Renato Rovai entrevistou o ex-ministro José Dirceu por telefone. Ele disse que está aguardando a investigação policial para processar a Veja, mas que vai, inclusive, à OEA e à SIP contra a revista. Dirceu cogita várias hipóteses para a tentativa de invasão do seu apartamento no Hotel Naoum, até a de terem tentado colocar uma escuta no seu quarto.
Também afirma que não recebeu solidariedade de nenhum diretor de grande veículo da imprensa nacional no episódio: “Eles querem me ver morto ou preso.”
Ministro, o senhor acha que a revista Veja só soltou esta matéria de capa no último final de semana em decorrência de o hotel ter registrado o boletim de ocorrência pela tentativa de invasão do seu quarto, já que as fotos que eles utilizam são de junho?
Não. Acho que eles iriam soltar a matéria de qualquer jeito. O que estavam discutindo é se faziam capa ou não. Quando fizemos o Boletim de Ocorrência, resolveram fazer capa. A matéria eles iriam fazer. Na verdade, o que precisamos avaliar é por que eles fizeram essa matéria. Se foi por causa do julgamento no Supremo ou se é uma tentativa de criar algo novo contra o governo. Porque se você analisar eles fracassaram na questão da separação da Dilma, de dividir a base dela, entendeu? De tirar o PMDB e o PR da base. E para piorar, para eles, o PV acabou decidindo apoiar a Dilma. Além de o Fernando Henrique e o Aécio terem feito este gesto de estender a mão, sem entrar no mérito da divisão do PSDB, com o Álvaro Dias e o Serra se posicionando contra.
O resultado final disso tudo é que a estratégia de rachar a base do governo não deu certo. E eles voltam para a estratégia deles.
Não sei se você se recorda, mas em setembro, quando fui à Bahia, fizeram toda aquela campanha de que eu estaria em uma linha de confrontar a Dilma. Agora voltam para isso.
Na verdade essa é a segunda hipótese. A primeira é que eles produziram esta matéria para tentar influenciar o julgamento no Supremo Tribunal Federal. Mas a coisa vai se complicar, porque tudo indica que eles plantaram uma câmera lá no hotel. É quase certeza isso.
O senhor esta falando da câmera no corredor?
Exato, que não é a câmera do hotel. A situação vai começar a complicar, porque vai se descobrir quem plantou a câmera lá. Brasília é muito pequena e eu estou sentindo empenho por parte da policia.
O senhor vai processar a Veja?
Isso eu tenho que fazer na hora que tiver a informação de que a câmera foi plantada e souber quem fez isso. Muita gente considera isso gravíssimo. A Veja não está tendo defensores neste episódio. A mídia não critica, mas também não a defende. A Folha, o Globo, o Estadão, por exemplo, não deram matéria, mas também não defenderam a Veja. Se nós conseguirmos provar que foi uma câmera plantada e viermos a descobrir o nome da pessoa que fez isso, daí eu já tenho dois dos melhores criminalistas do Brasil que vão trabalhar numa ação contra eles. Mas, só posso fazer a coisa na hora certa, porque se não eles vão transformar em censura e essas coisas todas. Já começaram a desviar o foco com a história da discussão da regulação da mídia no Congresso do PT. Todo encontro do PT aprova isso. E eu nunca liguei o assunto da Veja a regulação, porque o assunto da Veja é caso de policia, de delegacia. Não é uma questão política, o que a Veja fez é crime. Eles têm que ser processados por crime, não é porque falaram isso ou aquilo de mim. Isso é outra discussão. Se eu estou tendo influência no governo, se eu estou fazendo advocacia administrativa, em relação a esses assuntos ela pode falar o que ela quiser. E eu respondo. Mas o caso é outro… caso de polícia.
Não consigo entender por que eles guardaram essas imagens desde junho, o senhor tem alguma hipótese em relação a isso?
É mais provável que eles só vieram a receber essa fita agora. Alguém pode ter vendido essa fita para eles, porque necessariamente eles não têm de estar na origem da fita. Mas isso é tudo hipótese. Outra hipótese é que eles estavam tentando me grampear, porque o jornalista pode ter tentando entrar no meu apartamento para várias coisas. Pode ter tentado entrar para colocar droga, dinheiro ou ainda para colocar uma escuta. Hoje existem escutas muito sofisticadas.
Ou seja, para mover uma ação o senhor vai esperar a investigação policial avançar?
Temos que fazer uma ação muito bem feita, porque em geral a justiça é sempre pró-mídia, né?
Mas digamos que o caso Murdoch cria um novo tipo de jurisprudência…
Claro, a situação hoje em dia é melhor. Por isso estou pensando em ir aos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) e fazer uma provocação a eles. E ao mesmo tempo fazer uma representação contra a Veja na SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa). Fazer o que eles fazem com a Venezuela e com Cuba. Aí é mais provocação, porque a gente conhece a SIP, né? (Se o leitor não conhece, vale a pena ler este texto do Altamiro Borges).
Ou seja, o senhor vai fazer uma ação política de cunho mais internacional?
Isso, pretendo fazer isso. Eu não vou deixar barato, não. Vou confrontar… vou enfrentar a Veja.
Por fim, o senhor teve alguma solidariedade de diretores de redação ou de proprietários de veículos comerciais tradicionais?
Não. Eles querem me ver morto ou preso.
PS: Na entrevista José Dirceu disse que apenas Reinaldo Azevedo, Lucia Hipólito e Augusto Nunes defenderam a revista Veja. E acrescentou: mas eles… Não sei porque cargas d´água eu saltei esse trecho na hora da transcrição. Publicado no Blog do Rovai
8 comentários:
O maior erro desse partido é tentar esconder a verdade.
Se assumissem os erros, o que está provado em fatos, talvez este país e seu povo tivessem uma melhor visão de justiça.
Como isto não ocorre, faxina não existe, a visão de cada cidadão também esta mudando e lá fora as situações começam a ficar claras também.
Se permite o erro é porque faz parte de alguma forma dele.
Diga-me com quem tu andas que te direi quem és.
Uma fruta pobre em meio de muitas sadias tente a apodrecer as demais.
O tiro da Veja saiu pela culatra.
O PIG (partido da imprensa golpista) trabalha para os DemoTucanos.
SOU PETISTA E FILIADO E JA MILITEI EM OUTRAS ATIVIDADES DA POLITICA. EM JORNAIS, EM SINDICATOS E ATUANDO O TEMPO TODO EM TODOS OS LUGARES ONDE VIVI E TRABALHEI.TENHO BASTANTE EXPERIENCIA ACUMULADA EM 73 ANOS BEM VIVIDOS E PENSO TER UMA OPINIAO BEM PROXIMA DE UMA REALIDADE. A DILMA E PETISTA E JAMAIS DEIXARA O PARTIDO. A PRESIDENCIA REQUER UM COMPORTAMENTO EQUIDISTANTE, DE MAGISTRADO MESMO. TENDO QUE CONVIVER COM TODOS OS GESTORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS VISANDO SEMPRE AO BEM DO POVO. SUA CONDUTA E ETICA E POR SER A PRESIDENTA DE TODOS OS BRASILEIROS ESTA MOSTRANDO APTIDAO POLITICA PARA TRANSITAR EM TODAS AS AREAS COM O MESMO DESENVOLVIMENTO E NOMEANDO MILITARES PARA COMPOR SUA EQUIPE DE GOVERNO, MOSTRANDO CLARAMENTE QUE ESTA EMPENHADA EM PACIFICAR NOS LIMITES DA CONSTITUICAO BRASILEIRA. NADA IRA ALEM DO BOM SENSO! NADA PODE ATROPELAR A CARTA MAGNA. A ALTA CUPULA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES TEM QUE TER CLARO DE QUE ELA TEM A DIMENSAO DO CARGO E DA RESPONSABILIDADE EM ENCARNAR A SOBERANIA BRASILEIRA, MAS JAMAIS SE ESQUECERA DE TODA A