sábado, 23 de abril de 2011

Cooperativa de Blogueiros

A proposta de criação de uma cooperativa de blogueiros foi defendida no I Encontro de Blogueiros Progressistas de São Paulo. Mas não é de hoje que blogueiros discutem esta viabilidade.
Durante discussões do #ColetivodaRede este tema sempre foi defendido pelos seus membros, na qual me incluo.
Porque uma Cooperativa?? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo?
Do ponto de vista Organizacional, blogueiros não têm muitas vezes dinheiro ou tempo para investir em um domínio próprio, então ficam à mercê de servidores gratuitos, como o Blogger, o WordPress ou outros. Com isso dispõe de muito menos recursos do que blogueiros com servidores próprios. E quando digo muitos, são muitos mesmo.Estou falando de bancos de dados, instalação de programas com um clique, etc, etc.
Ter um site que centralize as ações dos blogueiros, como um sindicato que negocia em nome de um grupo, é vantagem. Juridicamente principalmente.
Do ponto de vista financeiro: A profissionalização dos blogueiros, permitindo a inclusão de anúncios nas páginas pessoais.
'Esta profissionalização não quer dizer que acabariam as opiniões nos blogs, ou que as matérias seriam pagas. Mas, que o blogueiro passe a utilizar a publicidade, permitindo que comerciantes anunciem no blog.
Uma cooperativa, passa a ser a centralizadora da negociação junto a um cliente que busque um determinado número de visualização do seu produto por exemplo. Ou uma campanha publicitária que busque uma grande visualização, mas para um público diferenciado.

Feito isso, a partilha seria de acordo com o retorno de cada blog. Tudo contabilizado, e registrado. Todos sairiam ganhando.
A Cooperativa é uma forma de trabalho coletivo, onde todos ganham. Principalmente na questão representatividade coletiva.
Existem sites que passam esta impressão, aglutinando blogueiros, mas são apenas redes sociais.
A cooperativa que propomos vai além. É um investimento que vale a pena ser estruturado e levado adiante.
Texto: Kátia Figueira - Fonte: Militantes Virtuais.

Nenhum comentário: