sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Kassab já descarta apoiar candidatura de Serra em SP

Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti, O Globo
Interlocutores do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, confirmaram nesta quinta-feira, em conversas reservadas, o que parte do tucanato já desconfia: o fundador e presidente do PSD não tem mais como apoiar uma eventual candidatura do ex-governador José Serra à prefeitura paulistana. Kassab teria aproveitado a audiência que teve quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff para sinalizar neste sentido. O encontro com Dilma já foi interpretado, dos dois lados, como um gesto de Kassab de que, mesmo se Serra mudar de posição, será tarde para recuar do movimento de aproximação com o ex-presidente Lula. 
Antes de iniciar as negociações com o PT, Kassab procurou Serra. Na conversa, presenciada pelo ex-senador Jorge Bornhausen, perguntou sem rodeios sobre as chances de Serra disputar sua sucessão. A resposta do ex-governador foi taxativa:
- Em nenhuma hipótese.
Kassab, então, avisou que buscaria outras opções para a disputa municipal, já que não pretendia apoiar nenhum dos quatro pré-candidatos do PSDB. Foi neste momento que o prefeito decidiu retomar as conversas com Lula, que já vinha sinalizando interesse em atrair o PSD para o palanque do candidato petista e ex-ministro Fernando Haddad.
A avaliação no PSD é que as negociações com o PT já avançaram demais e que Kassab não poderá mais voltar atrás, embora ainda evite declarar isso abertamente.

Nenhum comentário: