sexta-feira, 16 de abril de 2010

O PT é um Partido democrático - debate e participação são nossos fundamentos

O PT é um partido democrático. Por isso mesmo, as instâncias partidárias devem exercer seu papel: permitir o debate interno, analisar o contexto e decidir coletivamente. Nenhum (a) companheiro (a) é dono (a) de mandato ou dono (a) partido. O lugar próprio para debater e decidir é nas instâncias partidárias, sempre soberanas. É nelas que o partido se concretiza e se constrói, não nas páginas dos jornais, por mais plurais que pareçam ser.
Nosso Estatuto e o regulamento do PED são a prova de que todas opiniões participam dos debates, expressam seus pensamentos, alcançam representação nas direções e nas decisões de acordo com a proporção de votos que obtiveram. Não existem derrotados no PT. Formamos um corpo colegiado diverso, por isso mesmo, muito rico e forte. É verdade, também, que quem obtém a maioria em cada ponto de decisão e de direção tem o direito e o dever de conduzir a política do partido.
Todo (a) filiado (a) tem o legítimo direito de pleitear candidatura no partido. No PT jamais existiu candidatura nata. O PT nasceu no combate direto a esta criação do regime autoritário.
A leitura da atual conjuntura para as eleições de 2010 mostra que o companheiro Carlos Abicalil reúne todas condições, do ponto de vista político e eleitoral para representar o PT na chapa majoritária para o senado da república, no quadro de aliança que aprovamos no Encontro Estadual de Delegados (as) para definir a Tática Eleitoral, no dia 14/03.
Com serenidade, nós o apoiamos.
Por que a Prévia eleitoral?
Nós, apoiadores da pré-candidatura do companheiro Carlos Abicalil ao senado, defendíamos desde o primeiro momento que a definição do nome fosse no Encontro Estadual de Delegados (as), conforme orientou o Diretório Nacional do PT. Infelizmente não houve consenso. Por isso, no dia 18/04 realizaremos Prévia Eleitoral.
Atuação de Carlos Abicalil
Carlos Abicalil é uma das lideranças mais representativas do Estado de Mato Grosso e do Brasil, que muito nos orgulha por ser do PT.
No movimento sindical
O companheiro Abicalil esteve à frente do SINTEP e da CNTE, onde organizou e participou de inúmeras ações que procuravam forçar os governos federal e estadual a adotarem políticas públicas em favor da educação pública e dos direitos sociais. Começou sua trajetória política organizando o PT na base do movimento, em situações tantas vezes adversas.
Na Câmara Federal
No exercício do mandato de Deputado Federal:
- Considerou reivindicações históricas de sua categoria, como: Educação: aprovação em lei do Piso Salarial; - Diretrizes Nacional de Carreira; - O conceito de Educação como Direito Público e Universal; - Financiamento da educação básica em todas as suas modalidades; - Plano Nacional de Educação referenciado nas lutas dos trabalhadores; - Proposições sobre Sistema Nacional de Educação e lei de responsabilidade educacional; política de prevenção de saúde profissional, educação do campo, alimentação e transporte escolar, ensino médio integrado ao técnico, formação, direito à aposentadoria especial, profissionalização dos funcionários, entre tantas outras matérias.
- Coordenou a regulamentação das chamadas entidades filantrópicas nas áreas de educação, saúde e assistência social, pondo às demandas judiciais e fiscais de milhares de organizações que prestam serviços indispensáveis à garantia dos direitos;
- Relatou a recriação da SUDECO, apoiou a regularização dos municípios criados após o impedimento por lei complementar.
- Provê recursos para o programa esporte e lazer na cidade atendendo a 30 municípios, em expansão para 55 outros municípios neste ano.
- Apóia estruturalmente a expansão da UFMT, da UNEMAT e Instituto Federal.
- Mantém destacada atuação nas áreas de cultura, juventude e comunicação, coordenando as atividades regionais decisivas para a formulação destas políticas públicas.
- Defende incondicionalmente o PT e Governo LULA dos insistentes e recorrentes ataques da oposição e dos meios de comunicação a ela vinculados.
- Apóia os mandatos petistas, executivos e legislativas nas ações infra-estrutura, suporte institucional, recursos do orçamento da União e programas federais.
- Divulga e incentiva a divulgação das ações do Governo Lula para cada um dos municípios, organizações da sociedade civil, movimentos sociais articulados em MT.
- Dá suporte à construção do novo Hospital da UFMT.
- Atua decididamente na superação dos estrangulamentos na regularização fundiária e ambiental da agricultura familiar e da produção agroindustrial do estado.
- Único parlamentar de MT destacado nos últimos seis anos pela avaliação do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
- Coordenou a bancada federal de MT por três anos.
- É Vice líder do Governo Lula no Congresso Nacional.
Na presidência estadual do PT
Desde 2008, quando assumiu a Presidência do PT, o Companheiro Abicalil empenhou-se corajosamente no crescimento da organização partidária, indispensável para o grande êxito que obtivemos: elegemos 18 Prefeitos, 19 Vice-Prefeitos (as) e 110 Vereadores (as) em 77 Municípios de Mato Grosso. O PT está organizado em 140 dos 141 municípios do Estado e, ainda, participamos em mais de 100 municípios de administrações petistas e de coligação.
Somos mais de 23 mil filiados (as) em todo o Estado, crescemos, em menos de dois anos, 16%. Na sua gestão foram realizados encontros regionais com mais de 1500 filiados (as) participantes, setoriais - meio ambiente, educação, combate ao racismo, mulheres -, debates, participantes em congressos, organização da Secretaria da Juventude, constituição do coletivo de Formação Política do PT junto à Secretaria de Formação Política do PT.
Eleito novamente para a Presidência do PT – triênio 2010-2012, com mais de 60% dos votos, terá a tarefa de conduzir o Partido para eleger a companheira Dilma com vitória no Mato Grosso, já que nas eleições de 2006, por conta de uma leitura equivocada da conjuntura eleitoral, Lula perdeu no 1° e 2° Turnos em Mato Grosso.
O desafio das Eleições 2010
Precisamos eleger, em 2010, uma grande bancada. Só a vitória da Companheira Dilma não basta. Faz-se imprescindível assegurar a governabilidade. Para dar sustentação ao projeto nacional em disputa este ano, o Companheiro Abicalil é o nome mais qualificado, possui convicção e firmeza em defesa do projeto referenciado, demonstrada com extrema lealdade ao Governo Lula, nos momentos mais difíceis quando muitos petistas vacilaram.
Apoiar Abicalil significa ter um PT para todos e todas. Significa construir espaços de cidadania e de participação. Significa eleger na sua essência o modo petista de legislar e governar. Significa patrocinar a vida partidária dimensionada pela esperança, pela transformação e pela realidade de quem pensa junto, faz com e é autêntico. Significa capacidade de dialogar com outros partidos e suas lideranças, dar serenidade e segurança às alianças programáticas, criar um ambiente de construção das próximas e maiores vitórias do PT. Acesse:
http://www.carlosabicalil.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho essa luta entre petista no Mato Grosso um tanto fraticida, desagregador, gosto muito do dep. Carlos, mas, a senadora deveria continuar na disputa, até mesmo pra evitar uma divisão.
Prudencia.