segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Em Goiás, Dilma chega junto de Serra em pesquisa pela 1ª vez

Mirelle Irene - Direto de Goiânia
A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, conseguiu tirar a vantagem do candidato tucano José Serra em Goiás, segundo pesquisa do Instituto Serpes, publicada nesta segunda-feira (2) no jornal O Popular. Aplicada em 53 municípios do Estado, a pesquisa mostra que Dilma atingiu 38% das intenções de voto, enquanto Serra tem 39,5%, números que apontam um empate técnico entre os dois candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, maior, portanto, do que a diferença entre os percentuais dos candidatos. É a primeira vez que Serra perde pontos em pesquisas no Estado. No levantamento anterior, publicado no dia 12 de julho, a vantagem de Serra sobre Dilma era de 9,8 pontos. O tucano tinha 44% das intenções de votos entre os eleitores goianos, contra 34,2% da petista.
A candidata do PV Marina Silva alcançou 7,7% na pesquisa, mantendo praticamente o mesmo índice da rodada anterior, quando assinalou 7,6%. No levantamento espontâneo (quando os pesquisadores não apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores pesquisados), Dilma aparece na frente de Serra, com 26,6%, contra 19,2% de Serra. Na pesquisa de 12 de julho, Serra e Dilma estavam tecnicamente empatados, com vantagem numérica para Serra. A petista tinha 22% e o tucano 23,8%. Segundo o Serpes, José Serra tem rejeição maior que Dilma em Goiás. Ele tem 18,2% e a petista 13,9% de índice de rejeição (quando o eleitor declara que não votará em um dos candidatos), uma diferença de 4,3 pontos. A pesquisa, feita entre os dias 24 e 29 de julho, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 32740/2010 , e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20651/2010, no dia 23 de julho.

Um comentário:

joaquim de carvalho disse...

Muito estranha a diferença entre a espontânea e a estimulada.
Como pode a espontâneadar essa diferença, considerando que Dilma ainda é menos conhecida que Serra, e depois na estimulada, em que são apresentados os nomes e partidos, o Serra aparecer numéricamente, à frente.