sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dilma comemora queda em desmate e elogia ação de Marina

Marina Mello , Portal Terra


BRASÍLIA - Contrariando a tese de política que prioriza o crescimento em detrimento do meio ambiente, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, saiu em defesa nesta quinta-feira da questão ambiental, durante cerimônia do Programa Terra Legal.
De acordo com os dados do governo, entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7 mil km² de floresta. É a menor taxa anual de desmate já registrada desde o início do levantamento, em 1988. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 km². No longo discurso, a ministra elogiou o programa que tem o objetivo de legalizar terras públicas na Amazônia Legal. "Estamos num momento muito especial, o Brasil vem de longa data fazendo seu dever de casa, com a conferência de Copenhague, com ações afirmativas mais fortes, com o objetivo de reduzir a até 80% do desmatamento com este programa Arco Verde Terra Legal. Devemos nos orgulhar que o Brasil dá este passo também para garantir que as relações entre os três entes federados sejam tão eficazes. Quero dar um viva a esta parceria de desenvolvimento sustentável com geração de renda", afirmou.
Considerada rival da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que teria deixado a pasta pelas pressões econômicas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), comandado por Dilma, a chefe da Casa Civil elogiou a Operação Arco de Fogo, coordenada por Marina, com participação do Ibama e da Polícia Federal. "A operação Arco de Fogo mobilizou a Polícia Federal e o Ibama para coibir e reprimir para reverter as taxas de desmatamento. Acho que não podia ter só a proposta que pura e simplesmente reprimisse o desmatamento. Era também necessário garantir que fosse dado alternativa para a exploração sustentável que gerasse renda, oportunidades, condições de vida para as populações que vivem nestes municípios", disse.
Governo anuncia o menor desmatamento da história
Taxa em 2008/2009 foi de 7.008 km2, a mais baixa desde o início das medições, em 1988
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - Num evento com a presença do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o governo anunciou ontem a menor taxa anual de desmatamento na floresta amazônica desde 1988, quando a medição começou a ser feita.

Nenhum comentário: