quinta-feira, 20 de maio de 2010

O PIG deu uma dentro

Como sabido, não morro de amores pelo PiG, mas nesta parada eu concordo com seus sabujos.Espanta-me muito mais a infantilidade, a insanidade da direção do PT ao censurar um vídeo desses.Assisti ao vídeo na sua integralidade e não vi nada que depusesse contra o governo Lula, contra Dilma.É verdade que antes desse governo ninguém fazia um movimento desses.Mas também é verdade que tudo que está no vídeo é verdadeiro.Impossível negar que para se obter recursos em Brasília é uma verdadeira via-crúcis.Sempre foi e sempre será assim.Ao fim e ao cabo tal tipo de censura é um prato cheio para o PiG, para a oposição incompetente, sem voto e corrupta.Um amigo meu, eleitor de Marina, disse uma coisa certa:Dilma só perde essa eleição para ela mesma.E pelo andar da carruagem, Dilma e sua assessoria precisam melhorar muito.Eu, como militante do PT, não aceito mais que se repita o caso dos aloprados.Na primeira lambança que o PT fizer na época da eleição eu caio fora.
Defesa de prefeitos corruptos
Alana Rizzo e Ivan Iunes - Correio Braziliense - 20/05/2010
Os prefeitos montaram uma estrutura gigantesca para ouvir as propostas de três presidenciáveis. Mas o que marcou o encontro ontem foi o que deixou de ser mostrado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pedido da coordenação de campanha de Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, foi vetada a apresentação de um filme de três minutos. Temiam-se as críticas à falta de ação do governo para ajudar nas finanças municipais. Mas o que espanta no vídeo é a defesa sem pudores de prefeitos envolvidos em desvios de recursos públicos e ataques à Polícia Federal.
A produção, que ganhou os holofotes no penúltimo dia do encontro que reuniu 4 mil pessoas, aponta a burocracia do governo federal como razão para prefeitos cometerem crimes como desvio de recursos de obras públicas, fraudes em licitações e liberações irregulares de verba, que levaram administradores para a cadeia nos últimos anos. Trinta e três operações, entre elas Sanguessugas, Pasárgada, Navalha, Vidas Secas, são citadas no vídeo feito pela CNM. O diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa, que viu rapidamente as cenas, reagiu de pronto: “As dificuldades não autorizam extrapolar os limites da lei”, rebateu. “Se fosse assim, todo cidadão teria isso como regra”, rebateu.
O vídeo tem como mote a via-crúcis de um prefeito com o “pires na mão” pela liberação de verbas na capital federal. Entretanto, com a última parcela do recurso retida pela União, o chefe do Executivo municipal “desesperado” paga com recursos do orçamento as dívidas com empreiteiras. O resultado da “boa ação” dos prefeitos brasileiros é a prisão. A história em quadrinhos mostra o personagem no camburão e agentes federais recolhendo computadores. Em seguida, a manchete de um jornal e a lista de operações em que prefeitos foram presos.
O filme seria exibido como introdução à última pergunta feita aos três principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto. O descontentamento dos petistas com o filme da CNM foi explicitado durante reunião com assessores de Dilma, Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). A assessoria da ex-ministra da Casa Civil considerou o vídeo ofensivo ao governo federal e sustentou que não condiz com a verdade. Segundo participantes da reunião, os petistas chegaram a ameaçar excluir a participação de Dilma ontem e do presidente Luiz Inácio Lula Silva na cerimônia de encerramento hoje. Oficialmente, porém, a assessoria da pré-candidata negou ter feito a ameaça. A decisão final ficou a cargo da assembleia da CNM, composta por 31 integrantes, que optaram por excluir a produção do evento.

Defesa
Em entrevista coletiva, Dilma disse não ter assistido ao vídeo e defendeu a relação do governo federal com os prefeitos. “Antes, recebiam os prefeitos com cães e cassetetes. Não recebemos ninguém com pires nas mãos. Eles se referiam às emendas parlamentares individuais”, tergiversou Dilma.
Especialmente irritados com a exclusão do vídeo da agenda de debate, os tucanos classificaram a manobra petista como “autoritária”. O pré-candidato José Serra ironizou o receito dos assessores de Dilma em exibir a filmagem. “Eu não vi o vídeo. Me disseram que eu ia assistir e comentar, mas ele não passou não se sabe por que. Com ou sem vídeo, os prefeitos andam de pires na mão por Brasília. Em São Paulo e quando fui ministro da Saúde, eles não andavam com o pires na mão`, afirmou Serra.
NÃO TINHA NECESSIDADE:O PRÓPRIO SERRA IA PARA O ESTADO DOS SANGUESSUGAS REFORÇAR A CORRUPÇÃO.

