segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ministro da pesca faz entrega de equipamento no assentamento Rosário (Ceará - Mirim/RN)

Ministro Luis Sérgio Nóbrega de Oliveira esteve em Ceará-Mirim/RN neste domingo (29).
Por Marcos Imperial - http://marcosimperial.blogspot.com
O ministro da Pesca e Aquicultura, Luís Sérgio Nóbrega, esteve no final da manhã deste domingo (29) no assentamento Rosário, no município de Ceará - Mirim, acompanhado de sua acessória, o superintendente da pesca no RN Marcilio, Lucena, Valmir Alves superintendente do INCRA no RN, Livania Frison coordenadora da superintendência da pesca no RN, a deputada Fátima Bezerra e outras autoridades locais e regionais. onde assinou um acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil, cuja parceria vai ajudar a desenvolver projetos da aqüicultura, com foco no cultivo da tilápia e da fruticultura irrigada em vários municípios do Mato Grande.

Além da assinatura do acordo de cooperação técnica, o ministro também fez a entrega de uma escavadeira hidráulica para o assentamento. O equipamento foi entregue à vice-reitora da Universidade Federal do RN, Fátima Ximenes, para uso na ampliação do Pólo de Tilápia cultura da região do Mato Grande, Atualmente, a região tem 53 viveiros, dos quais seis no Assentamento Rosário Criado em 1998, o assentamento Rosário tem 120 famílias. A escavadeira vai atender cerca de 75 famílias dos assentamento do pólo Mato Grande, que tem hoje cerca de 40 a 50 assentamento em toda região.
A importância da escavadeira:
Vai diminuir os custos que os assentados têm para fazer as escavações dos viveiros de tilápia cultura. Com um projeto organizado, o assentamento Rosário quer construir daqui a um ano e meio um frigorífico para armazenar a produção de tilápia nos assentamentos da região que conta hoje com 50 viveiros no pólo. A expectativa é de construir 504 viveiros a parti de agora em no pólo Mato Grande que compõem dos municípios de Touros, Jandaira, Ceará - Mirim, Pureza, Bento Fernandes, Parazinho, Pedra Grande.
Todos esses municípios vão ser beneficiados com a escavadeira. O assentamento Rosáriopossui seis tanques de cultivo da tilápia e uma produção anual chega a 13 toneladas, quando o manejo é feito de forma adequada, com tilápia com mais de 5 kl. Depois da produção os viveiros passa pelo um tratamento de 3 messes, então depois desse processo de restauração começar uma nova produção de tilápia. O tilápia traz a água e a água garante a produzir o ano inteiro no assentamento de manga, banana, macaxeira, goiaba, mamão, melancia aproveitando a água do próprio viveiro em toda a plantação.
Com a produção de todas essas frutas e legumes, o assentamento atende o projeto merenda escolar da agricultura familiar que chega a vender 19 mil reais por mês, mais para Esso acontecer tem que ter produção permanentemente, e é isso que a COOBEC faz, cooperativa de produtores de canudos. Coordenada pela ARCO, agencia regional de comercialização, criada pelos moradores do assentamento Rosário. E tem como coordenadora a competentíssima Livania Frison que foi a idealizadora do projeto, no assentamento, a região é a que tem maior aquífero no subsolo, condições favoráveis ao desenvolvimento. No entanto, é a que tem menor Índice de Desenvolvimento Humano O IDH médio da região é de 0599, bem abaixo da média do RN. O Mato Grande é a segunda região do Estado com mais assentados. A ARCO tem parceiros importantes nesses projetos como BB/UFRN/MDA/INCRA/COLEGIO AGRICOLA DE JUNDIAI/ BNDS/IFRN e outros.
Ao Blog o ministro Luís Sérgio disse que é política do governo Dilma – tem a mesma linha do governo Lula de fortalecer os assentamentos. Tão importante quanto dar a terra é dar condições para a produção. Aqui tem o melhor exemplo produtivo. E se eles já produzem 13 toneladas sem muitos recursos, imagine com mais linhas de crédito e equipamentos. Vão produzir muito mais, afirmou o ministro.
Não podemos deixar de registrar e luta da deputada Fátima Bezerra como falou o ministro, que lutou com unhas e dentes em Brasília para a aquisição da vinda dessa reto escavadeira para o assentamento Rosário que vai trazer o desenvolvimento para todo pólo Mato Grande. E sem perder tempo ali mesmo a deputada já cobrou a patrulha mecânica para o assentamento, um projeto que foi reapresentado, atualizado e espera com a ajuda do ministro Luiz Sérgio possa entrega a patrulha mecânica antes do final do segundo ano do governo Dilma.
A deputada ainda destacou parabenizou o Blog pela grande cobertura em todo evento de hoje. O Blog Marcos Imperial está virando referencia no RN e no Brasil pelo trabalho serio e comprometido. Até Brasília já se fala no Blog Marcos Imperial. O ministro Luiz Sérgio participou ainda da comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores, na Redinha. Durante o evento o ministro foi homenageado com o título de 'Amigo do Pescador Artesanal'.

Um comentário:

O PROFETA GENTILEZA disse...

Há idealistas espalhados pelo Brasil a dentro. Gente que não desiste nunca. Vozes da Seca e Asa Branca no embrião da conscientização de um olhar compassivo para o drama de um sertão esturricado e quando a gente vê a materialização da carta de Caminha = " Em se plantando tudo dá " = pulsa mais forte o coração de brasileiro ao ver o desenvolvimento pujante do nordeste. Que o olhar sereno e decidido das nossas autoridades legitimamente constituidas - continue a levar para o agreste e para as caatingas nordestinas - o benefício das águas e o milagre dos peixes e das sementes, porque os nordestinos têm muita gratidão pelo auxílio dos sulistas - nessas secas do sertão, mas doutor - uma esmola para um homem que é são - ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão !!!