domingo, 15 de novembro de 2009

FHC decide reconhecer oficialmente filho que teve há 18 anos com jornalista

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu oficializar o reconhecimento do filho que teve coma jornalista Mirian Dutra, da TV Globo. Tomas Dutra Schmidt tem hoje 18 anos. O tucano já consultou advogados e via. jou na semana passada a Madri,onde vive a jornalista, para cuidar da papelada. A Folha falou com FHC no hotel Palace, na Espanha, onde ele estava hospedado. O ex-presidente negou a informação e não quis se alongar sobre o assunto. Disse que estava na cidade para a reunião do Clube de Madri. Mirian também foi procurada Pela Folha, que a consultou a respeito do reconhecimento oficial de Tomas por FHC. "Quem deve falar sobre este assunto é ele e a família dele. Não sou uma pessoa pública", afirmou a jornalista.
O ex-presidente e Mirian tiveram um relacionamento amoroso na década de 90, quando ele era senador em Brasília. Fruto desse namoro, Tomas nasceu em 1991. FHC e Mirian decidiram, em comum acordo, manter a história no âmbito privado, já que o ex-presidente era casado com Ruth Cardoso, com quem teve os filhos Luciana, Paulo Henrique e Beatriz. No ano seguinte, a jornalista decidiu sair do Brasil e pediu à TV Globo, onde trabalhava havia sete anos, para ser transferida. Foi correspondente em Lisboa. Passou por Barcelona e Londres e hoje Trabalha para a TV em Madri. Quando FHC assumiu o ministério da Fazenda, em1993, a informação de que ele e Mirian tinham um filho passou a circular entre políticos e jornalistas.
Procurados mais de uma vez, eles jamais se manifestaram publicamente. Em 1994, quando FHC foi lançado candidato à Presidência, Mirian passou a ser assediada por boa parte da imprensa. E radicalizou a decisão de não falar sobre o assunto para, conforme revelou a amigos, impedir que Tomas virasse personagem de matérias escandalosas ou que o assunto fosse usado politicamente para prejudicar FHC. Naquele ano, a colunista se encontrou com ela em Lisboa e a questionou várias vezes sobre FHC. "Nem o pai do meu filho pode dizer que é pai do meu filho", disse Mirian.
Em 18 anos, o ex-presidente sempre reconheceu Tomas como filho, embora não oficialmente, e sempre colaborou com seu sustento. Nos oito anos em que ocupou a Presidência, os dois se viam uma vez por ano. Tomas chegou a visitá-lo no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Depois que deixou o cargo, FHC passou a ver o filho, que na época vivia em Barcelona, com frequência. Mirian o levava para Madri, Lisboa e Paris quando o ex-presidente estava nessas cidades. No ano passado, FHC participou da formatura de Tomas no Imperial College, em Londres. Neste ano, Tomas mudou para os EUA para estudar Relações Internacionais na George Washington University.
Do blog do Noblat
Foi no apartamento de Brasília de José Serra que Fernando Henrique e Míriam se encontraram várias vezes. Ele, presidente. Ela, funcionária da TV Globo na Europa.
Isso tem nome, Serra era o alcoviteiro

7 comentários:

Daniela disse...

Desculpe perguntar,mas o que é que eu tenho haver com isso?
Ou vc?
Ou qualquer outra pessoa?
Assunto privado.
Assim como ter casado descasado,trído seu marido é problema seu, de mais ninguém.

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar: quem bancou por 18 anos o "sumiço" do filho bastardo de FhC com a jornalista da Globo? Foi o Daniel Dantas? O Marcos Valério? A Fundação Ford? Papai Noel? Serra aceitará ser "boi de piranha"? CPI JÁ!!!!!!

Fernando Andrade disse...

A pergunta que não quer calar: quem bancou por 18 anos o "sumiço" do filho bastardo de FhC com a jornalista da Globo? Foi o Daniel Dantas? O Marcos Valério? A Fundação Ford? Papai Noel? Serra aceitará ser "boi de piranha"? CPI JÁ!!!!!!

Anônimo disse...

Desculpe perguntar, Daniela, mas no caso Renan e Mônia e também Mirian x Lula, apesar de Lula ter reconheido a filha oficialmente, tão massacrado pela grande imprensa, alguém tinha alguma coisa a ver? Ali não era assunto privado também? Ou são dois pesos e duas medidas? Luciana.

Jebb, Nova York - EUA disse...

Para DANIELA:

FHC decide reconhecer oficialmente filho que teve há 18 anos com jornalista...O CARA EXILOU O PRÓPRIO FILHO..18 ANOS NO EXÍLIO!
Eu ainda não li a reportagem completa, mas acho que o caso é pior do que o de Renan Calheiros. Porque a informação de que FHC tivera um caso com uma jornalista da Globo que resultou num filho ilegítimo sepultaria suas chances eleitorais em 94, 98 e poderiam até provocar um escândalo que resultaria no seu afastamento da presidência. Sou um cidadão comum que se pergunta: como será que a presidência foi exercida com esta "dívida" junto à Globo, devido ao abafamento do caso? No caso Renan, a grande acusação inicial (não comprovada) era de que sua filha (reconhecida) era sustentada por empreiteira. No outro caso, a mãe foi mantida na Europa como funcionária da Globo... Este caso expõe com clareza a íntima e parcial relação da mídia-PIG com certos partidos e políticos. A mídia não apóia a oposição, é a oposição que representa o braço político da mídia. Um dia o povão descobre que esta cobnversa de quarto poder está mal explicada: que raio de poder é esse? Quem o outorgou? Eu não gosto do PIG, por acaso alguém do povo elegeu algum representante neste quarto poder? Tá certo, a vida do cidadão FHC não é da conta de ninguém, mas o fato envolve a Globo...RABO PRESO COM A GLOBO, agora sei quarto poder!

Acho que continuam apresentando aos leitores um tema moralista com essa história do filho de FHC. A questão não é moral: era e é uma questão política, porque divulgar o romance e o filho não assumido arriscavam as pretensões presidenciais de FHC.

E mais, era e é uma questão de Estado, porque indica a dependência de FHC de uma empresa concessionária de mídia, a Globo, que se dispõe - em troca de quê? - a transferir e sustentar uma jornalista em um posto na Espanha durante quase 20 anos, e cujas pobres reportagens aparecem umas 2 ou 3 vezes por ano.

O fato mostra a recorrente promiscuidade, que se torna até intimidade amorosa, entre a mídia e os políticos.

Sei não... suspeito de que estejam preparando caminho, e "limpando", por assim dizer, a barra de FHC previamente, para um escândalo (ou ameaça de) envolvendo a vida pessoal de alguém importante.

Tomara que eu esteja errada quanto a essa última cartada. Serra e Aécio têm telhado de vidro. Mais quem?

Anônimo disse...

Isto mostra o caráter do FHC, pois esconder um filho, não reconhecer, não dar carinho e ainda por cima manter este filho financeiramente sem declarar isto, com certeza já há ai um crime, pois é preciso saber com que dinheiro se mantinha este bastardo, com certeza deve ter dinheiro publico na jogada.
FHC traiu a Ruth e posava junto dela com ar de bom moço,hahahaha.

O TERROR DO NORDESTE disse...

O anônimo das 12:22 está corretíssimo.Vai ver que Daniela foi uma das primeiras a criticar Lula e Renan.Hipocrisia tem limites.