quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Se a imprensa tradicional tivesse tanto poder quanto pensa teria elegido o presidente dela", diz Maria Frô #blogmundofoz

Esmael Morais, Carlos Latuff, Maria Inês Nassif, Daniel Bezerra, Maria Frô e Leandro Fortes integraram a mesa de debate sobre a mídia brasileira
A tarde da último dia do Encontro Mundial de Blogueiros foi marcada por intensos debates sobre a América Latina e o Brasil
As Experiências no Brasil, mesa composta por Leandro Fortes, Jornalista da Revista CartaCapital e responsável pelo blog "Brasília, Eu Vi"; Esmael Morais, do blog do Esmael; Conceição Oliveira, do blog Maria Frô; e Carlos Latuff, cartunista. O debate foi mediado pela articulista do Carta Maior, Maria Inês Nassif e pelo blogueiro do Ceará, Daniel Bezerra(Blog da Dilma).
Quem abriu a conversa foi o cartunista Latuff, ele começou criticando o fato de a abertura oficial do evento ter acontecido no Mirante Central de Itaipu, “eu achei isso uma merda sem tamanho, estamos discutindo a construção de Belo Monte e viemos aqui aplaudir uma barragem?”. Latuff falou ainda sobre sua experiência com os ativistas do Oriente Médio. E Defendeu a independência política e comercial dos blogueiros. “Blogueiro bom é blogueiro Independente”.

A blogueira Conceição de Oliveira, carinhosamente chamada de Maria Frô (nome do blog dela), começou sua participação no debate pedindo para que todos os blogueiros presentes aplaudissem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Pouco antes de começar a mesa, veio a notícia de que Lula estava internado com um câncer na laringe, o fato abalou muitos dos participantes,entre eles, Maria Frô.
Ela seguiu falando sobre as falácias construídas pela mídia tradicional sobre fatos históricos importantes e citou o último caso do ex-ministro dos esportes Orlando Silva como uma das tantas “armadilhas” que a imprensa tradicional já fez contra o governo Dilma. “Se essa mídia nojenta tivesse tanto poder quanto estão dizendo que ela tem, ela teria elegido o presidente dela”
Em seguida o blogueiro paranaense Esmael Morais (Blog do Esmael), contou sua experiência sobre a censura feita pelo atual governador do Paraná, Beto Richa, durante as eleições presidenciais. O blog do Esmael foi retirado do ar por mais de uma vez e a comunidade da internet, principalmente no Twitter, pediram o fim da censura. Ele afirmou por várias vezes “a presidente Dilma foi sequestrada por esta mídia tradicional e é nosso papel resgatá-la”.
A última participação da mesa foi do jornalista da CartaCapital, Leandro Fortes, que contou sua trajetória enquanto profissional da mídia tradicional e também sua experiência como jornalista da mídia de esquerda e blogueiro. Defendeu o trabalho voluntário dos blogueiros e “explicou” a função do jornalista neste novo processo da comunicação.
Fortes ressaltou ainda a importância da participação popular no jornalismo e principalmente a atuação dos blogueiros. Citou a coletiva de imprensa que o ex-presidente Lula fez apenas com blogueiros como uma atitude ousada e fundamental para o processo de transição das redações. O jornalista enfatizou a mudança do papel da profissão que antes tinha acesso exclusivo às informações e hoje perdeu este “cargo” de única fonte. “Antes o jornalista escrevia para o leitor, hoje ele escreve com o leitor”, concluiu. Fonte: ClikFoz.

Um comentário:

Castor Filho disse...

Meus prezados
O poder da imprensa está no ... PT cujos políticos não podem ver um repórter ou uma câmera que vão logo... conversando na esperança de que daquela vez, só daquela vez suas palavras não sejam distorcidas ou utilizadas fora de contexto... Mas isso NUNCA acontece e o PT ( o partido) é que paga mico.
Houvesse um mínimo de bom senso nesses políticos e não seriam pauta p'ra nenhum jornalismo do grupo GAFE (Globo, Abril, FSP, Estadão)
Falta um tanto de vergonha na cara dessa gente. Noto que os políticos do PT não merecem a militância que tem...
Abraço
Castor