domingo, 11 de setembro de 2011

Ministro chega à Turquia para preparar visita de Dilma

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, desembarca no domingo na Turquia, onde fica até segunda-feira para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff ao país, prevista para outubro. Patriota tem reuniões marcadas com o presidente da Turquia, Abdullah Gül, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoğlu.
O governo da Turquia é hoje um dos principais interlocutores na crise que atinge os países muçulmanos no Norte da África e Oriente Médio. Paralelamente, o Brasil e a Turquia estão em um momento de multiplicação dos contatos e aprofundamento da cooperação, segundo o Itamaraty. O objetivo da visita de Patriota é também ampliar a agenda bilateral e global.
Apenas no primeiro semestre deste ano, o comércio bilateral entre os dois países registrou volume superior a US$ 1,5 bilhão. Os principais investimentos se concentram nos setores de produtos químicos, eletrodomésticos, peças e acessórios para veículos automotores.
A próxima viagem internacional de Dilma é a Nova York, para onde viaja dia 16. Pela primeira vez, a presidenta participa de uma reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, ela também participará de reuniões paralelas e há a previsão de ali o Brasil confirmar seu apoio ao governo de transição na Líbia, comandado pela oposição ao presidente Muammar Khadafi.
Dilma, no entanto, ainda não fechou a agenda de viagens internacionais. Assessores da Presidência da República sinalizaram que está nos seus planos visitas à Colômbia, à Venezuela, ao Uruguai e ao Paraguai, na América do Sul. Antes dos países vizinhos, a presidenta vai a Bruxelas, na Bélgica, onde participa de reuniões de parceria estratégica. Em seguida, fará viagens à Bulgária - país de origem de sua família paterna - e à Turquia.
Dilma já visitou a Argentina, o Peru, Paraguai e Uruguai. Antes das visitas da presidenta, Patriota vai aos países onde ela pretende ir. O chanceler disse que em dezembro conclui as visitas aos 12 países que integram a América do Sul. Antes de a presidente ir a um determinado país, o ministro vai ao local para negociar acordos e examinar as demandas e expectativas. Segundo ele, falta apenas o Suriname, para onde pretende viajar em breve. Agência Brasil

4 comentários:

AUGUSTO BRETAS disse...

A MINHA ÀGUIA GUERREIRA VAI VOAR !!

Salomão disse...

QUANDO OS EUA ESPIRRAM O MUNDO TEM UMA GRIPE !!!!

Salomão disse...

É MUITO FÁCIL APOIAR O MAIS RICO QUE TEM DINHEIRO IGUAL AO MEU PMDB.


QUERO VER APOIAR O MAIS POBRE QUE NÃO TEM DINHEIRO.

O PT(PARTIDO DOS TRABALHADORES) É MAL VISTO PELA SOCIEDADE, PELAS ELITES, ELITISTAS, MUITAS VEZES POR SER UM PARTIDO POBRE, SEM DINHEIRO, SEM GRANA,...


AS PESSOAS VÊEM O PT COMO UM PARTIDO SEM DINHEIRO, QUE NÃO TEM DINHEIRO,...

JÁ O PMDB É VISTO COMO UM PARTIDO RICO, QUE TEM DINHEIRO, TEM GRANA,...

NA CAMPANHA ELEITORAL O PARTIDO QUE TEM DINHEIRO, BANCA A CAMPANHA ELEITORAL, FINANCIA A CAMPANHA ELEITORAL,...

Anônimo disse...

Os turcos dariam bons parceiros comerciais ao Brasil. As empresas brasileiras poderiam exportar mais, gerando ainda mais empregos para os brasileiros.