Em maio de 2009, o Programa Luz para Todos atingiu a meta de levar energia elétrica gratuitamente a 2 milhões de famílias em todo o Brasil. Desde então, o programa do Governo Federal, criado em 2003, continuou a beneficiar outras famílias do meio rural. Hoje, o total de brasileiros que já saíram da escuridão, graças ao programa, já chega a mais de 11,1 milhões de brasileiros . (leia a íntegra)
2 comentários:
OURO FINO-MG: População rural ainda continua sonhando com o ?Luz para Todos? O Programa Luz para Todos, que tem por finalidade atender a população residente no meio rural brasileiro, até o momento não chegou em muitas das comunidades rurais de Ouro Fino-MG, município localizado no Sul de Minas Gerais. Não dá nem para crer que ainda haja lugares sem energia elétrica na zona rural desta Cidade, pois existe sim, podem acreditar, no município de Ouro Fino-MG , muitos ainda nunca foram contemplados com o LUZ PARA TODOS, um conjunto de ações lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A falta de eletrificação vem estimulando muitos moradores residentes em algumas comunidades a migrarem para a cidade, por não acreditarem mais que um dia poderão usufruir do conforto da energia elétrica. Outros, entretanto, continuam residindo no campo, apesar de não contarem mais com essa possibilidade. Alguém diz: ?Sei que vou morrer e não vejo a luz elétrica chegar aqui. Já cansei de ouvir promessas. Não acredito em mais nada?. A falta de eletrificação rural exclui as crianças do mundo digital, pois elas crescem como antigamente, sem o hábito diário de usar a funcionalidade de um computador, de ver uma lâmpada acesa ou uma imagem de TV. Para alguns moradores, se trata de castigo e desprezo por parte dos políticos. ?Há muito tempo a energia deveria ter chegado por aqui, mas continuamos castigados, mesmo com tantas cobranças e reclamações, dizem com tristeza. Realmente, as melhorias não estão sendo socialmente distribuídas para a população de tantas comunidades do município de Ouro Fino-MG, tudo em função da falta de energia elétrica, aprofundando assim as diversas condições de exclusão e desigualdade sociais. Uma dessas formas é, sem dúvida, a ?exclusão digital?. O brilho das luzes não deveria estar restrito somente na cidade, que tem energia elétrica e, através dela, tudo o que a civilização pode oferecer como rádios, tevês e aparelhos eletrodomésticos, principalmente a famosa geladeira. Porém a ausência de eletrificação rural na região rural de Ouro Fino-MG impede agricultores de mecanizar agricultura e se beneficiar da tecnologia. Muitos da comunidade rural reclamam a falta de atenção dos governantes para com eles.. Dimarzio V. Gomes-Sítio Elohim-Zona Rural do Feijoal-Ouro Fino-MG
o programa luz para todos chegou na minha cidade(Rio Preto, Minas Grais) só não vai ser colocado na minha propriedade rural.Fiz todas as inscrições e hoje tive a notícia que o meu vizinho que dista 50 metros da minha casa terá luz;o vizinho do lado também e nós continuaremos no escuro.Se é para todos inclua-nos, mas se for para alguns, ficaremos de fora? Por quê?
Postar um comentário