sábado, 21 de janeiro de 2012

Crescimento do Brasil atrai mais empresas francesas

Número de corporações daquele país no Brasil saltou de 436, em 2010, para 520, em 2011
SÃO PAULO - A crise na Europa, contraponto com o Brasil em crescimento e uma nova classe média em ascensão, tem atraído cada vez mais as empresas francesas a adquirirem capital de companhias brasileiras. O número de corporações daquele país no Brasil saltou de 436, em 2010, para 520 no fim de 2011, segundo informou ontem Eric Fajole, diretor da Agência para Desenvolvimento das Empresas Francesas no Brasil. Ele disse que há uma tendência de aumentar ainda mais com o agravamento da crise europeia:

— O interesse pelo Brasil começou em 2009 quando vimos que ele se saiu melhor que outros países dos Brics. Até 2007, os franceses não tinham o mesmo interesse que têm hoje pelo Brasil. Antes todos estavam mais interessados na Índia ou Rússia. Agora, o negócio é aplicar os investimentos no Brasil.
Tecnologia em informática, saúde, mecânica, máquinas industriais e agronegócio são os setores mais atraentes. Além das novas empresas francesas que estão chegando, as que já estavam aqui, como Accor (hotéis), Peugeot e Danone, também passam a investir em produtos mais populares para atrair as classes C e D. As 520 empresas francesas no Brasil já empregam 500 mil funcionários, 95% brasileiros.
— As montadoras francesas que estão aqui procuram lançar carros mais baratos, enquanto que a Accor aplica mais recursos em hotéis de preços mais baixos para atrair esse novo consumidor — diz Fajole. — A demanda de empresas francesas aqui é tanta que criamos há um ano no Rio de Janeiro uma agência de inovação para subsidiar os pequenos e médios empresários franceses que desejam vir para cá, tanto por meio de parcerias com empresários brasileiros como por meio de investimentos diretos. O Globo.

Nenhum comentário: