quinta-feira, 10 de junho de 2010

Obrigado, Lula:pesquisa aponta que 81% dos brasileiros têm orgulho de sediar Copa 2014

Uma pesquisa encomendada pelo governo federal aponta que a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 desperta orgulho na população. Pouco mais de 81% dos 1.078 entrevistados nas 12 cidades-sede dos jogos afirmaram ter esse sentimento pelo país por sediar o evento. No entanto, apesar do orgulho, uma parcela expressiva se mostra descrente quanto aos investimentos necessários: 37% acham que os recursos aplicados em seus respectivos municípios serão desviados por práticas corruptas.
A realização da Copa é considerada muito importante ou importante pela maioria da população das cidades-sede: 80%. Apenas 9% dos entrevistados afirmaram ser pouco importante, ou que não tem importância alguma. A promoção do desenvolvimento do país foi o item que obteve maior percentual de indicação para justificar a opinião de que a realização do evento no Brasil é importante ou muito importante: 62% dos entrevistados.
Para 53%, a realização do evento é importante ou muito importante porque irá ampliar a oferta de vagas de emprego; enquanto a ampliação dos negócios turísticos foi indicada por 41%; a melhoria na infraestrutura foi citada por 40% e 28% indicaram o aumento de visibilidade do Brasil diante do mundo.
Para 36% da população brasileira, entre os 267 municípios pesquisados, totalizando agora 5 mil pessoas entrevistadas, a realização da Copa é a oportunidade para unir o país em torno do mesmo objetivo, estimulando a autoestima e o orgulho de ser brasileiro. Outros 33% entendem que será o momento de promover o desenvolvimento e modernização do país. Essa percepção quanto à oportunidade gerada pelo evento, no entanto, difere entre a população residente em cidades-sede da população das demais cidades.
Enquanto nos municípios que sediarão os jogos a população entende que a Copa será o momento de unir o país e estimular o orgulho e a autoestima de ser brasileiro, nas demais cidades a população entende que o evento é o momento de mostrar ao mundo a capacidade de organização do Brasil, a sua tecnologia, a força econômica e belezas naturais.
Por outro lado, entre aqueles que julgam ser pouco importante ou nada importante a realização da Copa no Brasil, 64% têm a percepção de que existem outros problemas mais importantes para o governo e a população se preocuparem. Outros 30% creem que a Copa apenas servirá aos interesses políticos de quem está no poder. Para 16% dos entrevistados, as obras da Copa serão superfaturadas e esses recursos poderiam ser aplicados em saúde, educação e segurança. Leia na íntegra:
http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=160

Nenhum comentário: