segunda-feira, 8 de março de 2010

DIRETO DE CUIABÁ, MATO GROSSO!

SILBENE, UMA MULHER DIRIGENTE PARTIDÁRIA!

Silbene Santana de Oliveira

Assistente Social

Dirigente Estadual PT-MT

GUERRILHEIROS VIRTU@IS - Por que as mulheres devem participar das instâncias de poder, como exemplo nos partidos políticos, sindicatos, associações de moradores, conselhos, etc?

Silbene: Porque as relações estabelecidas é uma forma de exercitar o chamado “processo de tomada de decisão”, é o espaço ideal para estabelecer a luta pela superação da opressão de raça, gênero e classe. É o espaço, em que, para haver democracia é preciso romper com os privilégios e construir relações fundadas na efetiva igualdade (... é uma luta cotidiana).

Participar das instâncias de poder é uma das possibilidades de encurtar o caminho que nos separam dos espaços de poder, por exemplo, no Legislativo ou no Executivo.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS - Por que o PT deve estimular a participação das mulheres nos processos de disputa pelo poder?

Silbene: Porque somente com a efetiva participação das mulheres nos espaços de poder, daremos passos concretos para avançar na luta por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático, enfim, a tão sonhada igualdade de oportunidade.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS - Qual o papel da mulher petista na disputa eleitoral de 2010?

Silbene: Para nós, mulheres petistas, que participamos, e em certos momentos fomos protagonistas nas lutas em diferentes momentos da hsitória pela conquista e ampliação de direitos, hoje, estamos diante de um imenso desafio, eleger nas eleições de 2010, a primeira mulher presidente deste país, a companheira Dilma Rousseff do PT, para dar continuidade às ações do governo Lula, que reduz desigualdades sociais e regionais, que amplia o investimento público, fortalece o papel indutor e planejador do estado, gera mais empregos e distribui renda, fortalece a saúde, a previdência e o ensino público, exerce uma política externa que fortalece a soberania e a integração continental. Eleger companheiras e companheiros governadoras (es) ou vice-governadoras (es), senadoras (es), deputadas (os) federais e estaduais comprometidas (os) com este projeto que está sendo desenvolvido pelo nosso governo Lula com apoio dos partidos aliados.


GUERRILHEIROS VIRTU@IS – Você concorda que “mulher deve votar em mulher”?

Silbene: O discurso de que mulher deve votar em mulher, assim como o negro em negro, deficiente em deficiente, homossexuais em homossexuais, jovem em jovem, etc. por si só, é falso, pobre e a-crítico, pois, se assim o fosse, então, a Dilma poderia ser candidata pelo PSDB ou DEM que as mulheres deveriam votar nela? Veja o exemplo da governadora Yeda Crusius do Rio Grande do Sul, ela é mulher e nem por isso está desenvolvendo um governo democrático e de inclusão. Vamos votar na Dilma porque ela representa o projeto do Brasil que dá certo, do Brasil de Todos e Todas!

Nenhum comentário: