sábado, 31 de julho de 2010

Os porcos sempre deixam rastros na massa cheirosa

Todas as pesquisas tem como objetivo mostrar a intenção de votos dentro um grupo de entrevistados, muito bem, até aí todo mundo já sabe, em outras palavras comparam com uma foto, o registro da imagem daquele momento.
Na redação do jornal Folha de S.Paulo, parceiro do Instituto Datafolha, os colunistas além de tentarem explicar a imagem do momento colocam ou não, palpites em seus comentários dependendo do interesse do grupo.
Nesta semana ao comentar que o candidato tucano de Minas Gerais está 26 pontos atrás do favorito Hélio Costa, Eliane Cantanhêde adicionou no texto uma expressão entre parentes, (por ora).
A "top model" da massa cheirosa pensa que o leitor não sabe que pesquisas são registros do momento apurado.
Quando os candidatos concorrentes não são da preferência eleitoral do grupo não ganham o (por ora), onde fica demonstrado mais uma vez, como se faz reporcagem, no PIG, que tem o porco como ícone, e fica visível que não conseguem apagar os rastros, do mesmo jeito que todos percebem o cheiro de uma porca quando se está por perto. Veja como é diferente:
Coluna da Eliane Cantanhêde (28/07)
Dado do último Datafolha: o candidato do PSDB ao governo, Antônio Anastasia, tem percentual muito menor do que o de Serra e está 26 pontos atrás do (por ora) favorito Hélio Costa, que tem apoio de Lula e Dilma. Aécio não tem porque aliviar com eles, que ameaçam o seu candidato lá. Além disso, trocar Serra por Dilma, neste momento, seria trocar 6 por meia dúzia.
Comentário do Ibope (31/07)
No Estado de São Paulo, segundo o Ibope, Geraldo Alckmin (PSDB) venceria no primeiro turno. O ex-governador tem 50% das intenções de voto.
Em segundo lugar na pesquisa aparece o senador Aloizio Mercadante (PT), com 14%,(faltou o "por ora") e em terceiro, Celso Russomanno (PP), com 9%.
Cadê o Geraldo? (Daniela Lima em 28/07)
A avaliação é que, neste momento, quando lidera com folga as pesquisas -no último Datafolha ele aparece com 49% das intenções de voto, 33 pontos percentuais à frente de Mercadante, que aparece na pesquisa com 16% (faltou o "por ora")-, Alckmin deve evitar o confronto de propostas.
Como o assunto nesta postagem é pesquisa eleitoral nunca é demais lembrar aos colunistas da Folha que a candidata Dilma lidera em todos os outros institutos, menos no Datafolha, que aponta um empate ("por ora" está por fora) entre Dilma e Serra.

Um comentário:

dipedrosa disse...

COMPANHEIRO
CELSO JARDIM,
'''
O ALTIVO, NOBRE, INTELIGENTE POVO
PAULISTANO (por ora) ESTAH, AINDA, SOB O EFEITO 'INEBRIANTE' DE UMA
'LAVAGEM CEREBRAL' DA MIDIA, DE PROPRIEDADE DOS 10% - A ELITE ECONOMICA QUE NAO TEM VOTO PARA
ELEGER UM PRESIDENTE, MAS UTILIZA O 'APARTHEID' DAS COMUNICAÇOES DO BRASIL PARA IMPOR E CONVENCER O
POVO (OS 90%) A ACREDITAR EM TODAS AS FALSAS VERDADES DIVULGADAS!
O DIZER: "A MENTIRA TEM PERNA CURTA!" MAS, AO LOGO DOS ANOS, OS
10% DERAM PERNAS LONGAS A ESSA
"MENTIRA", E, AINDA HOJE VEMOS O
POVO QUE APLAUDIU 'GETULIO VARGAS'
QUE APLAUDE 'LULA', SE ENCONTRA
CONFUSO EM SAO PAULO DIANTE DAS CANDIDATURAS VERDADEIRAMENTE A FAVOR DO POVO - DILMA ROUSSEFF PRESIDENTE, ALUIZIO MERCADANTE GOVERNADOR, E TODA A BANCADA FEDERAL E ESTADUAL DE APOIO A DILMA E ALOIZIO!!!...