Camila Campanerut - Do UOL Notícias - Em Brasília
A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (9) 38 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Ministério do Turismo. Entre os detidos estão o secretário-executivo e número dois na hierarquia da pasta, Frederico Silva da Costa, além de um dos ex-presidentes da Embratur, cujo nome não foi divulgado. Entre os presos está também o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi) e empresários.
Conforme a Polícia Federal, a operação, batizada de "Voucher”, teve só no Distrito Federal o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, dez de prisão preventiva e cinco mandados de prisão temporária. Houve prisões também nos Estados do Amapá e de São Paulo, onde a operação também é realizada. Os presos em SP e DF serão encaminhados a Macapá (AP).
O objetivo da ação, que teve início às 5h, é prender pessoas ligadas ao Ministério suspeitas de desviar recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Preliminarmente, a PF informou terem sido detectados indícios de desvio de dinheiro público em um convênio pela qualificação de profissionais de turismo no Amapá, firmado em 2009 entre o ministério e o Ibrasi --sem chamamento público. O Ibrasi é uma organização sem fins lucrativos.
A assessoria do Ministério do Turismo disse não ter conhecimento sobre os motivos que levaram à operação nem informações de quem são os servidores. Por outro lado, a PF admitiu que alguns dos presos podem ser liberados ainda hoje. O Palácio do Planalto também ainda não se pronunciou sobre o caso.
Investigação
A investigação teve início na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários do Amapá. A operação é coordenada pela Superintendência da PF amapaense. Ao todo, 200 policiais participam da operação.
Em nota, a PF informou que foram detectados indícios de desvio de dinheiro público no convênio com o Ibrasi. Entre as irregularidades apontadas, estão a celebração de convênio com entidade sem fins lucrativos e sem condições técnico-operacionais para a execução do objeto; a não realização de cotações prévias de preços de mercado por intermédio do Siconv (o portal de convênios do governo federal) e o direcionamento das contratações às empresas pertencentes ao suposto esquema de corrupção.
Foram detectados ainda pela PF a “ausência de preços de referência e de critérios de aceitabilidade de preços”, a “inexecução ou execução parcial do objeto pactuado no convênio”, o pagamento antecipado de serviços, “fraude em documentos comprobatórios de despesas, contrapartida não executada ou executada irregularmente pelo Ibrasi” e, por parte do ministério, “inexistência ou fiscalização insatisfatória do convênio”.
10 comentários:
Vergonha. Que sejam punidos.
O mais triste é que a "culpa" a imprensa e a oposicäo jogam sobre os ombros da Presidenta, e usam isso passando às pessoas mais simples. Vendem sempre esta imagem de que a Presidenae näo é competente o suficiente para coibir.
Finalmente este governo esta desencarnando da éra FHC. Agora os escandalos aparecem, são investigados e os culpados são punidos.
A oposição (PSDB) escondia a corrupção através de subornos ao PIG (partido da imprensa golpista) e a investimentos miseraveis na Policia Federal. O PT entrou no governo e aumentou drasticamente os investimentos na policia federal.
To gostando deste governo. Lugar de bandido é na cadeia.
O Brasil esta com DILMA!!!!!!!!
SEMPRE HAVERÁ CORRUPÇÃO - BEM QUE A PRESIDENTA QUER EXAMINAR CURRÍCULOS PARA AS NOMEAÇÕES. O TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL É LOUVÁVEL - SOB TODOS OS ASPECTOS. NÃO HÁ CONTEMPORIZAÇÃO !!!
http://www.ibrasi.com.br/area.html
Heyah!!! Não vai sobrar ninguém.
Tá faltando honestos na equipe da presidenta!
Abaixo todos os partidos políticos, pois são fábricas de corruptos!!!
A diferença entre o governo de FHC e Lula/Dilma, é que antigamente "não havia corrupção" ou melhor nós não ficávamos sabendo, e hoje o pau está quebrando, se não corresponder é demitido. Parabéns presidenta Dilma, continue com a operação pente fino.
A PRISÃO DE COLBERT MARTINS FOI UM EQUÍVOCO E ALGEMÁ-LO, UMA ABERRAÇÃO. BAIANO DE FEIRA DE SANTANA, É MÉDICO, CASADO COM UMA MÉDICA E NÃO É DADO A PRÁTICAS DELITUOSAS. TEM UM COMPORTAMENTO IRREPREENSÍVEL E É MUITO RESPEITADO NA BAHIA.
Postar um comentário