quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bumba-meu-boi do Maranhão Patrimônio Cultural do Brasil.

clique para ampliar
“Todo mundo canta sua terra... eu também vou cantar a minha...” (João do Vale – poeta maranhense)
Em reunião realizada na terça-feira (30/08) em Brasília, o Conselho Consultivo do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como patrimônio cultural do Brasil.
A proposta foi apresentada ao IPHAN pela Comissão Interinstitucional de Trabalho em 2008 e aprovada pela reunião do Conselho Consultivo na sede do IPHAN em Brasília.
A Governadora Roseana Sarney assistiu a reunião no Palácio dos Leões em São Luís, através de teleconferência, acompanhada de Secretários de Estado, cantores de boi, pesquisadores da cultura, produtores culturais e vários brincantes dos diversos sotaques de bumba-meu-boi.
A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi quem anunciou o resultado da votação enfatizando que como admiradora da cultura maranhense estava muito feliz com o título dado ao folclore maranhense.
A partir de ontem o bumba-meu-boi do Maranhão passou a ser patrimônio de todos os brasileiros.
No mês de junho, São Luis se transforma num grande arraial espalhado por todos os lados, cantando em todos os sotaques, numa explosão de cores e tambores, de sabores e brilhos, de alegria e danças que transbordam na grande paixão do povo maranhense por sua manifestação folclórica única. Não há nada parecido por todo o Brasil( e eu conheço o Brasil ). Imperdível e emocionante.
Lili

Nenhum comentário: