Muito importante o pronunciamento da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN) sobre os investimentos do governo Lula na área no país. A parlamentar respondeu com um pronunciamento imperdível a um editorial de O Estado de S. Paulo que, mais uma vez, tentava minimizar as conquistas e os investimentos do governo de Lula no setor.
Vejam os dados apresentados pela deputada e respondam sinceramente se não é piada do Estadão! De 2003 a 2010 – portanto, durante todo o governo Lula – o orçamento das universidades federais saltou de R$ 6,7 bi para R$ 23,9 bi. Isso mesmo.
Parte desse dinheiro, lembra Fátima, foi (e está sendo) usado no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o chamado Reuni. Graças a ele, as universidades federais passaram de 45 (em 2003) para 59 (em 2010) e e o número de campus e unidades avançadas saltaram de 148 para 274, no mesmo período.
Na era Lula, dobra o número de municípios com universidades
“Serão 293 em 2012″, avisa Fátima. Ela lembrou, ainda, que o número de municípios com as universidades federais era 114 em 2003 e chegou a 230 no ano passado. Já o número de alunos matriculados nessas universidades, mais que dobrou: passou de 109,2 milhões em 2003 para 222,4 milhões em 2010.
O jornalão aponta que há obras paradas nas universidades federais. “De acordo com o MEC, atualmente estão sendo coordenadas 3.608 obras nas universidades, sendo que apenas 53 estão com problemas e 1.697 já foram concluídas”, retruca Fátima, para quem “diante do volume de obras executadas pelo Ministério da Educação nessas instituições e dos problemas causados por empreiteiros, esses são números aceitáveis”.
Ela relacionou, ainda, que já foram entregues 368 laboratórios, 383 salas de aula, 82 bibliotecas, 51 restaurantes universitários, 53 instalações de moradias estudantis, além de novas instalações administrativas, áreas de vivência, de circulação e infraestrutura viária e de urbanização, contou a deputada
Não deixem de ler a íntegra de seu depoimento publicado no blog
Correio do Brasil
2 comentários:
O PIG (partido da imprensa golpista) não presta.
Encontrar a paz é abstrair o mundo. É ser criatura e estar, permanentemente, bebendo da água da fonte pura - que salta para a vida eterna. Não podemos viver como se estivéssemos em constante tensão e perder a fruição da vida - que só é possível quando estamos em paz com os nossos semelhantes. Política com P maiúsculo não é antropofágica e sim um veículo que conduz o bom senso para organizar as cidades.
Postar um comentário