sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jornalista Ricardo Filho acaba sair da Folha Metropolitana a pedido de dois deputados tucanos


Amigos e colegas:
Acabo de ser demitido da Empresa Jornalística Folha Metropolitana, um ano, um mês e quatro dias depois de ser contratado para ser repórter de política. A minha demissão ocorreu porque noticiei em primeira mão e venho acompanhando o caso de nepotismo na Secretaria de Estado da Energia, sob o deputado licenciado José Aníbal (PSDB). A notícia está na página 10 da edição desta quinta-feira do jornal Metrô News.
Na segunda-feira, fui para uma entrevista com o deputado Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP), munido de várias perguntas, uma das quais sobre nepotismo. O Metrô News vem acompanhando o episódio da contratação de Mateus Achilles Gomes pelo secretário-adjunto da Pasta, Ricardo Achilles, desde o início de junho.
Uma das estratégias era ver a opinião de Carlos Roberto sobre o caso ocorrido na pasta comandada por José Aníbal, uma vez que o PSDB é muito veemente nas críticas contra irregularidades. Carlos Roberto não foi induzido ou coagido a falar, mas falou e criticou severamente Ricardo Achilles e o colega de ninho, José Aníbal. A matéria foi publicada hoje, claro, com o consentimento do editor-responsável.
Nesta tarde, Carlos Roberto foi à redação, conversou com a direção do jornal e exigiu que o veículo desse uma resposta. A resposta foi a minha demissão.
Acho que devo dar essa explicação a todos os que me acompanham diariamente na coluna, nas reportagens da Folha Metropolitana e do Metrô News ou na coluna 'Em Off', que mantinha e deveria ser publicada amanhã.
Aproveito para agradecer o carinho dos colegas e me desculpar por possíveis desencontro de ideias.Creiam, sempre coloquei a lealdade e o respeito acima dos interesses diversos que permeiam o posto que ocupava. Nunca pactuei com interesses outros que não fosse o de dar a notícia da forma mais correta. Nunca usei do cargo para fins de ética duvidosa. Nunca aceitei barganhar a notícia. Nunca 'carlosrobertei', nem 'anibalizei' meu trabalho.
Peço que me ajudem a multiplicar essa mensagem indignada. Penso que entrar e sair de empresas é comum e essa não é a primeira vez que acontece. Nunca, porém, tornei público o motivo da saída, por entender que essa é uma particularidade que cabe a patrão e a empregado. Dessa vez, porém, minha saída teve motivação política. Por trabalhar de forma correta, acabei punido.
O ciclo está terminado.
Um forte abraço a todos.
http://ricardogomezz.posterous.com/

14 comentários:

Lucas disse...

A imprensa no Brasil é uma vergonha.

Thiago disse...

Isso é ridiculo. O PSDB manipula seus eleitores através da midia e ninguem ninguem faz nada.

Luiz disse...

Bem que um deputado da esquerda poderia ler a materia sobre esse jornalista demitido a pedido de um politico tucano e abrir uma investigação.

Renan disse...

Cade a liberdade de imprensa. Os politicos do PSDB controlam tudo.

Luiz disse...

Isso é crime contra a liberdade de imprensa e contra a liberdade de expressão.

Ramiro disse...

Por muito menos que isso, um jornal importante fechou as portas na InglaTerra.

Rafael disse...

É uma vergonha este jornalista ser demitido por ser ético.

Maria disse...

Deveriam gravar uma entrevista com ele e postar no YouTube, em forma de protexto contra a imprensa suja e os politicos que a controlam.

Eduardo disse...

Só no Brasil mesmo. Cade os deputados que não fiscalizão os principios constitucionais, como liberdade de imprensa, isso mostra que o PSDB tem total controle de alguns meios de comunicação, transformando os eleitores com uma menor capacidade de analise critica, em verdadeiras vaquinhas de presépio fazendo tudo os que o convem.

edith disse...

vergonha, vergonha, vergonha. Até quando vamos assistir isto de bracos cruzados ? Tá na hora de nós povo ir às ruas se manifestar contra essa mídia sem pudor.

Renato disse...

Não é apenas a midia. O problema é tambem os politicos que a controlam.

Cássio disse...

Não vejo problema na midia publicar acusações se tiver provas. Mas vejo problema dela não ser imparcial e servir a grupos politicos como ocorre no Brasil, que costumam a servir partidos como o PSDB e DEM.

Anônimo disse...

O Brasil ainda elegerá um censor em 2014.

Sônia disse...

Infelizmente no Brasil as coisas funcionam assim,inumeros casos de corrupção, carteirada ,práticas de nepotismo e por aí a fora precisamos dar um basta nisto . Força, Ricardo somos solidarios a sua causa e passaremos esta informação em frente