sábado, 2 de janeiro de 2010

Boris Casoy: desculpas que não convencem

Por DiAfonso*
Por ter exposto o seu modo preconceituoso de ver os garis (AQUI), Boris Casoy se viu forçado a pedir desculpas publicamente àqueles que, do "alto de suas vassouras", fazem um trabalho digno: limpar as ruas. Com um inconsistente pedido de desculpas, o jornalista da Band pretendeu passar uma borracha no que setores da mídia consideraram uma simples gafe. Para Boris, o que foi proferido no intervalo do Jornal deve ser relegado a "... uma frase infeliz que ofendeu os garis..." e, desse modo, só lhe restava pedir "profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band".
Alguém poderia afirmar que ele se desculpou e isso já seria o bastante para esquecer o episódio, pois errar é próprio da condição humana ou coisa do gênero. Evidente que estamos sujeitos, como humanos que somos, a cometer impropriedades com o outro, porquanto, muitas vezes, os preconceitos existem adormecidos dentro de nós e deles não nos apercebemos até o momento em que eles se manifestam com cara de sono.
A questão é: em que esse brevíssimo pedido de desculpas (ver vídeo abaixo) muda a abjeta atitude do apresentador e o que ele parece alimentar em sua alma elitista e cheia de "dignidade"? A meu ver, nada. Não muda nada. O que o "âncora" do Jornal da Noite expôs nos bastidores do programa jornalístico sob o seu comando constitui-se, de fato, numa odiosa e desprezível visão contra determinada classe social. Um permanente e visceral ódio de classe foi o que Boris realmente expressou com sua "frase infeliz". Não foi um comentário recheado de inocência.
Para que não fique a ideia de que não sabemos perdoar o erro do outro, devemos nos perguntar: e se o microfone não estivesse aberto e a sanha preconceituosa de Boris não tivesse vindo a público? Haveria pedido de desculpas? Eu, particularmente, tenho minhas profundas dúvidas de que isso viesse a ocorrer...
Reflitam sobre o que disse Boris Casoy à Folha e tirem suas conclusões:
"Foi um erro. Vazou, era intervalo e supostamente os microfones estavam desligados"
* Editor-geral do Terra Brasilis.

17 comentários:

RMS disse...

"ISSO É UMA VERGONHA!" Boris Casoy. Infelizmente ainda somos reféns de informações transmitidas por "seres" como esse. Se ele pensa isso das pessoas que limpam o lixo que ele produz, imagine o que ele não pensa de seus telespectadores! Pior, imagine o conteúdo das informações e opiniões que esse indivíduo divulga! Se você assiste o Jornal da Band, tome cuidado, pois o preconceito está implícito! Abraços e feliz ano novo a todos!

retrato pra iaiá disse...

Comentário inadmissível vindo do nosso queridíssimo Boris Casoy, desculpas são insuficientes. É indignante sabermos que a notícia "limpa e clara" é transmitida por pessoas com opiniões preconceituosas como a dele. Espero que ele tenha um ótimo princípio de ano lá do alto de seu trono. Um bom ano à todos.

Anônimo disse...

Errar é humano e pagar pelo erro também é humano, portanto o que se precisa é meter um processo nesse repórter preconceituoso pois ele não disse apenas uma frase, ele demonstrou toda a sua discriminação pela classe mais baixa da sociedade.
A band tem que mandar esse cara embora.

Andre de P.Eduardo disse...

Um texto muito bom aqui sobre o Boris

http://lcacoman.blogspot.com/2010/01/o-discurso-do-preconceito-e-escoria-da.html

Andre de P.Eduardo disse...

Ops errei o link; o texto é esse abaixo

http://lcacoman.blogspot.com/2010/01/chiliques-bocais-boris-casoy-acima-de.html

Julio Falcão disse...

Boris é canalha.

Isso não foi ato falho. Foi a mais pura demonstração do que ele é e do que ele pensa.

Perfeito representante da elite brasileira.

Não deveríamos mais consumir os produtos dos anunciantes que lhe garantem espaço para que ele se manifeste. Boicote já.

Abraço, meu camarada DiAfonso,um grande 2010 para você e para a turma do Blog da Dilma.

Zeno - P.A.Z. disse...

Como é fácil criticar e ironizar os supostos erros do Governo Lula. Mas esse erro não foi suposto, eu ouvi! Então, macaco olha seu rabo. E pare de dizer besteria quando está no ar também, com essa cara de broa requentada e cheia de soberba.

carine disse...

Gostaria de deixar explícito minha indignação e decepção com Boris Casoy, que não mais classifico como apresentador de telejornal, mas como humorista de mal gosto.
Gostaria também de lembrar que na infância, o caçula imigrante filho de judeus após uma poliomielite, sofreu preconceito de colegas e amigos. Mas acho que de nada serviu. Ele também deve ter esquecido que os garis são de extrema importância na manutenção da limpeza e estética das cidades.
Boris, vou colocar você em um lugar sem gari, ligar pra Deus e mandar chover muito pra você morrer afogado, junto com os seus bordões de muito mal gosto
SEU PRECONCEITUOSO RIDICULO
VOCÊ PRA MIM É MAIS QUE UMA DECEPÇÃO, É UMA "VERGONA" NACIONAL, SE É QUE AINDA É DIGNO DISSO.
DESCULPAS DE NADA SERVEM, AFINAL, O BRASIL NÃO SABIA QUE VOCÊ É PODRE SE NÃO FOSSE O AUXILIO DOS MICROFONES.

João disse...

Pior do Casoy dizer isso sobre os garis, que realmente foi muito grave, é a Dilma querendo ser presidenta, ou melhor testa-de-ferro do Lula.

Anônimo disse...

BORIS A SUA INGNORANÇIA TE APUNHALOU PELAS COSTAS, A CLASSE POBRE DO BRASIL REPUDIA ESSE TIPO DE ATITULDE, ELES NAO So lixeiros não seu idiota, são cidadões honesto q estao ali para limpar a porta da sua casa seu porco.
FORA BORIS DA TV BRASILEIRA…
O ENGRAÇADO E QUE A BAND NÃO PUBLICOU EM SEU SITE A MATERIA…QUE FEIO……..

Profdiafonso disse...

Ô, seu João,

Você tá delirando, cumpadi?!?! Que comparação, héin?!?! O que tem a ver um ato de mau-caratismo e preconceito vindos do Bóris e o direito legítimo de uma mulher se candidatar à Presidência da República?!?! Acho que você precisa pensar melhor antes de dizer a besteira que disse.

Abração!

Anônimo disse...

AGORA QUERO VER SE OS CARAS DO CQC VÃO TER CORAGEM DE POR ESTA GAFE DO BÓRIS NO TOP FIVE. DUVIDO!!!!!!!

Anônimo disse...

É UMA VEGONHA, o comentário infeliz feito pelo jornalista Casoy. O seu pedido de desculpas não convence nínguém. O seu posicionamento de homem ético e moralista não passa de uma imagem "falsa", uma representação construída pela mídia.
Sr. Casoy, você não é digno para estar frente as câmeras de televisão. Não se sinta o máximo, qualquer um pode ter a capacidade de ser "falso", não é preciso ética e moral, basta que tenha conhecimento para enganar os outros. Mas o povo brasileiro a quem o senhor ofendeu,juntamente com esses dois garís tem a resposta para você.
CUIDADO, ESTAMOS DE OLHO!

Fernando (rib.preto) disse...

Vergonha na cara! Isto é Boris Casoy!

Acesse meu blog:

www.comexinteligente.wordpress.com

Post:Vergonha na cara! Isto é Boris Casoy!

Unknown disse...

BORIS CASOY O SENHOR É UMA VERGONHA, TODO MUNDO SABE A SUA LIGAÇÃO COM A ELITE BRASILEIRACOMO O SENHOR JOSÉ SERRA,EIKE BATISTA ENTRE OUTROS. O SENHOR DEVERIA SER VARRIDO POR AQUELES GARIS PQ O SENHOR É UM LIXO.

luiz de matos disse...

Nos bastidores da TV Bandeirantes Em 2008, Casoy foi contratado pela TV Bandeirantes e manteve suas posições direitistas. Ele é um inimigo declarado dos movimentos grevistas e detesta o MST. Não esconde sua visão elitista contra as políticas sociais do governo Lula e alinha-se sempre com as posições imperialistas dos EUA nas questões da política externa. O vazamento do vídeo em que ofende os garis confirma seu arraigado preconceito contra os trabalhadores e tumultuou os bastidores da TV Bandeirantes. Entidades sindicais e populares já analisam a possibilidade de ingressar com representação junto à Procuradoria Geral da República. Como ironiza Beto Almeida, presidente da TV Cidade Livre de Brasília, seria saudável o ?Boris prestar serviços comunitários por um tempo, varrendo ruas, para ter a oportunidade de fazer algo de útil aos seus semelhantes?. Também é possível acionar o Ministério Público Federal, que tem a função de defender os direitos constitucionais do cidadão junto ?aos concessionários e permissionários de serviço público? ? como é o caso das TVs. repassem quandos email puderem boicotando o jornal do boris

Anônimo disse...

Ótima posiçao sobre o assunto. É ridiculo tratarem o assunto como "gafe", gafe é falar de boca cheia, perguntar ao filho velando a mãe se está tudo bem...o que ele fez foi VERGONHOSO, aproveitando seu bordão, e não se resolve com um pedido forçado de desculpas. Deveria sim ser processado! "Do alto" de sua arrogância, mostrou-se ser um ser-humano desprezível. E o pior, com certeza muitos jornalistas da globo, sbt e outras emissoras com certeza cometeram atos parecidos, só não os vimos.