LUTA POLITICA EMPREENDIDA PARA QUE ELA FOSSE GUINDADA A MAIS ALTA INSTANCIA DE PODER. ELA PRECISA DE APOIO DE TODA A COMUNIDADE PETISTA, NO SENTIDO DE QUE ELA NAO HESITARA EM TRANSFERIR PARA O LULA A RESPONSABILIDADE DA SUCESSAO, ASSIM, COMO DO MESMO SENTIDO DE PERMANECER NA DISPUTA PELA REELEICAO, SE AS PESQUISAS APONTAREM NA DIRECAO DO SEU ACOLHIMENTO PELA MAIORIA DA POPULACAO. PENSO QUE ELA JA ESTA CONSOLIDADA NAS CAMADAS POPULARES E DAS MULHERES E VEM CONQUISTANDO - NAO TENHO DUVIDAS - OS ELEITORES DO PARTIDO VERDE - E ATE OS TUCANOS TEM ELOGIADO A SUA ATUACAO. ELA FARA UM GOVERNO EXTRAORDINARIO - JA COMECOU - E TERA O RECONHECIMENTO DE TODO O BRASIL, VAI SER MUITO PARADA TORTA DERROTA-LA EM 2014. CONFIANCA E RESPEITO - VOTO DILMA 2014!!!
Esta na hora de nós brasileiros que queremos sinceramente o progresso dessa grande nação nos unirmos na luta contra essa mídia golpista, sem ética e com fins claramente politicos de sua preferência, que manipula através de matérias sem qualidades que muitas vezes passam informações falsas ou desencontradas para manipular as pessoas menos esclarecidas sobre determinados assuntos, a mesma midia que ajudou a eleger Collor e que agora faz criticas sem fundamento e mentirosas contra o nosso grande governo que tanto fez para o progresso de nossa grande nação.
Essa é a luta da ética, contra os sem ética.
Essa é a luta dos patriotas, contra os que possuem complexo de inferioridade e sem patriotismo.
Essa é a luta dos Brasileiros contra a mídia e os partidos entreguistas.
Essa é a luta dos que amam sinceramente a sua nação para aqueles que não ligam para o Brasil.
E que deus abençoe o Brasil e que conquistemos o fim da manipulação midiática contra o ((PT)) através de movimentos sérios e pacíficos.
O PSDB e seus aliados, desde o primeiro dia do primeiro mandato do governo Lula até o presente momento, sempre estiveram a frente daqueles que tentaram inviabilizar e até mesmo derrubar o melhor governo de nossa história.
Nestes 8 anos de governo, em tempo algum deixaram LULA governar em paz. Foram ataques a mais ataques, sempre endoçados pela mídia tucana(PiG)
QUEREMOS A DEMOCRACIA PARA O BEM DO BRASIL!!!! FORA GOLPISTAS TUCANOS!!!
Um bom governo não tira direitos, não manipula a real situação do INSS.
Não tira de funcionários públicos invalidos o direito de aumento e parte de seus proventos.
Um governo democratico não tem a visão autoritarista de não deixar aprovar PECs de urgencia, no caso a 270/08 e PEC 555, esse governo faz perseguição total aos funciomários públicos, isto no remete a ditadura, na época do mensalão, algo não viável se tornou totalmente viável, se um cidadão paga uma previdência, este no ato de sua aposentadoria deva parar de pagar, no governo Lula passaram a continuar cobrando deste aposentado, ato inconstitucional do governo Lula e continua na gestão Dilma e "companheiros"
Lula tirar o dinheiro de sobrevivência digna aos invalidos e Dilma manter, mostra autoritarismo, falta de respeito, genocídio.
Para aumento para políticos sempre tem, mas corrigiri um roubo de direitos, não existe verba, simples dedução, tirar direitos é um ato normal ao governo petista, atos inconstitucionais, diferença nas leis que deveria ser igual para todos, se isto é um governo em favor da democracia, estes devem reler sobre.
Brasil em luto.
não se dá armas ao inimigo.como é que este governo gasta tantos recursos com uma cambada bandida e inimiga do povão ?
Postar um comentário