sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A PM planetária apagou mais um

Por Marcelo Migliaccio, do blog Rio Acima
Já disse aqui, e é sempre bom repetir, que odeio ditaduras.
Mas só o povo pode enxotar ditadores do poder. Kadafi ficou 42 anos governando a Líbia. Mesmo nos noticiários viciados das agências internacionais, em momento algum vimos multidões de líbios nas ruas gritando contra seu "papai". Sim, ele era chamado de "papai".
Vimos a Otan guerreando as forças leais a Kadafi com tanques e mísseis. O que a Otan foi fazer na Líbia? Salvar o povo? Não creio. Ou teria que invadir dezenas de países governados com mão de ferro.

Foi atrás de petróleo, claro.
Chefiada pelos Estados Unidos, a polícia planetária acaba de cometer mais um achaque. Já havia exterminado Osama Bin Ladem como fazem os esquadrões da morte. Nem o corpo do terrorista sobrou para contar a históra.
Agora, as muitas versões para as circunstâncias que Muammar Kadafi foi morto mostram que desta vez também não haverá boletim de ocorrência.
Prendê-lo e julgá-lo numa corte internacional também seria ridículo, mas pelo menos daria uma certa aparência de legalidade à coisa.
E se um dia esses caras, de olho nas nossas reservas de água potável, resolverem que devem salvar o Brasil? É bom lembrar que temos muitas riquezas naturais, motivo mais do que suficiente para que a PM planetária venha nos "proteger".
Bom, eu disse que odeio ditaduras.
Inclusive a do dinheiro, que vigora em todos os quintais dos Estados Unidos. Se você tem a prata, pode tudo, se não tem vá lavar um banheiro de bar imundo, como teve que fazer o rapper Thaide no bom programa A Liga, da Band, em que precisou se virar com um salário mínimo.
Por isso apoio as políticas de distribuição de renda do governo brasileiro. Porque as pessoas não podem ser condenadas a viver sob o cabresto da pobreza. A todos deve ser dada a chance de se alimentar, ter uma moradia digna e estudar.
Outro dia, um jornal colocou na manchete que o governo gastou mais com programas de distribuição de renda do que com "investimentos".
No dicionário desse jornal (e da casta da qual ele é porta-voz) alimentar um povo não é investimento. Para eles, investimento é dar o dinheiro do pais a grandes conglomerados empresariais.
Investimento é café, almoço e janta para todo mundo. De barriga cheia, cada um vai à luta. Com fome é que não dá.

Um comentário:

O PROFETA GENTILEZA disse...

Os paises, tradicionalmente comprometidos com os direitos humanos, perderam suas autonomias e estào agindo dentro do bloco europeu. A OTAM tornou-se uma espècie de milìcia europèia e interfere na auto`determinacào dos povos. A ONU assiste a um ataque virulento dos Estados Unidos ao Iraque - sem nenhuma declaracào de guerra e, apòs seus inspetores passarem informacòes privilegiadas sòbre o arsenal defensivo iraquiano. O SER ocidental impòe sua profissào de fè aos hereges e a cruzada moderna continua deixando os seus rastros de destruicào e morte. A pretexto de retomar um buraco vazio - onde Jesùs foi enterrado - mataram milhòes e pilharam suas riquezas como espòlios dos vencedores. Nada mudou ! O ocidente jamais farà a reflexào e a mea culpa ! A sobrevivència fala mais alto do que a ètica e o humanismo. Enquanto o petròleo for o combustìvel que move as economias das grandes potèncias, tudo farào para justificar seus ataques às fontes fornecedoras. Os rumos da revolucào da Lìbia inquietam o mundo global. Os interesses em Companhias Petrolìferas de capital aberto estào na pauta dos Estados Unidos e do bloco europeu. Nào sabemos se os lìbios quererào formar uma democracia independente e autònoma quanto à ideologia de governo. Tudo isto me faz lembrar que o sentimento nativista brasileiro, expulsando os franceses e os holandeses, levou as elites brasileiras a contratar liderancas estrangeiras - quando da expulsào das tropas portuguesas. As elites tinham medo de que o povo assumisse o controle do brasil. Voltando à Lìbia, penso que o conflito ainda vai dar pano para manga. A europa vai reclamar parte do espòlio e os nacionalistas lìbios entregarào de mào beijada suas riquezas para nacòes estrangeiras de graca ou a preco de bananas ? QUEM NÀO TIVER CONFÙCIO, ESTÀ MAL-INFORMADO !!!