terça-feira, 1 de junho de 2010

Nota do PT sobre ataque de Israel

A bancada do PT divulgou hoje nota oficial, assinada pelo líder Fernando Ferro (PE), que condena o ataque de Israel contra um comboio de barcos civis que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Os deputados petistas expressam indignação contra a "violência absurda e desnecessária" praticada contra a chamada Flotilha da Liberdade. Segundo a nota, foi "um ato irracional contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica, que revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público.
Após destacar que o ataque ocorreu em águas internacionais, a bancada do PT sustenta que "não basta lamentar as dez mortes e os feridos". Para os deputados do partido, é necessária uma "investigação internacional consistente, que averigue o incidente e leve à efetiva punição dos culpados pelo crime".
O PT condena também o bloqueio à Faixa de Gaza - "que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes" - e reitera seu apoio irrestrito à criação do Estado Palestino.
Em seguida, os deputados do PT expressam condolências aos familiares dos mortos e feridos e manifesta e solidariedade à nação turca, "profundamente atingida pelo crime perpetrado".
Por fim, a bancada petista expressa "irrestrito apoio às iniciativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenando o ataque israelense, bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária".

Um comentário:

Anônimo disse...

O ITAMARATY ESTÁ ATUANDO: TRAGAM MAIS CAIXÕES!
a ser publicado dia 02/06/10 em www.luizberto.com
Difícil sintetizar grandes problemas em poucas palavras. Mais difícil ainda, em muitas palavras manter a concentração, mas o episódio nos cobra as duas coisas!
A insanidade que se apoderou, atualmente, de um grupo de líderes do mundo, nos remete às lembranças não tão antigas, mas muito danosas para a humanidade. Estamos vivendo um período parecido com o caos mundial ocorrido após o término da primeira guerra mundial: uma desordem imensa e perigosa na comunidade das nações!
O caminho parece ser o mesmo já trilhado: crise econômica na América e enfraquecimento de algumas economias européias. Bovinização dos povos do terceiro mundo. E, principalmente, ambições políticas inconseqüentes de nações teocráticas ( em lugar das nobrezas decadentes), almejando simplesmente aspirações irreais de loucos visionários!
Mas a busca é sempre a mesma: uma expansão dos seus rebanhos e áreas de pastagens!
A estupidez não acabou, apenas se modificou, mas os ingênuos continuam lá...na sua saga em destino aos matadouros. Nada disso mudou, infelizmente!
Acontece mais ou menos assim: dois times disputam uma partida de futebol muito ríspida e violenta, com agressões, caneladas e até fraturas graves. As torcidas ensandecidas se comportam selvagemente e têm dois dogmas: uma, embora minoritária, acha que vence pela força das armas e a outra, majoritária, acha que a vitória lhe sorrirá pela obliteração do adversário!
Fora do estádio, a irresponsabilidade mundial se divide e incentiva os mais numerosos e desarmados a arriscar tudo, inclusive a vida, contra os minoritários que têm muito mais poder de matar. O resultado final da briga é absolutamente previsível e todos sabem. Mas para os de fora o que vale é a capitalização pessoal da confusão. Os mortos são estatísticas!
Mas então porque os mais fracos “se deixam” morrer tanto?
Porque existe fanatismo na política e religião!
Duvidam?!!! Tiremos esses dois componentes e me digam quem se lembraria de dois vizinhos tão briguentos! Nem petróleo eles têm...