quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em 2013, Lula ressaltava a situação crítica que os negros viviam no Brasil

Em 2003, na criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Lula ressaltava a situação crítica que os negros viviam no Brasil: "Mais de 64% dos pobres e pelo menos 70% dos indigentes brasileiros são negros, como também a maior parte dos desempregados e subempregados do país. (...) O Estado brasileiro não deve ser neutro em relação às questões raciais. Cabe a ele assegurar a todos os brasileiros e brasileiras igualdade de oportunidades na busca de melhores condições de vida".
Dez anos depois, neste Dia da Consciência Negra, ainda há muito a ser feito, mas grandes conquistas podem ser celebradas. De acordo com o IPEA, a renda da população negra cresceu cerca de 45%, entre 2002 e 2010, contra 21% dos brancos. Dos 40 milhões de brasileiros que ascenderam à classe média, 75% são negros. O caminho ainda é longo para reparar as centenas de anos de discriminação, mas a última década marca uma importante mudança de rumo.

CAMPANHA: Blog da Dilma tá participando pelo 5º ano consecutivo do Concurso TOP BLOG 2013, Categoria Política Profissional. Precisamos do teu voto e apoio na divulgação: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Nenhum comentário: