo desse mundo de meu Deus, reconhecer o que de peculiar lhe dá sustância (tutano) enquanto grupo social, enquanto etnia é tudo. Para o povo brasileiro, especialmente, é a celebração do ser social. Está na Alma. Inefável... Não tem Nome... Indizível!

Lesa-pátria. Os dicionários registram, invariavelmente, a atitude de quem trai a pátria e seu povo. Assinalam, ainda, a ação de quem, tendo a índole de seu povo, atenta contra a soberania, a segurança e o bem-estar da etnia a que pertence. Para um povo, qualquer que seja o povo desse mundo de meu Deus, reconhecer que existem os que assim procedem é triste. Para o povo brasileiro, especialmente, descobrir a existência de tais criaturas é lastimável. Escalpela a já sofrida alma brasílica. Estileta as primevas nações indígenas e todos os que, tendo sido arrastados "por caminhos nunca dantes navegados", fecundaram esta bela Nação. Do Blog Terra Brasilis

Um comentário:

reginaldo gadelha disse...

Duvido que vc se eleja, até pq nem o pt nem o pmdb nem a população estão coesos com sua candidatura.
Pessoalmente acho sua candidatura sem próposito, sem base, sem fundamentos, criada pelo lulla como se ele fosse o dono do pt.
Não veio de baixo para cima, fez o caminho oposto e, isso não vai dar certo.
Há tb o fato de vc ser uma pessoa sem humor, claramente antipática.
Claro que vc vai perder, vai ser premiada com um cargo "filé" num país qualquer e, vai encerrar sua carreira política ( que na verdade nunca aconteceu) sonhando que poderia ter sido eleita presidente.