A maioria da população brasileira (57%) gostaria que a presidente Dilma Rousseff desistisse de tentar uma reeleição para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatasse em seu lugar. Apenas 29% preferem que Dilma busque um novo mandato em 2014. Esse é um dos principais resultados de pesquisa do Instituto Análise, que entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 5 e 11 deste mês, em cem municípios de todas as regiões do país.
A pesquisa mostra como, depois de oito meses de governo Dilma, a boa lembrança de Lula e sua administração predomina a avaliação do eleitorado e pode influenciar o tabuleiro político e eleitoral.
Para o cientista político Alberto Almeida, coordenador do instituto, um dos dados que chamam mais atenção é a permanência da popularidade de Lula - o que o torna um fator de extremo desequilíbrio no jogo presidencial.
No auge de sua popularidade, Lula alcançou 80% de aprovação (ótimo + bom), quando a campanha de Dilma Rousseff divulgava os feitos de seu governo. Agora, depois de cair um pouco pela falta de exposição na mídia, a aprovação do ex-presidente, de acordo com a pesquisa, chegaria a 82%.
"Isso significa não apenas um reconhecimento de bom desempenho, mas também que parte importante do eleitorado está com 'saudades de Lula'", afirma Alberto Almeida.A aprovação ao governo Dilma Rousseff é exatamente a metade da de seu antecessor: 41% de respostas "ótimo" e "bom". A desaprovação é ainda mais contrastante: enquanto apenas 3% dos entrevistados consideram que o governo Lula foi ruim ou péssimo, 16% avaliam a administração Dilma como tal. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Outro fator que reforçaria a imagem e o peso de Lula é a transformação de seu governo numa espécie de referência à qual a população toma como medida. Ao serem questionados por que avaliam a administração Dilma Rousseff boa ou ótima, a principal justificativa (25%) dos entrevistados é que a presidente "está dando continuidade ao que o Lula fez". A manutenção do Bolsa-Família é a segunda razão e apareceu em 14% das respostas.
O modelo desenvolvimentista, marca do segundo mandato Lula, também ressurge como uma preferência do eleitorado. Em três questões, os entrevistados se mostraram mais tolerantes, em relação a pesquisa feita no ano passado, com um leve aumento da inflação desde que isso gere mais empregos (62% a 46%), com o risco de crescimento da inflação, se isso acelerar a geração de empregos (56% a 45%) ou se implicar mais gastos na solução dos problemas sociais (45% a 32%). Os resultados deste ano são semelhantes aos de 2009.
A pesquisa também traça cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2014 nas quais Lula aparece na liderança absoluta, seja com que candidato for.
Enquanto Dilma, numa simulação de segundo turno, venceria o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por 57% a 18% (diferença de 39 pontos percentuais), Lula elevaria essa vantagem para 65 pontos percentuais: 76% a 11%.
Numa hipotética disputa entre Lula e Dilma, criador venceria criatura por 65% a 18%.
Almeida afirma que pesquisas com comparações como estas serão cada vez mais comuns e, caso os resultados se mantenham, farão com que cresçam as pressões para que Lula volte a disputar a Presidência da República, mesmo que Dilma Rousseff esteja bem avaliada pela opinião pública.
"O importante para o cálculo dos políticos é a expectativa de poder. A candidatura Lula significa minimizar os riscos", diz.
Para Almeida, a pressão virá de governadores, deputados federais e estaduais, que preferirão ter Lula como seu puxador de votos do que a presidente Dilma.
Por outro lado, diz o cientista político, a enorme popularidade de Lula, que põe o PT em situação confortável para 2014, permite a ela mais margem de manobra no governo, seja para arriscar mais, ou pelo, contrário, para adotar um estilo mais conservador.
Valor
10 comentários:
Eu prefiro a Dilma, não sou um especialista mais eu tô vendo que com a Dilma e sua "faxina" estamos reduzindo um pouco da 'famosa' corrpução brasileira. Mais se der Lula em 2014 eu também vou ficar feliz, só não quero o PSDB de novo..
Taí!Seria interessante ver uma nova disputa entre o Lula e o FHC. Especialmente agora que o PSDB está cantando em prosa e verso as realizações do governo deles e apresentando a versão de que o Lula na realidade nada mais fez do que se aproveitar das bases lançadas pelo Fernando.
olá amigos,
parabéns pelo excelente blog.Sem dúvidas ele é um dos grandes meios de divulgar as coisas boas que acontecem por esse nosso país,e também mostrar aqueles que trabalham para ver o atraso de nosso povo,estou chegando agora,mas já estou muito bem familiarizado com vcs...
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.
DILMA ÉSTÁ PILOTANDFO UM GOVERNO BRILHANTE.O DISCURSO QUE FEZ NA ONU DEMONSTROU SUA CORAGEM,SUA IMENSA SINCERIDADE.QUERO VOTAR NA DILMA DE NOVO.SÓ NÃO GOSTARAM DO DISCURSO OS BANQUEIROS PRIVADOS E OS NAZISTAS DE ISRAEL.
O LULA TEVE OITO ANOS PARA ESTABELECER UMA OBRA E UM TEMPO DE CONVENCIMENTO. EM OITO MESES DE CRISE ATRÀS DE CRISE NO BRASIL E NO EXTERIOR, ELA VEM DANDO UMA AULA DE COMPETÈNCIA DE GESTÀO E HABILIDADE POLÌTICA. ALÈM DE NÀO ROMPER COM NENHUM SETOR DA SOCIEDADE, ELA SE APROXIMA COM GRANDE COMPETÈNCIA DOS GESTORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, CONSTRUINDO UMA AGENDA COMUM E POSITIVA, VISANDO A CONTEMPLAR AS POPULACOES, INDIFERENTE A PARTIDO, CREDO OU TIME DE FUTEBOL. NÒS - OS SEUS ELEITORES - TEMOS O DEVER DE NOS EMPENHAR, PARA QUE ELA CHEGUE AO FIM DO SEU MANDATO - COM AMPLAS CHANCES DE REELEICÀO. ESSAS PESQUISAS E COMPARACÒES NÀO AJUDAM E CRIAM UM CLIMA DE HOSTILIDADE, PORQUE EM POLÌTICA NÀO TEM MEIAS VERDADES. VOCÈ APOIA OU NÀO APOIA. SOU DILMA EM 2.014 E TENHO CERTEZA QUE DAQUÌ A OITO ANOS, ELA TERÀ A MESMA AVALIACÀO POSITIVA.
A pergunta é: A quem serve e a quem interessa, com menos de 1 ano de mandato presidencial da companheira Dilma,publicar textos e análises sobre a possível volta do companheiro Lula em 2014? Ora, estamos passando por um processo politicamente delicado, uma base de apoio governamental altamente sem princípios e fisiológicos, nossa Presidente precisa de apoio e não supostas hipóteses, essa não é a hora e nem o momento de fazermos tais considerações. Ao agirmos desta forma, fazemos o jogo da chamada mídia golpista. É lamentável!
Eleições 2014: Dilma 57% X 18% Aécio ... ou ... Lula 76% X 11% Aécio
http://www.osamigosdaonca.com.br/2011/09/eleicoes-2014-dilma-57-x-18-aecio-ou.html
Que nada! Deixa a Dilma continuar lá e o Lula se candidatar a governador aqui em SP. Assim detonamos de vêz c/os tucanos.
em 2ol4 a hora e a vez será de dilma.ela merece toda a nossa consideração.em 2ol8 a hora e a vez será de lula.
Se o Lula voltar na próxima, será covardia praticada com seus adversários.
Postar um comentário