quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Cinismo do Jornalista, "Poeta" e "Escritor" José Nêumanne Pinto

José Nêumanne Pinto: dublê de poeta e escritor

Por DiAfonso*

Jornalista com larga experiência a serviço do desserviço informativo, o paraibano José Nêumanne Pinto é um sujeito arrogante, boçal, onipotente e dado a percutir o discurso nefasto da elite branca paulista e daqueles a quem ele próprio bajula. É dado, sobretudo, a chacotear e a tripudiar daqueles que não integram o grupo de seus serviçais bajuladores. Com Lula, com o PT e, recente e intensamente, com a Ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, o nível dos comentários é de uma lástima que beira o absurdo. Descarado e, muitas vezes, usando de uma retórica empolada, o jornalista Nêumanne Pinto vai se consagrando como uma figura asquerosa e de pouca valia para quem exercita o senso crítico e compreende as relações entre forças sociais como um embate no qual as ideias devam se sobrepor ao cinismo.

No seu comentário de hoje (13/jan/2010), ele exacerba o seu descaramento e sua verve desinformativa ao falar sobre a "Política Nacional de Direitos Humanos do governo LULA". Além de demonstrar uma explícita parcialidade, a partir de uma interpretação tendenciosa do PNDH, José Nêumanne Pinto (1) invoca a presença "patriótica e impoluta" dos militares, ao indagar por onde eles andam. Serão saudades neumannianas da Ditadura?!? (Assista ao vídeo abaixo)



Mas o Nêumanne não esgota suas facetas fazendo um jornalismo terrorista e mentiroso. Ele é, também, "poeta" e "romacista" (Membro da Academia Paraibana de Letras)! Se não acreditam, caros leitores, leiam e se deleitem com um fragmento de sua produção poética "Ode ao pó":

"Açúcar é assim:
brilho vermelho na melancia,
mancha verde na uva-itália
e na maçã verde,
mas todo branco quando só
e branco inteiro enquanto pó
(força de fortes
droga de débeis).
Gelado e molenga
no sorvete de açaí;
a cara-metade do caramelo,
embebido em compressas,
tostado em fogo lento.
Há açúcar na polpa
e açúcar na papa.
Há açúcar do engenho,
de forno e fornalha." (2)

Toca a alma, não?!?! Que lindo, que bonitinho... Emociona, faz o leitor refletir profundamente sobre a alma do açúcar e sua consubstanciação na própria alma humana... É preciso abrir o coração para a leitura de tão arrebatador poema e deixar-se levar rumo a uma deslumbrosa planície em que se descortinam os voos rasantes de multicoloridas borboletas menstruadas. Se ainda não creem, caros leitores, em tal abdução poética, perguntem aos tais serviçais bajuladores desse grande nome da literatura brasileira, quiçá universal. Eles, certamente, irão "direto ao assunto" e confirmarão a gandiosidade desse poeta que, com suas penas, rabisca o insondável dos seres e comove o universo.

(1) Para se inteirar sobre a curiosidade quanto ao nome Nêumanne, clique AQUI.
(2) Para ler o poema neumanianno na íntegra, clique AQUI.

* Editor-geral do Terra Brasilis

9 comentários:

psb disse...

Muito ruim esta materia, ainda indicar o sit deste pé de frangouim colocar esta mumia no blog da Dilma.


até a vitória sempre

J Silveira disse...

Caros companheiros, não é de agora que o comentarista do SBT está radicalizando, no dia 09, agora assisti um de seus comentários em que evoca a volta dos milicos. Peço que leiam o post que fiz a respeito: http://lcacoman.blogspot.com/2010/01/saudades-dos-milicos-neumanne-pinto-na.html
Grato. Luiz. Adicional Contradicción

Unknown disse...

Esse traste não é gente, é um verme rasteiro e gosmento. A bem da verdade é um bosta.

Profdiafonso disse...

Caro psb, bom dia!

Acredito que vocÊ não tenha entendido adequadamente o objetivo do artigo e a ironia quanto ao fato de o José Nêumanne Pinto ser metido a "poeta". No que diz respeito às indicações dos links no pé de página, isso é uma prática comum e que deve ser mantida. O leitor que desejar verificar ou se aprofundar vai às fontes. Outra coisa, o site não é do José Nêumanne Pinto: a primeira informação é da Wikipedia e a segunda do Jornal de Poesia.

Abração!

psb disse...

Grande Diafonso,

Eu entendi a finalidade da materia, so que penso que não devemos publicar foto destes idiotas no nosso blog,

Eu não vejo o jornal da band para não ter que ver a cara do Boris ai imagina chegar aqui e encontrar um video dele.

Da forma que foi colocado o texto ele deve ter gostado acabou sendo uma propaganda do Pé de Frango.

Cade os meus adesivos que ainda não chegaram se possivel manda uma bandeira junto


até a vitória sempre

Gladimir disse...

Este "jornalista" não influencia ninguém, senão pela falta de credibilidade,por isto: o jornalismo do SBT tem audiência perto do ZERO!
* O da Band/Casoy/Gandra/Mitre e asseclas, também!
* Só falta a Globo chegar a este nivel, para que se possa dizer que o Brasil tem uma Imprensa séria.

Francisco Andrade disse...

Esse nojento vai apodrecer nas merd..do PIG, na boca do psdb, dem com panetone. Meu Deus "ditadura=cafée pequeno?" e ainda convocar os militares para uma nova Revolução(?) Militar.É louco. É malvado. Mente infernal, lugar dos administradores do PIG. Atenção! Os maus existem de verdade! Desconfiem desse morto-vivo. E vamos mostrar a esse peste, a verdade do Dhammpada:"A consciência plena é o caminho da imortalidade. A negligência, o caminho da morte. Os vigilantes nunca morrem. Os negligentes vivem mortos".

E (re)-afirmo: esqueça esse verme. E ele mesmo colherá a a maldade e a mentira!!!!

Profdiafonso disse...

Caro psb, boa tarde!

Não vamos nos centrar do fato do "gostar ou não da matéria", afinal de contas, é um direito que assiste ao leitor, certo?!?! Isso é ponto pacífico para mim.

Agora quanto a postar imagens "destes idiotas", como Serra, Aécio Neves, Sérgio Guerra, Arthur Virgílio e outros mais, é necessário, amigo. É necessário para mostrar quem são esses mequetrefes de plantão. Como sou co-editor do Blog da Dilma, sigo as orientações do Editor-geral Daniel Pearl. Caso haja uma linha editorial em que não se deve postar as tais imagens, acatarei sem problema algum.

No tocante à possibilidade de o texto ter se transformado numa "propaganda do Pé de Frango", há um equívoco. O equívoco reside, exatamente, em não se perceber a fina ironia quanto aos dotes poéticos do jornalista José Nêumanne Pinto. Uma leitura atenta nos levará ao entendimento de que ele é um "poetinha de merda" tanto quanto é um jornalista medíocre, porque parcializa e partidariza seus comentários.

Um grande abraço, Cumpadi! E ATÉ A VITÓRIA!

ps. Quanto aos adesivos, eles estão sendo providenciados e, em breve, estarão à disposição.

Anônimo disse...

Este Neumane está ultrapassado nos seus comentários, pois enquanto o mundo todo está preocupado em manter a democracia este idiota tenta incentivar os militares, totalmente descabido o comentário delee, eu acho que com isto o SBT perde audiência, pois ouvir este tipo de comentário é melhor nem assistir á tv.