sábado, 5 de junho de 2010

Dia Internacional do Meio Ambiente

LILIAN MILENA - Da Redação - ADV
Governo deve interiorizar ações mais sustentáveis

Organizações governamentais e não-governamentais prepararam ações para o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, dará início, a partir desse sábado, à Semana do Meio Ambiente.
Conversamos com a professora Yara Schaeffer Novelli, doutora em ciências-zoologia pela Universidade de São Paulo, primeira perita brasileira em processo judicial para valoração do dano ambiental e responsável pelo BIOMA-Centro de Ensino e Informação sobre Zonas Úmidas Costeiras Tropicais, para saber se hoje é possível comemorar o Dia do Meio Ambiente com certa satisfação, dado o aparente maior comprometimento da sociedade com a causa ecológica.
Pelo menos no contexto mundial, a data não deverá passar em branco. Mais de 190 delegações estão reunidas em Bonn, na Alemanha, para uma nova rodada de negociações sobre o combate às mudanças climáticas – que inclui medidas de proteção às florestas pelo mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
Mas, segundo Novelli, ainda há muito que ser feito para que o crescimento sócio-econômico do Brasil interiorize o desenvolvimento sustentável. A professora concorda que os setores produtivos estão cada vez mais sensibilizados (sobretudo, pelas exigências dos compradores internacionais).
Em contrapartida, o governo não tem cumprido seu papel para com o tema. As discussões decorrentes da reforma do Código Florestal Brasileiro seriam provas dessa falta de comprometimento por parte do poder público, pondera Novelli.(Portal do Nassif).
Visite o BLOG DA DILMA NA REDE SOCIAL: http://blogdadilma.ning.com/

Nenhum comentário: