quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Inclusão Digital

Desde a popularização da utilização do Software Livre nos computadores dos usuários finais, iniciada em meados do ano 2000, fala-se muito em Inclusão Digital utilizando esta categoria de softwares. Diversos projetos originados tanto da iniciativa pública quanto privada foram implementados utilizando o sistema operacional Linux. Praticamente a totalidade desses projetos utiliza, hoje, para o ensino de conceitos básicos de edição de textos, planilhas e apresentações, os pacotes de aplicativos LibreOffice e OpenOffice.org.

Entre as principais justificativas, estão o aspecto econômico, já que o Software Livre não implica em custos de licenciamento, e o aspecto ético, que está baseado na ampla aquisição e compartilhamento de conhecimento, devido a possibilidade de copiar, distribuir, estudar e modificar qualquer Software Livre.
Apesar das inúmeras vantagens, os projetos de Inclusão Digital com Software Livre sempre tiveram como desafio a criação e a manutenção do material didático para o uso em sala de aula. A criação de apostilas e planos de aula gerava dificuldades concretas para a implantação de projetos de educação básica em informática, devido ao tempo necessário para a sua criação e pela necessidade da associação do conhecimento técnico ao didático.
Diversos projetos com recursos suficientes, normalmente coordenados pelo poder público, criaram seus próprios materiais. No entanto, a utilização desses materiais por outros projetos de inclusão digital esbarrava, quase sempre, na sua desatualização ou no seu licenciamento restritivo, impedindo as modificações necessárias para a utilização pelos demais projetos.
A partir desse cenário, tomamos a iniciativa de criar um conjunto completo de documentos para projetos de inclusão digital, composto de: apostila do aluno, apostila do professor e planos de aula. Com isso, todo e qualquer projeto de inclusão digital pode obter material de uso gratuito e aberto, podendo adaptá-lo a sua própria realidade.
Downloads


Nenhum comentário: