quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Governo Federal vai realizar a primeira licitação conjunta para a compra de computadores e notebooks

Matéria enviado pelo editor Júlio Amorim - São Paulo
O Governo Federal vai realizar a primeira licitação conjunta para a compra de computadores e notebooks que serão destinados a órgãos da administração pública em todo o país. O assunto será debatido nesta sexta-feira , às 14h, por técnicos, fabricantes e outros setores da sociedade, durante audiência pública no auditório do MP. O objetivo é ouvir o cidadão e especialistas do mercado sobre a compra e ampliar a transparência do processo licitatório. A grande vantagem para o governo nesse modelo de concorrência é o tamanho da economia conquistada. Quanto mais órgãos participarem, maior será o volume de produtos comercializados, o que levará também a uma redução maior do preço. Exemplo dessa prática compartilhada são os pregões feitos neste ano para contratação de serviços de telefonia fixa e móvel, para 30 órgãos da administração federal, em que os valores finais possibilitaram economia de R$ 33,74 milhões para os cofres públicos. A população também pode enviar sugestões sobre essa compra até o dia 17 desse mês, por meio da consulta pública, aberta no site do Governo Eletrônico.

Amparado nas Leis N° 3.419/1958 e nº 11.683/2008, o Ministério do Planejamento, por meio da Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas, recebeu a autorização para doar uma gleba no bairro de Aparecida, na zona sul de Manaus. A doação beneficia cerca de 100 famílias moradoras do local desde a década de 1950, e que foram devidamente cadastradas junto à superintendência na capital amazonense. Os terrenos eram de propriedade de duas senhoras sem herdeiros, já falecidas, e foram incorporados pela União após o processo de regularização documental baseada na nova Lei nº 11.683/2008. "A entrega de títulos para os moradores do bairro de Aparecida, que aguardaram mais de meio século para verem seus direitos concretizados, é um reflexo da política social implantada pela presidente Dilma Roussef e concretizada pela SPU", explicou a secretária do Patrimônio da União, Paula Maria Motta Lara.
Os primeiros lotes do iPad, que será fabricado no Brasil pela Foxconn, devem ser feitos a partir do segundo semestre, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Os tablets serão fabricados na instalação da companhia em Jundiaí. Durante a cerimônia de expansão da fábrica da Ericsson, em São José dos Campos (SP), o ministro declarou ainda que a intenção da empresa é iniciar a produção de iPhones no mês que vem. "Provavelmente até o Natal já teremos iPads e iPhones fabricados no Brasil". Segundo Mercadante, 13 empresas já se inscreveram para fabricar os tablets no Brasil com a isenção tributária proposta pelo governo e oito delas já conseguiram aprovação.

Um comentário:

jaqueline disse...

precso de ajuda quero ajudar pessoas de minha pequena cidade,doando roupas,sapatos e brinquedo,moro em londres,porem nao tenho condicoes de pagar pra mandar para o brasil de navio,preciso de apoio,estou so nessa batalha por favor me ajudem