segunda-feira, 19 de abril de 2010

Coordenador da campanha de Dilma vê mensagem pró-Serra em jingle da Globo

RANIER BRAGON
da Sucursal de Brasília

O responsável por coordenar a campanha de Dilma Rousseff (PT) na internet, Marcelo Branco, disse hoje pela manhã em seu Twitter que o jingle de comemoração dos 45 anos da TV Globo embute, de forma disfarçada, propaganda pró-José Serra (PSDB).

"Eu e toda a rede", escreveu Branco em resposta ao comentário de que estaria enxergando na peça mensagem subliminar de apoio ao tucano.

De acordo com Branco, que corrobora tese difundida em sites de apoio ao PT, a mensagem estaria embutida no "45", o número do PSDB, e em frases do jingle como "todos queremos mais", o que seria, de acordo com os petistas, referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura.

Desde a noite de ontem, a Globo passou a veicular campanha em que atores, jornalistas e apresentadores da emissora comemoram os 45 anos em que a TV está no ar, data a ser completada na próxima segunda feira. O vídeo pode ser visto aqui. (http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2010/04/filme-com-elenco-da-globo-marca-comemoracoes-de-45-anos-no-ar.html

Em determinado trecho da peça, os atores falam: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais."

A reportagem procurou a assessoria da Globo para comentar as declarações de Branco, mas o ramal da emissora não atendeu por volta das 12h30.

3 comentários:

Claudio Kirsten disse...

Como concessão do estado, as emissoras de televisão aberta deveriam ser neutras no processo eleitoral. Para evitar o que está acontecendo, isto é, o franco favoritismo das TVs ao tucanato, capitaneada pela rede globo, sugiro que uma comissão de cada partido acompanhe a edição de todas as notícias e peças publicitárias que envolvam as candidaturas e só sejam veiculadas aquelas que tenham sido editadas segundo o critério dessa comissão. Para não dar uma conotação de censura, essa tomada de decisão deve partir dos partidos políticos ou de decisão do judiciário.

Melinho disse...

E o PT não vai entrar com uma ação junto ao TSE para suspender essa propaganda explícita? Vai ficar tudo por isso mesmo?

Jaime Machado disse...

Não sei se será publicado, mas acho que está forçando um pouco a amizade. Não que a Globo não tenha feito isso em outros tempos, mas não vi nada, absolutamente nada. A referência ao número 45 é mera coincidência.