4 comentários:

Julio Cesar Macedo disse...

Posto a favor do PIG?
Nossa, eles quiseram fazer notícia de uma bobagem e nenhum blog progressista publicou essa não-notícia!
Super estranho esse post por aqui!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Julio, não é a favor do PiG, o post apenas refle a opinião deste sub-editor.Eu não acho que esse tipo de atitude vai ajudar a candidatura Dilma.Tem mais:esta não é a primeira vez que este blog critica Lula, Dilma e o PT.

alex disse...

"THE GLOBE" RIDES AGAIN

Blog Tijolaço - maio 20th, 2010 às 16:11

Chega a ser patético o esforço da grande imprensa brasileira em descredenciar qualquer atitude de Lula, e mesmo as que se referem positivamente a ele, caso da revista Time, que o elegeu o maior líder do mundo. Seu sucesso no acordo com o Irã despertou alergias na mídia conservadora e de direita, que não poupou críticas à sua atuação.

A mídia brasileira não se libertou do complexo de vira-latas. Prefere chanceleres sabujos, que tiram os sapatos para entrar nos Estados Unidos, a uma política externa soberana e independente. Isso se revela claramente no editorial de hoje do jornal O Globo, intitulado “Anatomia do fracasso da política externa”, um primor de reacionarismo e subserviência. Como não consegui encontrá-lo na versão online do jornal, fiquei na dúvida se aproveitava sua reprodução no blog “direita bem informada” ou no site do PPS, mas optei pelo primeiro por assumir abertamente sua identidade

Tenho a impressão de que nem o mais ardoroso dos falcões norte-americanos conseguiria escrever algo tão próximo dos princípios pouco diplomáticos que defendem. Parte O Globo da premissa de que Lula foi açodado pelo desejo de postergar sanções contra o Irã e ajudar o país a ter armas nucleares. De onde se chegou a tal conclusão? A missão brasileira não foi isolada. Brasil e Turquia agiram conjuntamente na solução de um problema que ameaçava a humanidade. Tiveram a coragem de não deixar a resolução com as grandes potências e revelaram o protagonismo dos países emergentes, capazes de negociar, com sucesso, complexas questões mundiais. Não foram poucas as vozes, inclusive na imprensa (estrangeira, naturalmente), que se levantaram para louvar a ação brasileira e turca, que consagra um mundo multipolar

Mas para o Globo, Lula não age com a “eficiência e o profissionalismo” da diplomacia brasileira, e sim com “ideologia terceiromundista ultrapassada, com cheiro do esquerdismo do pós-guerra, tendo como alvo prioritário hoje se vê o confronto sistemático com os interesses americanos”. Agora está entendido. A visão de O Globo continua bipolar – os EUA liderando o mundo e nós a reboque – e os outros, no qual nos incluímos, no entender do jornal, quando rezamos fora da cartilha norte-americana.

Na sua reverência permanente ao que vem dos EUA, O Globo ressuscita a ALCA e diz que não ocorreu ao governo brasileiro melhorar o projeto surgido em Washington. Claro, se os EUA já tinham definido um projeto, quem somos nós, cucarachos, para não concordar com ele. O Globo parece ignorar que a ALCA, lançada por George Bush, foi rejeitada quase que unanimamente pelos países que buscava abarcar, talvez pelo singelo motivo de que só beneficiava os EUA, não tocando nas questões essenciais para os demais países, como o fim do protecionismo a diversos produtos e a eliminação dos subsídios agrícolas, que nos levaram a enfrentá-los na OMC. Provavelmente, O Globo também deve ter considerado isso um equívoco. Onde já se viu peitar o grande líder que nos conduz?

(leia a íntegra no http://www.tijolaco.com/?p=15124&cpage=1#comment-30976)

Julio Cesar Macedo disse...

Terror Do Nordeste, obrigado pelo aviso!
Já tô avisado!
E vamo que vamo!