Lula foi recebido no aeroporto pelo ministro do Exterior Manouchehr Mottaki (Crédito: Irna - Agência Estatal de Notícias do Irã)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite de sábado em Teerã, no Irã, para apresentar ao governo iraniano uma proposta conjunta do Brasil e da Turquia para um possível acordo sobre o programa nuclear do país e participar da reunião de cúpula do G15, um grupo de cooperação entre países em desenvolvimento não-alinhados.
Neste domingo, Lula deve participar de encontros a portas fechadas com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e com o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, entre outras reuniões com a comitiva brasileira e um encontro com o presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani. Lula e a comitiva presidencial foram recebidos no aeroporto em Teerã pelo ministro das Relações Exteriores Manouchehr Mottaki, que Lula deve voltar a encontrar no domingo.
A reunião do G15 começa na segunda-feira e reunirá representantes de 17 países da Ásia, África e Américas. Antes de embarcar para o Irã, em Doha, no Catar, Lula disse não entender o ceticismo da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre a possibilidade de o Irã mudar sua postura sobre o seu programa nuclear através do diálogo. Na sexta-feira, Hillary Clinton reafirmou o ceticismo dos Estados Unidos quanto às chances de sucesso no diálogo com o o Irã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário