segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Presidente da OAB compara Arruda a Fujimori e defende impeachment

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Depois de a OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal) defender o impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), agora a OAB nacional também afirma que o democrata deve ser afastar do cargo. O presidente da OAB nacional, Cezar Britto, disse neste domingo que a imagem de Arruda recebendo propina leva à necessidade de impeachment.

Oposição avalia ir à Justiça para afastar Arruda, vice e aliados
Líder do DEM na Câmara endurece discurso contra Arruda
Painel: Para DEM e PSDB, situação de Arruda é crítica
Vídeo mostra governador do DF recebendo dinheiro

"A imagem do governador sentado em uma cadeira recebendo um pacote de dinheiro é devastadora", afirmou Britto.

O presidente da OAB comparou o caso Arruda com o episódio de corrupção que envolveu Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, que em 2001 foi condenado a mais de sete anos de prisão por repassar recursos ilegais ao então chefe de inteligência peruano Vladimiro Montesinos.

Britto classificou as denúncias de "extremamente graves". O presidente da OAB disse que vai passar o domingo lendo o inquérito da Polícia Federal contra o governador e, amanhã, se reúne com a OAB-DF para decidir uma estratégia conjunta de atuação.

A Folha teve acesso no sábado (28) a cinco DVDs, entre os quais um que mostra Arruda recebendo dinheiro. O vídeo foi feito pelo então presidente da Codeplan (empresa do DF), Durval Barbosa --que era, até sexta-feira (27), secretário de Relações Institucionais de Arruda.

Nenhum comentário: