Confira a íntegra do discurso do deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, realizado nesta terça-feira, dia 04, no Plenário da Assembleia, defendendo a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias sobre venda de emendas.
Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas e público que nos assiste em casa. Quero ocupar essa tribuna enquanto deputado integrante da Bancada do Partido dos Trabalhadores e Presidente Estadual do PT para manifestar aqui a nossa posição em relação às recentes denúncias que envolvem esta Casa.
Todos nós, Deputados que temos mandatos legítimos, eleitos pelo povo do Estado de São Paulo, estamos perplexos porque esse é mais um fato que coloca para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo uma agenda extremamente negativa. E a coloca também nas manchetes dos jornais de forma negativa.
Sr. Presidente, temos reivindicado constantemente que esta Assembleia, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, deveria ter uma agenda positiva. Nós deveríamos estar figurando nas páginas dos jornais, nas rádios e nas emissoras de televisão debatendo os problemas que hoje atingem o povo de São Paulo: a Segurança Pública, a Educação, a Saúde, o trânsito, o Transporte e os graves problemas das enchentes, pois estamos iniciando o período das chuvas. As enchentes já fazem parte do calendário da população de São Paulo. Quando está chegando o período das chuvas, a população já começa a se preparar, tendo em vista que nenhum investimento foi feito, efetivamente, em obras para que nós pudéssemos combater as enchentes.
Deveríamos estar debatendo sobre esse grave problema que atinge o povo de São Paulo, assim como os problemas de trânsito e transporte da região metropolitana, os pedágios que hoje intimidam os investimentos no interior do Estado, e o esvaziamento econômico e populacional de regiões inteiras do nosso Estado por falta de política de desenvolvimento e investimento regional.
Essa agenda não existe na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Toda vez que nós ocupamos a imprensa, que a Assembleia ocupa a impressa, pode ter certeza que é por algum fato negativo.
Sr. Presidente, é hora de nós construirmos uma agenda para a Assembleia Legislativa em consonância como o povo paulista e de fazermos desta Casa um espaço para que possamos debater problemas e construir soluções para as graves situações que hoje enfrenta o povo de São Paulo. Portanto, Sr. Presidente, a fala desse Deputado, a posição da nossa bancada como eu penso é a posição da maioria das bancadas desta Casa, queremos uma Assembleia Legislativa forte.
Nós queremos uma Assembleia Legislativa respeitada pela imprensa e pelo povo paulista. Não queremos mais a Assembleia Legislativa de São Paulo envolvida em denúncias e manchetes negativas. Portanto, Sr. Presidente, só nos cabe um caminho para essas graves denúncias que mais uma vez atingem a Assembleia de São Paulo.
O único caminho desta Casa é que tenhamos a coragem de apurar essas denúncias. Não nos cabe outro caminho. Se nós defendemos a Assembleia Legislativa, e se queremos um poder instituído que efetivamente tenha o respeito do povo de São Paulo, Sr. Presidente, temos que apurar todas as denúncias que foram feitas envolvendo a Assembleia Legislativa, e sua relação com o Poder Executivo. Esta Casa não pode ter medo da apuração. Por isso, Sr. Presidente, que a nossa bancada e nosso partido defendem o instrumento mais potente e legítimo que a Assembleia Legislativa de São Paulo tem, que é uma CPI. Queremos chamar todos os Deputados desta Casa para que todas as bancadas assinem o pedido de CPI da Bancada do Partido dos Trabalhadores. É a única resposta que esta Casa pode dar de imediato a população de São Paulo. Não queremos uma CPI, contra A,B,C, D, não é isso Senhor Presidente.
Queremos uma CPI que efetivamente cumpra o seu papel. Que apure e verifique o que há de verdade ou inverdade nessas denúncias. Verifique efetivamente se as denúncias têm fundamento ou não. Nós queremos uma CPI que seja um instrumento de defesa do Poder Legislativo e da relação do Poder Legislativo com o Executivo.
Por isso o Partido dos Trabalhadores, a Bancada do PT nesta Casa faz um apelo a todas as bancadas e a todos os parlamentares que não podemos ter receio de apurar a verdade.
Não podemos ter receio de apurarmos e sabermos o que há de verdade e o que há de inverdade nas graves denúncias. Porque o que está acontecendo é que a cada dia, a cada edição dos jornais de São Paulo, a cada programa das emissoras de rádio e a cada programa de jornalismo das emissoras de televisão, mais lama é jogada sobre a imagem da Assembleia Legislativa de São Paulo. Com mais frequência a nossa imagem é atacada e mais frequentemente os Parlamentares dessa Casa são colocados sob suspeita.
Sr. Presidente, tenho certeza que esta Casa é formada em sua maioria por Parlamentares honestos e corretos, homens públicos que utilizam seus mandatos para efetivamente representarem o povo paulista. Não é correto que todos os Parlamentares sejam colocados sob suspeita e não é justo que mulheres e homens, que na maioria das vezes abrem mão da sua vida pessoal e da sua vida familiar para se dedicarem a um mandato, sejam colocados sob suspeita.
Precisamos saber o que existe de verdadeiro nessas denúncias. Precisamos dar uma resposta para povo paulista. E para que isso ocorra, Sr. Presidente, usaremos o único e legítimo instrumento dessa Casa e que cabe à Assembleia Legislativa utilizá-lo nesse momento. Por isso, Sr. Presidente, nós chamamos todas as bancadas e os Parlamentares para apoiar a iniciativa da CPI, para que possamos colocar luz sobre os fatos e saber definitivamente o que há de verdadeiro em todas essas denúncias.
Muito obrigado, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente e público que nos assiste em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário