quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O caso do Blog da Dilma e a manipulação das ênfases

Por Luis Nassif - Jornalggn
Para entender as armas da mídia, um dos pontos relevantes é o da manipulação das ênfases.
Suponha dois episódios cobertos pela mídia, um banal, de adversários, outro grave, de aliados. Mesmo que todas as informações  publicadas nas matérias sejam corretas, basta definir a ênfase para manipular a opinião dos leitores, maximizando o episódio banal e minimizando o episódio grave.
É aspecto dos mais relevantes e pouco estudado. O jornalismo tem uma função informativa e outra de formação de opinião. A maioria absoluta dos leitores forma a opinião pela manchete, pela abertura ou por bordões internos.
O direito de resposta se atem exclusivamente aos fatos, relevando as ênfases. É possível relatar um fato absolutamente banal, um problema administrativo que seja, e conferir uma ênfase de suspeita a ele. A minoria esclarecida dos leitores perceberá a manobra. A maioria, não, incluindo aí parentes, vizinhos e conhecidos das vítimas.
O Blog da Dilma
Para entender didaticamente o uso da ênfase, vamos comparar o Blog da Dilma e os Blogs da Veja.
O primeiro é um blog independente, amador, de pouca audiência, cuja única relação com a presidente é o nome. Tem pouco mais de 5 mil seguidores no Twitter e sua ação mais ostensiva consiste em invadir continuamente a timeline de Twitters mais populares para ganhar um pouco de visibilidade. É apenas um da imensa constelação de pequenos blogs militantes à esquerda e à direita, do PT e do PSDB. Segue sua própria linha editorial. E seu grau de influência é próximo de zero.
Os segundos pertencem ao portal da revista de maior circulação do país. Seus titulares são funcionários da publicação e seguem a linha editorial da revista. Portanto são a voz e alma de um dos poderes da República.
O Blog da Dilma publicou um post grosseiro, de baixo nível, comparando Joaquim Barbosa a um macaco.
Matéria da Folha de hoje:  Blog da Dilma constrange o Palácio do Planalto
No meio da manhã, a edição online amenizou a matéria. Mudaram a manchete e corrigiram a chamada, informando que  "Blog, que não é   ligado à presidência da República, recebe críticas por suposto racismo".
Qual a relevância da matéria? Nenhuma. Como o Blog da Dilma existem milhares de blogs no país cometendo grosserias. A única relevância, no episódio, é o dono do Blog ter colocado nele o nome de Blog da Dilma.
Os Blogs da Veja
A Veja tem alegados 1,2 milhão de exemplares semanais vendidos - e prováveis 800 mil. Seu Twitter tem 2,6 milhões de seguidores.  Ou 520 vezes mais do que o Blog da Dilma.  Sua influência política e midiática é, no mínimo, 100 mil vezes maior do que o Blog da Dilma.
Segundo levantamento recente de Paulo Nogueira, sobre o conteúdo de  um dos blogs da Veja:
"Lula é chamado de bêbado, ladrão, molusco, burro, afanador, cachaceiro, larápio e cachaceiro, entre outras coisas.
Num texto recente sobre Lula no ABC, um leitor é chamado de “cretino” e uma leitora é mandada para você sabe onde, por cometerem o pecado de não concordar com o que estava escrito
Um terceiro leitor recebeu a seguinte resposta, depois de ver suas palavras censuradas (só apareceu o que o blogueiro escreveu): “Cai fora, animal.”
É notícia? Para a Folha, até agora não foi, emboraa Veja seja um dos agentes mais influentes de poder no país. Será no dia em que a Veja tiver tanta relevância quanto o Blog da Dilma.

AVISO IMPORTANTE: Blog da Dilma tá participando do TOP BLOG 2013, Categoria Política Profissional. Precisamos do teu voto e apoio na divulgação. Vc pode votar quantas contas tiver: E-mail e Facebook. Acesse agora e vote: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Nenhum comentário: