sexta-feira, 18 de junho de 2010

RESUMO DAS NOTICIAS DO DIA

Nacionais:
- País vai continuar crescendo e baterá recordes de geração de empregos, diz Mantega. O Brasil será o país que mais crescerá depois da crise e vai gerar empregos proporcionalmente, disse hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Teremos neste ano a menor taxa de desemprego da série histórica”; (3)
- Brasil faz acordo com Estados Unidos e adia retaliação comercial. O Brasil aprovou nesta quinta-feira (17/6) um acordo que adia o início da retaliação comercial aos Estados Unidos para o final de 2012. As medidas ficarão suspensas, enquanto os dois países tentam chegar a um entendimento sobre a aplicação de subsídios agrícolas para os produtores norte-americanos; (3)
- Antibiótico vai ter controle na venda a partir de setembro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária inicia hoje o processo para tornar a venda de antibióticos controlada no país, informa Cláudia Collucci. A nova regra, com registro obrigatório dos dados da receita médica, vai passar a valer a partir de setembro; (1)
- PF golpeia conexão do tráfico de armas. Em operação cercada de sigilo e sem avisar as autoridades estaduais, a Polícia Federal desarticulou ontem a conexão do tráfico de armas que unia as duas maiores facções de RJ e SP. A ação foi um golpe no fornecimento de uma média de 15 fuzis por mês, drogas e munição do Paraguai para Rio, baixada Fluminense, Região Serrana e São Paulo. (1)

Política
- Lula diz que Conselhão acertou ao colocar educação como prioridade; (3)
- Lula: 'vou continuar andando pelo País’. Ao lançar o Plano Safra da Agricultura Familiar 2010/2011, que prevê R$ 16 bilhões em financiamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pretende continuar andando pelo País após deixar o governo. "Quem pensa que vai se livrar de mim porque vou deixar a Presidência, vai cair do cavalo", afirmou. Em discurso de improviso que durou 25 minutos, Lula disse ainda que já estava sentindo saudades dos agricultores familiares."Vou continuar andando por este País tomando café na casa de vocês e, se for na hora do almoço, tomando uma caninha produzida por vocês"; (5)
- Dilma - A violência contra os idosos e o direito à mobilidade são temas abordados este ano pela Campanha Nacional de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa; (2)
- Dilma faz giro pela Europa e encontra-se com líderes políticos. Em viagem à Europa, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, reúne-se ainda nesta quinta-feira (17/6), em Bruxelas, com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. A viagem de Dilma continua em Madri, onde deverá encontrar-se com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, amanhã. No sábado, Dilma estará em Lisboa, onde se reunirá com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. No domingo, ela retornará ao Brasil; (3)
- PSB confirma 'Dilmasia' em Minas Gerais; (5)
- Aliança PMDB-PT: Cresce pressão de petistas para Patrus ser vice; (1)
- Ficha Limpa vale para condenações antigas. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a Lei da Ficha Limpa vale para todo político que tiver sido condenado por colegiado (mais de um juiz) mesmo que a punição tenha ocorrido antes de sua entrada em vigor, no dia 4 de julho deste ano. Nesses casos, os políticos não poderão se candidatar. O TSE já decidira que a regra valeria para o pleito deste ano. Para ministros, ela seria inócua se abrangesse apenas novas condenações; (1)
- Desiludidos, deputados desistem da reeleição. Desencantados com a inoperância do Congresso e a falta de ética da vida parlamentar, os deputados Fernando Coruja (PPS-SC), Roberto Magalhães (DEM-PE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) não têm a intenção de reeleger-se. Arnaldo Madeira (PSDB­-SP) talvez tome a mesma decisão. Pinheiro resume o que fazem os parlamentares: "São despachantes" - de interesses nem um pouco públicos. Paulo Delgado (PT-MG) é outro desesperançado, mas espera ter um novo mandato. Ele se considera um "desiludido utópico". (1)

Esportes:
- Copa 2010 - Gol rápido é segredo contra marcação forte, diz o atacante Robinho; (2)
- Copa 2010 - Argentina vence e se aproxima da classificação às oitavas de final; (2)
- Copa 2010 - Grécia conquista a primeira vitória em Copas e respira no Grupo B; (2)
- Copa 2010 - México põe França no caminho de volta da Copa, como em 2002. (2)

Internacionais:
- Israel cede e alivia à Faixa de Gaza. O governo israelense cedeu às pressões internacionais e levantou restrições à entrada de alimentos e suprimentos básicos em Gaza. A passagem de material de construção para projetos civis também foi autorizada, desde que sob supervisão internacional; (1)
- Caça sul-coreano desaparece próximo à fronteira com a Coreia do Norte. Incidente ocorre em momento de tensão entre as duas Coreias, após um naufrágio ocorrido na fronteira. (2)

Brasília/DF:
- Decisão do TSE sobre Ficha Limpa ameaça Roriz, Arruda e Maluf. De acordo com o entendimento firmado pelo TSE, os ex-governadores do DF José Roberto Arruda e Joaquim Roriz (PSC-DF) estariam inelegíveis pelo prazo de oito anos, contados a partir do período em que seus mandatos terminariam. Roriz renunciou ao cargo de senador, enquanto Arruda foi cassado pelo TRE. Pela decisão desta quinta-feira, Roriz ficaria inelegível até 2023, pois seu mandato de senador seria concluído só em 2015. Arruda, por sua vez, não poderia se candidatar em 2010 porque está sem partido, mas sua inelegibilidade se estenderia, segundo a interpretação dada à lei, até 2018; (3)
- Rosso recua, é candidato e racha o PMDB. O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, partiu para o confronto aberto com Tadeu Filippelli na definição do PMDB nas eleições. Ele submeteu à executiva do partido a candidatura ao Buriti, com Ivelise Longhi como vice. Convenção regional decidirá amanhã se aprova chapa puro-sangue ou aliança com PT; (1)
- Distrital é preso por não pagar pensão alimentícia. O deputado distrital Roberto Lucena (PR) foi preso hoje às 7h da manhã sob acusação de não pagar pensão alimentícia. Lucena assumiu o mandato com o afastamento por decisão judicial da deputada Eurides Brito (PMDB); (3)
- Polícia Civil ameaça entrar em greve geral após ter reajuste salarial negado. A decisão não foi bem recebida pela Civil que prometeu realizar assembléia nesta sexta-feira (18) para decidir sobre uma possível greve geral da categoria; (3)
- O tempo em Brasília ficará hoje entre 10° e 28°. Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. (3)

Nenhum comentário: