quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SP DE KASSAB/ALCKMIN: Sem atendimento, homem fica 20 h na calçada de hospital

Morador de rua só foi recebido em pronto-socorro da Barra Funda após pedido da reportagem da Folha. Unidade de saúde diz que pacientes na rua devem só ser levados pelo Samu; vizinhos pediram socorro
VANESSA CORREA - DE SÃO PAULO
Sob sol forte, um homem passou 20 horas caído na calçada do pequeno pronto-socorro da Barra Funda, à vista de todos os funcionários do lugar, sem ser atendido.

Miguel Centurion, 37, é morador de rua, como o homem que morreu em abril do ano passado na frente do mesmo pronto-socorro, depois de passar o fim de uma tarde e uma noite inteira na calçada.
Segundo o atendente Álvaro Dino de Almeida, o local não pode pegar pessoas da via. Ele afirma que pacientes que estejam na rua precisam chegar com o Samu.
Fernando Nascimento, 33, que mora ao lado do pronto-socorro, diz que ligou para o Samu para pedir que levasse o homem até dentro da unidade. A resposta foi negativa, porque o paciente estava no local de destino.
O mesmo problema ocorreu no ano passado.
Uma funcionária do Samu, que levava outro paciente ao local, disse que "é um absurdo ter que chamar uma ambulância para pegar um homem que está na porta do pronto-socorro".
O porteiro do prédio ao lado, Gilvan José dos Santos, 34, diz que pela manhã pediu a um dentista da unidade, que fumava na calçada, para tentar ajudar o homem. Mas, segundo Santos, o dentista disse que seria melhor dar gasolina para ele.
Por falta de interesse da equipe da unidade, Miguel só foi atendido às 16h26, quando a reportagem da Folha, ao se passar por moradora do bairro, disse que ficaria responsável por ele.
Ao ser questionado pela equipe médica, ainda na calçada, se gostaria de receber atendimento, Miguel acenou que sim com a cabeça, o único movimento que conseguia fazer. Ele também não era capaz de falar.
Os enfermeiros colocaram o paciente na cadeira de rodas, sem antes checar se ele tinha fraturas e com o único cuidado de colocarem luvas neles próprios. Miguel gemeu muito de dor e não tinha forças para ficar sentado.Segundo funcionários do pronto-socorro, ele já havia sido atendido no dia anterior, com fraqueza e inapetência, mas depois foi liberado.Procurada, a Santa Casa de Misericórdia, gestora do local, não respondeu ontem por que o homem não foi atendido. A Secretaria Municipal da Saúde afirma que irá apurar as responsabilidades.A reportagem tentou encaminhar Miguel para atendimento social. Não conseguiu. Os Cras (Centros de Referência em Atendimento Social) só funcionam em dias úteis, assim como a assistência social do pronto-socorro.

Um comentário:

JOEL BENTO CARVALHO - ITAARA'S BLOGS disse...

Desistir, resistir ou...encher linguiça!
http://blogdosentapaua.blogspot.com
Depois dos últimos acontecimentos, a linha de frente da defesa do Brasil que queremos, está à deriva. Acontecimentos das últimas horas nos fazem repensar tudo. CPI da Privataria, aproximações no mínimo curiosas, falta de posicionamentos dos fracos deputados e senadores do PT e da base aliada! Frouxos vagidos
de quem deveria martelar e martelar para levar a nocaute os adversários. Cada frase do livro Privataria tucana deveria ser proferida em cada discurso em plenário. Mas não, marasmo total, em decúbito dorsal com o esfincter complacente, alargando-se cada vez mais a cada acusação do Pig. Sem reação, sem ânimo, sem garra, sem amor, numa aquiescência de de boi rumo ao matadouro. Não é o meu PT. Não é a Presidenta em que votei.
Vamos então encher linguiça!

Linguiça Frescal

1 1/2 kg de pernil suíno não muito gordo...