segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dilma afirma que candidatos à Presidência precisam 'estudar muito'

por Sarah Fernandes, da RBA: Em Minas, presidenta reitera que foi eleita para governar e que não pretende pensar agora em eleições. Anastasia, aliado de Aécio, elogia investimentos liberados pelo governo federal.
São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (14) que seus adversários nas eleições de 2014 precisam se preparar para a disputa, e reiterou que não deve pensar agora na disputa porque tem a obrigação de governar. "Para as pessoas que pretendem se candidatar ao cargo, elas têm de estudar muito", declarou, durante entrevista a duas rádios de Itajubá, em Minas Gerais, antes de evento ao lado do governador Antonio Anastasia.
Foi a segunda vez nos últimos dias que Dilma comentou, provocada por jornalistas, a mudança no quadro eleitoral do próximo ano com a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos, que formarão uma única chapa pelo PSB. Novamente, a presidenta não citou o nome de concorrentes. "Para mim não é problema eleição agora. Vai ser uma questão que vou tratar oportunamente."
"Sabe o que acontece, sou presidenta. Fui eleita presidenta de todos os brasileiros. Nas 24 horas do dia eu tenho que exercer a Presidência da República. É algo muito complexo", acrescentou. “Agora meu problema é governar, não é ficar preocupada com quem vai ser candidato, até porque há indefinições.”
Durante o evento, Dilma voltou a defender a boa situação da política econômica brasileira. “Quero lembrar mais uma vez que pelo décimo ano consecutivo a inflação vai fechar o ano dentro da meta. Nosso compromisso com o rigor fiscal não se alterou como mostra o fato de termos transitado pela mais grave crise da história, desde 1920, com as nossas metas de endividamento sob rígido controle”, disse.
Ela afirmou que o país tem hoje uma das menores dívidas públicas líquidas do mundo em relação ao Produto interno Bruto (PIB) e uma reserva internacional considerável, com US$ 376 bilhões. Dilma também ressaltou a importância da política de câmbio flutuante.
“Defendemos e praticamos uma política de flexibilidade cambial, o que tem nos permitido também fazer face a ese novo momento em que o mundo transita, para uma modificação das políticas monetárias, notadamente da política monetária americana”, disse a presidenta, acrescentando que essa política permite dar maior estabilidade ao país.
Em tom de agradecimento e elogio, o governador Anastásia (PSDB) afirmou, durante a inauguração de uma fábrica de transformadores de alta tensão, que Dilma “autorizou acertadamente” a liberação de recursos para os estados e que este investimento permite a construção de um aeroporto da cidade, que fica a 445 quilômetros de Belo Horizonte.
“Aqui em Itajubá estamos fazendo o aeroporto, com recurso que Vossa Excelência acertadamente autorizou que os estados recebessem”, disse, durante o evento que contou com a presença de empresários mineiros. “Nós estamos com notícias positivas, fruto do reconhecimento de trabalho coletivo e do nosso empresariado, que é fundamental”.
Depois de cinco viagens de Dilma a Minas Gerais nos últimos dois meses, essa foi a primeira vez que o governador, herdeiro do pré-candidato do PSDB à presidência da República em 2014, o senador Aécio Neves, comparece a um evento oficial ao lado da presidenta.
O privilégio de Dilma a Minas e a São Paulo, ambos governados pelo PSDB, rendeu críticas de Neves. “As questões estruturais, que realmente mudariam a face do Brasil e fortaleceriam estados e municípios, não vêm tendo resposta por parte da Presidência da República. É hora de Dilma não apenas vir a Minas, mas deixar algo mais do que sua visita”, disse, em agosto.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, provável candidato do PT ao governo de Minas, defendeu a valorização da indústria nacional, para ampliar sua capacidade de inovação e de absorção tecnológica. “Itajubá está celebrando mais uma conquista da indústria brasileira, exclusivamente nacional. É esse o Brasil que queremos: que marca pontos e avança para valorizar sua a inovação e sua a capacidade tecnológica.”
Inauguração
A fábrica inaugurada por Dilma pertence à empresa Balteau Produtos Elétricos e é a única de transformadores de instrumentos de alta-tensão com capital 100% brasileiro. A nova unidade recebeu investimentos de R$ 50 milhões e tem capacidade para produzir anualmente 50 mil peças de baixa e média tensão e 2,3 mil de alta-tensão.
Dilma defendeu “a parceria entre o setor produtivo e diferentes níveis de governo para acelerar o setor tecnológico. Ela permite que ampliemos a capacidade da nossa indústria, agricultora e serviços. Há algumas décadas nenhum mineiro imaginaria que o sul do nosso estado seria um polo industrial.”
Segundo ela, a indústria brasileira entra em uma nova etapa de desenvolvimento, com “produção e inovação”. “Ser parceiro da indústria nacional é um dos grandes objetivos desse governo. Temos cuidado e solidez para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, tudo para elevar a competitividade da nossa indústria e para que ela progrida, gerando emprego e renda.”
Anastasia elogiou o fortalecimento da industrialização no estado que, segundo ele, permite que a economia mineira não fique dependente apenas do minério de ferro e da agropecuária, “mas para termos indústrias com nível de tecnologia, para gerar empregos de qualidade, que tem sido uma bandeira da senhora”.
Com informações da Agência Brasil.
ATENÇÃO: Blog da Dilma tá participando pelo 5º ano consecutivo do Concurso TOP BLOG 2013, Categoria Política Profissional. Precisamos do teu voto e apoio na divulgação: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Nenhum comentário: