terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estadão “crava” a espada em Dilma

O Conversa Afiada reproduz post de Rodrigo Vianna, no Escrevinhador
“Estadão” crava a espada em Dilma
por Rodrigo Vianna
A foto está na página A-7, na edição impressa do Estadão. Dilma surge levemente arqueada, e a espada de um cadete parece trespassar o corpo da presidenta. Abaixo da foto, o título “Honras Militares” – e um texto anódino, sobre a participação de Dilma numa cerimônia militar.
Faço a descrição minuciosa da foto porque a princípio só contava com uma reprodução de má qualidade (tive que fotografar a página do jornal com uma máquina amadora). Mas um amigo acaba de me mandar a imagem por email – e essa está um pouco mais nítida. Estranhamente, não encontro a foto no site do Estadão. Talvez apareça naquela versão digital para assinantes…
O editor deve ter achado genial mostrar a presidenta como se estivese sendo golpeada pelas costas. É a chamada metáfora de imagem. Mas, expliquem-me: qual a metáfora nesse caso? O que a foto tinha a ver com a solenidade de que fala o jornal? Há, no meio militar, quem queira golpear Dilma pelas costas? O jornal sabe e não vai dizer?
Ou, quem sabe, a turma do “Estadão” tenha achado graça em “brincar” com a imagem. No mínimo, um tremendo mau gosto com uma mulher que já passou por tortura na mão de militares, e hoje é a presidenta de todos os brasileiros.
Sintomático que a foto não apareça ao lado da mesma notícia na edição digital. Alguém deve ter pensado melhor e concluído: não vai pegar bem.
Por isso tudo, sou levado a pensar que Freud talvez explique a escolha da foto: a mão militar, na imagem, cumpre a função de eliminar a presidenta. E, com isso, talvez agrade a certa parcela dos leitores do jornal. Passeando pelo site do Estadão, é comum ver a presidenta chamada de “terrorista”. Exemplo, aqui:
Walter BenedetteComentado em: Dilma participa de solenidade em escola de oficiais
20 de Agosto de 2011
20h52
A Dilminha tá fazendo certinho, adulando um pouco os milicos, ai eles se derretem todos e se dobram ficando de quatro para a ex-terrorista.
Volto eu. Para essa gente, terroristas não foram os que mataram, torturaram e impediram o país de viver em regime democrático. Não. Para eles, “terroristas” são os que lutaram contra a ditadura.
A foto da página A-7 cumpre o papel de agradar essa gente.
Leia outros textos de Radar da Mídia
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/08/22/estadao-crava-a-espada-em-dilma/

11 comentários:

O PROFETA GENTILEZA disse...

OS BUDISTAS CHAMAM A MENTE HUMANA DE UM MACAQUINHO ETERNAMENTE INSATISFEITO. PULA DE UM GALHO PARA O OUTRO, NEM MESMO ACABOU DE MORDER UMA FRUTA, JOGA-A FORA E JÁ ESTÁ PROCURANDO OUTRA. HOJE, O PMDB - LIDERADO PELO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA MICHEL TEMER ESTARÁ DANDO UMA RECEPÇÃO A NOSSA PRESIDENTA, SELANDO OS COMPROMISSOS DA ALIANÇA. CREIO PIAMENTE QUE O PR DEVERÁ VOLTAR À BASE ALIADA E QUE O GOVERNO - PACIFICADO - TERÁ TODO O APOIO NECESSÁRIO PARA ENFRENTAR AS TURBULÊNCIAS FINANCEIRAS INTERNACIONAIS E DESLANCHAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À MISÉRIA EXTREMA. PORTANTO, TODO ESTE CIPOAL ESPECULATIVO NÃO COLABORA PARA A HARMONIA PALACIANA E CRIA UMA CORTINA DE FUMAÇA PARA EMPANAR O BRILHO DO ENCONTRO DA PRESIDENTA COM OS SEUS ALIADOS. A PRESIDENTA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, REINTEGRA A BASE ALIADA, ENFRENTA A CRISE INTERNACIONAL E ESTÁ TOCANDO OS PROJETOS SOCIAIS - APESAR DAS NOTÍCIAS DESESTABILIZADORAS. MUITA ONDA NO AR - MUITOS FACTÓIDES E ESPECULAÇÕES. O CERTO É QUE ELA ESTÁ FIRME NO COMANDO DA NAÇÃO E COM UM PERFIL DE ESTADISTA. SERENA E PONDERADA - DESVIANDO DO FOGO AMIGO E CONSTRUINDO A NAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS! LIVRE - DEMOCRÁTICA - FRATERNA E SOBERANA E BUSCANDO A HARMONIA INTERNA E EXTERNA. A PRESIDENTA PRECISA DE UNIÃO DE TODOS OS BRASILEIROS. BRASIL=PÁTRIA DO EVANGELHO !!!

Eduardo disse...

Essa é a imprensa brasileira e seus principios.

Eduardo disse...

Por muito menos, nos EUA o jornalista é processado e pode até ser preso por incentivar a violencia e a morte de uma pessoa, ainda mais se for o presidente.

Alessandro disse...

O PIG (partido da imprensa golpista) não presta.

João disse...

Muito ético por parte deste jornal de quinta categoria, brincar deste modo com uma pessoa que ja foi torturada pelos militares.

Carlos disse...

Essa é alguma das poucas vezes que tenho vergonha de ser brasileiro. Um país com pessoas tão ridiculas insignificantes e hipocritas que não respeitam o maior simbolo democratico do país que é o presidente e que é eleito democraticamente pelos seus compatritoas, concerteza não deveria ser a 7ª economia do mundo e tambe não deveria ter esse crescimento espantoso dos ultimos anos.
"É muita vergonha". Talvez eu tenha nascido no país errado.

Jeferson disse...

A imprensa do Brasil é ridicula.

Douglas disse...

Como o PIG (partido da imprensa golpista) te manipula.

1) ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

2) MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

3) UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

4) DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?“Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.
5) A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

6) CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

7) A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

edith disse...

Quanta degradacäo a nossa imprensa.Até quando temos que aguentar esse tipo de mídia ? Mídia baixa, rasteira, sem pudor, sem amor pelo próprio país, sem respeito pelos eleitores que votaram em Dilma. Confesso que me sinto atingida.

Anônimo disse...

Interessante isso, postagens que falam do PEC 270/08, QUE MOSTRAM O SOFRIMENTO DOS APOSENTADOS POR INVALIDEZ E A INJUSTIÇA DO PT CONTRA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, ESTÃO TIRANDO, ISSO MOSTRA O QTO SÓ QUEREM MOSTRAR OS ACERTOS, OS ERROS, TIRAM.
PT NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

E em Taubaté os vereadores estão com MEDO da CPI da MERENDA ESCOLAR - nenhum deles quer participar dessa CPI.

Que força suprema o dono da SISTAL e EB (MARCO AURELIO RIBEIRO DA COSTA) tem que consegue sempre tudo o que quer ???????

A Polícia Federal tem que investigar isso, afinal, é dinheiro público federal.

Socorram os taubateanos.